O que é blog e quais são os benefícios para o seu site?

O que é blog? Essa é uma pergunta que geralmente vem à tona, apesar de hoje em dia estarmos cercados de blogs.

E ter um blog de sucesso é de longe uma tarefa bem árdua, tendo em vista que todos os dias mais e mais blogs são produzidos sobre o assunto que você deseja abordar e sobre outros assuntos gerais.

Dentro dos blogs podem ser abordados os mais diversos assuntos que se deseja expressar, e isso se prolonga de histórias da sua vida, até a produção conteúdos para o marketing digital!

Por esse motivo, nós da Maturare, resolvemos produzir esse conteúdo. O que é blog e outras questões serão abordadas e você compreenderá definitivamente as suas funções, as categorias de blogs de sucesso e o que os criadores fazem diferente dos demais que os destacam.

o que é blog e quais são os benefícios para o seu site

Esse artigo foi feito para te auxiliar a compreender o que é blog e te fazer compreender quais são os benefícios. Leia até o final e compreenda definitivamente.

O que é um blog e como surgiu?

Os blogs foram criados para o compartilhamento de conteúdos dos mais diversos nichos e finalidades. Sendo assim, os blogs podem ser dos mais diversos assuntos e nichos. Dessa forma, podem existir blogs de instituições, e-commerce e até de portais de notícias.

Um site institucional, por exemplo, tem o seu foco em fornecer o máximo de informações possíveis de uma empresa, falando sobre os seus produtos e serviços, valores e experiências , entre outras coisas. Enquanto um e-commerce age diretamente com o foco nas vendas, o que permite a realização de compras online. E os portais de notícias focam seus esforços em fornecer informações detalhadas sobre os fatos que ocorrem todos os dias, sem a pretensão de serem atemporais.

É notável que o  blog não é condizente com esses propósitos, mas sim com a intenção de compartilhar materiais e conteúdos que não necessitam estar diretamente relacionados a uma empresa e que podem ter apenas um foco educacional ou objetivo de acompanhar os leitores na jornada de compra.

Os blogs podem e devem ser unidos à outros tipos de sites, como temos o nosso exemplo, aqui na Maturare. O blog pode ser usado em conjunto com outras estratégias e fortalecendo um e-commerce, por exemplo. Porém, ele necessitará de atualizações constantes, trazendo conteúdos que podem ser compartilhados com o público.

A origem do blog

Quando falamos sobre blogs, uma curiosidade interessante sobre eles é como se deu o seu surgimento. No principio, os blogs tinham uma função de espécie diária, e serviam para que as pessoas pudessem compartilhar a suas ideias, pensamentos e outros conteúdos. Todavia, o crescimento no uso da internet foi trazendo mais relevância para esse canal, que também conquistou mais espaço dentro das empresas.

Dessa maneira, além dos conteúdo que são produzidos pelas pessoas, visando o lazer, ele passou a ser uma ferramenta utilizada para a obtenção de recursos monetários. Essa obtenção poderia ser feita por meio da monetização e no meio corporativo, vendendo produtos e/ou serviços. Várias estratégias surgiram com o decorrer do tempo para que pudessem atrair mais leitores com conteúdos informacionais, complementando as estratégias de marketing.

Para que serve um blog?

Agora que sabemos o que é blog, é possível perceber que ele pode possuir as mais diversas finalidades. Porém, um de seus objetivos principais é a criação de autoridade para o site onde ele está sendo produzido. Os blogs são utilizados como uma ferramenta, e por sinal muito poderosa, de marketing digital.

Os profissionais da área poderão utilizar os blogs para produzir conteúdos ricos, que permitirão que o leitor venha identificar os problemas e as suas possíveis resoluções – demonstrando que sua empresa e/ou serviço podem trazer a solução para aquela problemática.

Dentro dos blogs são utilizadas o que chamamos de técnicas de SEO. Os blogs unidos com as técnicas de SEO, são responsáveis pelo ranqueamento daquela página dentro das melhores posições nos mecanismos de busca, como o Google, para que o seu blog venha aparecer nas pesquisas dos usuários e, dessa maneira, iniciar um relacionamento com os seus potenciais clientes, o que pode levar à aquisição de produtos e serviços.

A autoridade do seus site cresce conforme o blog atrai acessos e engajamento com o público. A tendência é a marca passe a ser enxergada como uma fonte confiável de informação. Quanto mais pessoas são atraídas para os seus conteúdos, mais oportunidades sua empresa alcança para se ampliar no mercado e conquistar uma posição mais relevantes entre os concorrentes. o que é blog e quais são os benefícios para o seu site

O que são artigos e posts?

Os temos conhecemos como artigo e post são utilizados para definir os conteúdos que são divulgados nos blogs. Cada nova divulgação que é feita, costuma ser chamada de artigo ou post, o quais são a origem do termo “postagem”.

Esses são os temos mais generalistas utilizados para descrever qualquer tipo de conteúdo que será veiculado aos blogs. Podem abranger uma série de formatos e características.

Quais são os principais formatos de blogs e posts?

Agora que já vimos e já compreendemos sobre o que são blog, sua origem e sua finalidade. Vamos aprender sobre quais são os tipos de blogs que existem e como eles funcionam e quais são as suas funções.

Textos

Cada texto possui o seu formato, alguns desses formais são mais comuns, contando com artigos diferentes temas seguindo técnicas de SEO (Search Engine Optimization), visando buscar boas posições nas pesquisas do Google.

Imagens

As imagens são adicionadas nos artigos com alguns propósitos. Elas tem a função de tornar a leitura mais fácil e agradável, melhora o layout dos seus artigos – permitindo uma aparência mais profissional. Elas são utilizadas dentro dos textos para captar a atenção dos usuários e completar as informações que estarão escritas.

Assim, é possível utilizar fotografias, gráficas, tabelas e outros itens que possam enriquecer as mensagens que são passadas. Em outros casos, as imagens podem até ser o seu conteúdo completo, dependendo do que se deseja produzir.

Infográficos

Os infográficos são unidos aos textos e as imagens e, dessa forma, são utilizados para os mais diferentes tipos de elementos visuais, juntos aos conteúdos escritos, para entregar o conhecimento de maneira clara e objetiva, sendo de fácil compreensão e com um espaço mais resumido.

Ebooks

Os E-books são materiais escritos e apresentados graficamente para fornecer ao leitor informações mais ricas e profundas. Eles podem ser disponibilizados além de uma postagem no blog. A vantagem é que eles podem vincular a landing pages e solicitar contatos de usuários em troca do material. Os leads precisam ser filtrados para identificar e implementar possíveis estratégias de conversão.

Vídeos

Os vídeos estão ganhando cada vez mais espaço dentro dos conteúdos, especialmente em redes sociais, mas também podem fazer parte dos blogs. As ferramentas que permitem a postagem, trazendo funcionalidade para incorporar esse formato. Inclusive, é possível que as postagens de conteúdos de YouTube possam ser utilizadas em outras plataformas.

Áudios

Outro conteúdo que pode ser utilizado, são os conteúdos em áudio – especialmente com o aumento da produção de podcasts que são publicados diáriamente.

Nesses casos, podem ser seguidas duas possibilidades: criar um material exclusivo em via áudio, que pode contar com entrevistas também; ou apresentar a versão em áudio de posts escritos, para dar mais opções aos usuários e garantir acessibilidade do post.

Posts interativos

Os posts interativos são posts onde os usuários podem realizar ações para consumir os conteúdos propostos. O exemplo mais comum são os quizzes, nos quais o leitos responde as mais diversas perguntas para ter o acesso aos resultados específicos para as informações complementares, a depender da estratégias.

E vale destacar que essa são algumas possibilidades de conteúdo. Na verdade, existem várias alternativas – webinarars, slides, white papers etc. E, como aconteceu até agora, podem surgir novas maneiras e opções de produzir conteúdos. Vale à pena estar antenado nas tendências e segui-las.

Conheça os principais tipos de blog posts.

Conhecemos quais são os formatos que podem ser utilizados, mas você conhece os tipos de blog posts? Os tipos de blog dependerão muito do modelo de conteúdo que você produz, a finalidade e a sua estrutura.

  • listas: os blogs em listas são itens que serão explicados ao leitor, como “X dicas para melhorar os seus negócios” ou “X estratégias de marketing para o seu negócio”;
  • materiais educativos: trazem conteúdo mais geral e podem ou não conter listas para complementar as informações fornecidas ao leitor;
  • tutoriais: atuar como um guia passo a passo para ajudar o leitor a realizar uma ação específica ou usar um item específico;
  • novidades: trazer informações atuais sobre o mercado ou seus produtos e serviços;
  • estudos de casos: Apresentar casos de sucesso ou usar dados empíricos para apresentar informações de uma situação específica;
  • reviews: apresentar análises técnicas, opiniões ou comparações de diversos produtos e serviços. Podem ser interessantes para empresas e servir de ponto de atração para diversos produtos.

A importância da produção dos blogs para a produção de conteúdo e o inbound marketing

Muitas vezes o interesse em entender o que é um blog é fruto de pesquisas sobre inbound marketing e marketing de conteúdo. Portanto, é natural perguntar qual o papel do blog nessas estratégias. Para saber a resposta, você precisa entender todos os conceitos.

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que visa compartilhar conteúdo que atinja o público-alvo, mas não conta com anúncios e estratégias que atrapalham a experiência do usuário.

Portanto, a intenção é ir por outro caminho e empregar estratégias que façam com que o usuário encontre suas postagens, se interesse pelo que está sendo compartilhado e estabeleça uma comunicação aberta que leve a um relacionamento duradouro. Por exemplo, não há endereço direto, mas o conteúdo pode interessar o usuário em uma oferta, por exemplo.

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas que podem ser utilizadas no inbound marketing. Neste caso, é responsável pela criação e publicação dos diversos materiais educativos e informativos ou materiais destinados a entreter os utilizadores e estabelecer uma relação com a marca.

Este é o lugar onde o blog se torna crucial. Isso porque oferece um canal interessante para publicar diferentes tipos e formatos de posts dependendo da estratégia do profissional ou da empresa. Dessa forma, o blog é uma das ferramentas que podem ser utilizadas nas estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Por que investir em SEO?

Como já afirmado e informado, o SEO é vital para as empresas nos dias atuais! Você sabe que as otimizações de SEO são responsáveis por intensificar o desempenho do seu site, mas ainda existem outras vantagens em utilizar essas estratégias no site da sua empresa?

Garante melhores posicionamentos nos resultados de buscas

A disputa com os concorrentes é algo normal para todas as empresas e é fundamental estar sempre na frente do seu concorrente, certo? E entrar para o mundo digital primeiro que o seu concorrente é estar milhares de passos à frente.

O seu site aparecendo na primeira página do Google é vital para que a sua página consiga o máximo de cliques. Tendo em vista que, a maioria dos usuários procuram resultados na primeira página de pesquisa e somente acessam a segunda página se não conseguirem achar as informações que estão à procura.

Além disso, os sites que aparecem nas primeiras posições do Google recebem mais de 30% dos cliques. Portanto, ser o primeiro pode garantir o reconhecimento da sua empresa e a criação da importantíssima Presença Digital que, consequentemente, gerará vendas para o seu negócio!

Atingir um público do seu nicho

Outra vantagem das estratégias de SEO On-page é a atração de um público realmente qualificado para o seu modelo de produção. Quando o internauta pesquisar pela palavra-chave que direcione para a sua página em algum buscador, ele será levado para sites que correspondem aquela palavra. Portanto, as pessoas que pesquisarem por aquela palavra terão o interesse real nas suas publicações.

Tendo em vista todas essa informações que foram explicitadas, é visível o quanto a sua empresa clama por uma boa estratégia de SEO e o quanto você precisa montar a sua presença digital antes que o seu concorrente compreenda a importância dessas estratégias e aja antes de você.

Invista em uma excelente equipe de profissionais

Dentro desse artigo foram abordadas algumas informações à cerca do SEO e é fácil de se observar que esse assunto é muito extenso, certo? Porém, você não precisa em se preocupar em aprender tudo do zero.

Nós da Agência Maturare temos os melhores serviços para a sua empresa! Nossa agência possui os melhores profissionais e a melhor experiência de mercado para oferecer para a sua empresa.

Então, se você deseja que a o seu site e os seus negócios sejam alavancados, entre em contato conosco e chame os melhores profissionais de SEO do Brasil para cuidarem do seu ranqueamento!

A Maturare tem o propósito de trazer o crescimento para você e para a sua empresa!

FAQ (Perguntas Frequentes)

01- o que é um blog?

Um blog é um site ou faz parte de um site que contém o seu conteúdo frequentemente atualizado sobre um ou múltiplos tópicos. O termo é uma contração para “web log”, que, por sua vez, é o registro de informações num site. O conteúdo de um blog vem na forma de artigos em páginas individuais chamadas postagens de blog (blog posts).

02- Qual a diferença entre um blog pessoal e de uma blogueira?

Muitos profissionais atuam na produção de conteúdos como blogs, produzindo os conteúdos para sites, empresa e até livros para outras pessoas. Diferente dos blogueiros, que são apenas pessoas que possuem um blog. Essas plataformas podem ser utilizadas para compartilhar conteúdo pessoal, profissional, em texto, imagem, vídeo ou áudio.

03- Qual a diferença de um site e de um blog?

A diferença entre um site e um blog está no conteúdo, onde o site foca em representar uma empresa e seus produtos e serviços, e o blog está repleto de artigos informativos e técnicos sempre atualizados. Essa é a principal diferença que você precisa entender ao criar seu projeto online.

04- Por que surgiu o blog?

Os blogs surgiram antes das redes sociais, quando ainda se falava em sites e fóruns de compartilhamento de conteúdo. No final da década de 1990 eram considerados diários pessoais no ambiente virtual e em pouco tempo se tornaram um meio de divulgação de informações e ideias na web.