Como fazer um planejamento de SEO? +[05] etapas para seu planejamento de SEO.

O planejamento de SEO é a parte mais importante dentro das estratégias de SEO, afinal, para fazer o correto desenvolvimento dos projetos, é importante que sejam seguidas uma série de passos.

O SEO tem demonstrado cada vez mais força dentro do mercado, fazendo com que as empresas possam se inserir corretamente na internet e venham experimentar de novas excelentes estratégias, como o Inbound Marketing.

Devido as dimensões de importância que o SEO tem demonstrado, as busca pro profissionais dessa área só tende a crescer com o decorrer dos anos.

Por esse motivo, nós da Maturare desenvolvemos esse artigo para te auxiliar na compreensão de, como se deve fazer um bom planejamento de SEO.

Como fazer um bom planejamento de SEO

Nesse artigo você compreenderá como deve ser feito um planejamento de SEO! Leia até o final entenda definitivamente!

O que é uma técnica de SEO?

O SEO é uma sigla para (Search Engine Optimization) que significa “otimização para os mecanismos de busca“. O SEO é uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento da presença digital das empresas.

Por meio das estratégias corretas de SEO, as empresas podem desenvolver uma maior presença digital e fazer com que as pessoas venham reconhecer mais aquela marca, de forma que venham criar um relacionamento com aquela marca.

Para um correto desenvolvimento de SEO, é importante que sejam investidas horas de estudo, para que sejam desenvolvidas as compreensões de como agir nas situações.

As estratégias de SEO devem ser desenvolvidas corretamente para que seja feita uma aplicação poderosa das estratégias dentro dos sites dos clientes.

Como deve ser aplicado um bom SEO?

Para fazer um planejamento verdadeiramente de excelência temos que deixar claro uma coisa: O SEO que gerará lucro para o seu negócio é o SEO de excelência!

Nenhuma ferramenta sofisticada ou drive com várias planilhas trará o convencimento que o seu planejamento é de fato funcional. Afinal, o importante para o cliente é a tradução disso no caixa da empresa.

O mercado de busca, no Brasil e no mundo, é dominado pelo Google e é natural e compreensível direcionar e relacionar o SEO com o aparecimento nas primeiras posições do Google.

E dentre algumas opções que temos para fazer a mágica acontecer, ter um blog com conteúdos de qualidade e elaborados por meio de um planejamento é, ainda, a estratégia mais poderosa para alavancar os negócios!

As atualizações do Google e o que afeta nas estratégias

Durante o passar do tempo, o Google veio evoluindo e se tornando o que é hoje. O Google é um gigante dentro da internet!

Para que você possa ter noção, o Google processa mais de 8 milhões de pesquisas diárias! E para manter a relevância para os usuários, o Google trouxe consigo no decorrer do tempo várias modificações no seu processamento dos artigos e sites.

Com as principais atualizações do Google o SEO teve de se transformar até se tornar o que é hoje.

Essas atualizações evitaram o ressurgimento de estratégias conhecidas como Black Hat e, dessa maneira, trouxeram os conteúdos que conhecemos nos dias atuais, pois agora, para ranquear, sua empresa e seu site precisavam produzir um conteúdo verdadeiramente significativo para os usuários.

O Planejamento de SEO leva em consideração as próprias estratégias do SEO, as necessidades daquele site e empresa, e os algoritmos dos buscadores. vamos juntos ver quais são os passos para um correto desenvolvimento e planejamento de SEO!

Planejamento de SEO e a sua utilidade

Entenda quais são os passos para um bom desenvolvimento de um bom planejamento de SEO!

O planejamento de SEO é fundamental e também a etapa mais importante e decisiva para o completo sucesso do processo de SEO que será implementado.

Os planejamentos são desenvolvidos com o objetivo de inserir aquele site nas primeiras colocações dos resultados de pesquisa dos usuários dentro dos buscadores, como o Google. Para conseguir um bom posicionamento nas SERPS (Search Engine Result Pages) é tão importante e, de certa forma, complicada que uma estratégia elaborada e minuciosamente detalhada, pode ser perdida facilmente.

Além das orientações, o planejamento de SEO auxiliará na extração máxima de todos os atributos de SEO, que são inseridos no processo de otimização de determinado site. Otimização estrutural e outros aspectos, como estruturas amigáveis para as URLs, tem muito a ganhar com um projeto de SEO bem desenvolvido e claro.

Um dos objetivos dos planejamentos de SEO é definir o objetivo, os meios e ações de curto, médio e longo prazo que irão nortear os trabalhos de otimização do site, visando colocar suas páginas em posições de destaque nas páginas de respostas dos principais buscadores da internet.

As etapas principais de um planejamento de SEO

Dentro do SEO existem diversas técnicas e estratégias que devem ser utilizadas para que sejam alcançados os mais excelentes resultados para o cliente. Podemos separar alguns dos passos mais importantes para um desenvolvimento de um planejamento de SEO.

Esses passos para um planejamento de SEO é composto por cinco fases, são elas:

  1. A primeira etapa é a do conhecimento sobre as necessidades da empresa em questão;
  2. A segunda etapa é a do planejamento e da estruturação da sua estratégia;
  3. A terceira etapa, nós podemos chamar de Hands On, que é a implementação do projeto de SEO;
  4. A quarta etapa pode ser inserido o monitoramento e avaliação dos resultados;
  5. Na quinta etapa serão os ajustes sugeridos pela avaliação do monitoramento.

O planejamento de SEO

Como podemos observar, o planejamento do processo de SEO não é burocracia, mas uma forma de mapear todas as necessidades do projeto e determinar quais serão os pontos chaves para a implementação e acompanhamento do processo.

Isso se aplica a qualquer tipo de projeto, seja o de um site institucional, loja virtual, blog ou qualquer outro modelo de site que se deseja desenvolver.

Não existe SEO sem dados

O objetivo das estratégias de SEO é o aumento da visibilidade de um negocio dentro dos mecanismos de busca, podemos considerar que só vale a pena investir recursos em ser visível em temos onde já existem demandas no mercado, afinal, não há valor em ser visível onde ninguém o verá.

A dúvida que surge é : como descobrir onde e o que as pessoas estão buscando?

Isso é desenvolvido através das pesquisas de palavra-chave!

agência de SEO e a importância de um planejamento de SEO

Como deve ser feita uma pesquisa de Palavra-chave?

Diferente do que a maioria das pessoas imagina, um passo muito importante para um planejamento de SEO é a pesquisa de Palavras-Chaves e não na contratação de ferramentas como SEMRush, Ubersuggest ou Moz. Um dos primeiros passos que devem ser tomados é a realização de um Brainstorm de palavras e termos que têm alguma relação com o produto e/ou serviço oferecido.

É fundamental que seja feita uma reunião com todos envolvidos naquele projeto e sejam anotados os termos e as palavras que aqueles pessoas forem sugerindo. Por estarmos falando de um Brainstorm, o objetivo é apenas acumular o máximo de ideias que vierem, isso é feito sem qualquer jugamento.

No final do Brainstorm de SEO, que pode ser de 10 à 2 horas dependendo do engajamento da equipe no desenvolvimento e da complexidade do que se deseja vender. E é nesse momento que se inicia o processo de análise das palavras-chaves.

Utilize o Ubersuggest, SEMRush (que são os melhores do mercado) para validar se os termos levantados no Brainstorm possuem ou não volume de busca e, principalmente, encontrar palavras-chaves relacionadas a eles que não foram sugeridas. Todas as ferramentas recomendadas vão possuir essas duas funcionalidades, porém, se você quiser mais um complemento, é possível utilizar o próprio Google para encontrar os temos relacionados.

O volume de busca por palavras-chaves dentro do planejamento de SEO

Ao descobrir a palavra-chave do seu segmento, você deve se preocupar com a demanda de busca daquela palavras, afinal, existem outras pessoas que também produzem para aquele conteúdo. Por esse motivo, existem algumas palavras que podem trazer mais benefícios em um curto prazo de tempo.

Para um bom planejamento, é importante que sejam planilhadas as palavras-chaves com três indicadores para a organização: Volume de buscas, concorrência e relevância no Search console do Google.

  • O volume de buscas: é a média mensal de buscas para uma determinada palavra-chave dentro dos mecanismos de busca do Google. Essa noção de quantidade indica a demanda para essa Palavra chave.
  • Concorrência: é também conhecida como Keyword Difficulty (KWD), é a dificuldade para competição no ranqueamento para aquela palavra-chave. Para alcançar ao resultado, as ferramentas avaliam a autoridade dos domínios dos resultados que já estão na primeira página do Google.
  • Relevância no Search Console: se você possui um histórico de resultados no Google Search Console, pode-se ver que essa palavra-chave, ou um termo relacionado, já estão gerando tráfego orgânico para o site.

A partir desse momento, é a hora da organização dos termos em uma ordem em que esteja organizado do maior volume de buscas para o menor. Não se preocupando com a concorrência e relevância dentro do Search Console, nesse momento.

Devemos destacar ainda que existam diversas outras métricas muito importantes para um planejamento de SEO. Porém, o objetivo desse artigo é ser o mais prático possível! Com uma planilha, listando os termos relacionados aos produtos e seus indicados, deve-se desenvolver o que será produzido dentro do site.

O seu site deve focar na qualidade dos artigos produzidos à quantidade, pois não adianta fazer a produção de textos genéricos que não responderão as dúvidas dos seus leitores. NÃO VAI FUNCIONAR ASSIM!

Como já dito à cima, os algoritmos do Google estão cada vez mais inteligente para permitir que apenas conteúdos de qualidades cheguem para os usuários. A qualidade dos conteúdos é mais importante que a quantidade produzida.

Por falar em quantidade, ela vai depender muito do orçamento e capacidade de produção de cada empresa. Para fins didáticos, vamos considerar que você decidiu fazer a produção de um texto por semana, que é uma quantidade mais que razoável para o início.

Vamos considerar uma produção e um planejamento semestral, fala a seleção de 24 termos com o maior volume de busca da sua planilha e depois:

  • Elimine os temos com concorrência que estão acima de 90;
  • Jogue para o funda da lista os temos que não possuem relevância dentro do Search Console.
como é uma implementação de SEO

Invista em uma excelente equipe de profissionais

Dentro desse artigo foram abordadas algumas informações à cerca do SEO e é fácil de se observar que esse assunto é muito extenso, certo? Porém, você não precisa em se preocupar em aprender tudo do zero.

Nós da Agência Maturare temos os melhores serviços para a sua empresa! Nossa agência possui os melhores profissionais e a melhor experiência de mercado para oferecer para a sua empresa.

Então, se você deseja que a o seu site e os seus negócios sejam alavancados, entre em contato conosco e chame os melhores profissionais de SEO do Brasil para cuidarem do seu ranqueamento!

A Maturare tem o propósito de trazer o crescimento para você e para a sua empresa!

FAQ (Perguntas Frequentes)

1. Como fazer um planejamento de SEO?

É importante que se observe alguns fatores importantes do seu site, como a arquitetura, URLs, Títulos e descrições de páginas, conteúdo, HTLM e etc. Por meio dessas análises podem ser iniciadas as aplicações das estratégias antes preparadas.

2. O que é um plano de SEO?

O objetivo de um planejamento estratégico de SEO é definir quais serão os objetivos, os meios e ações de curto, médio e longo prazo para nortear o trabalho de otimização do seu site. Isso fará com que a sua página tome posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.

3. Como fazer um Briefing para o SEO?

  1. Faça uma análise de SEO;
  2. Desenvolva a coletas da informações necessárias;
  3. Faça uma escolha de profissionais;
  4. Estude o portfólio de produtos e serviços do seu cliente;
  5. Faça uma revisão dos objetivos principais;
  6. Desenvolve um reconhecimento sobre o público-alvo;
  7. Aplique as estratégias com os prazos.

4. O que é briefing? Exemplo.

O briefing, em geral, é o resumo de um projeto que contém as estratégias, contexto e os próximos passos para realizar certa ação ou resolver certos problemas. Um exemplo para isso: eu tenho uma agência de Marketing e preciso desenvolver roteiro para um comercial.