Iniciar no SEO (Search Engine Optimization) é desafiador, mas é uma escolha inteligente e interessante! Todas as pessoas que estão antenadas no desenvolvimento do mercado e nas tecnologias em geral, sabem como o SEO tem se mostrado importante nos dias atuais.
No mercado atual o SEO tem um papel fundamental para a correta inserção das empresas dentro das mídias digitais. Afinal, quem não busca no Google quando possui uma dúvida, certo?
As empresas devem estar aonde o potencial cliente delas está! E por esse motivo o SEO tem se demonstrado tão fundamental, pois o SEO trás para as empresas uma maneira de se apresentar corretamente para os cliente. Iniciar no SEO irá te abrir novas oportunidades e fará com que você possa atender essas empresas que precisam do seu serviço!
Nós da Maturare optamos por preparar esse artigo para te auxiliar na caminhada para iniciar no SEO!
Se você está estudando SEO e deseja entender como iniciar no SEO, nós iremos te auxiliar nessa jornada! Venha conosco e entenda como você pode iniciar no SEO!
O SEO
Todos nós que somos entusiastas do SEO temos uma certa familiaridade com o marketing e mesmo quem não é ligado ao marketing sabe ou já ouviu falar de SEO (Search Engine Optimization).
Nos tempo atuais, onde existem estratégias poderosíssimas como o Inbound Marketing, o mercado digital tem fervilhado de novidades e as pessoas tendem a ficar meio receosas de utilizar essas estratégias, pois elas necessitam de esforço e paciência para alcançar bons resultados.
Mas apesar de toda a aparente demora, essas estratégias entregam grandes resultados para as pessoas que as aplicam, gerando tráfego orgânico constante dentro dos conteúdos daquele site. Dentro do Google, as buscas orgânicas são as receptoras de 80% e 90% dos cliques nos resultados do Google.
A importância do SEO todos nós já conhecemos, mas o ponto importante para quem quer iniciar no SEO é entender como sair da estaca zero.
O que é SEO?
O SEO é um assunto que desejamos compreender e para que possamos fazer uma excelente produção de conteúdos referente à esse serviço fundamental, nós devemos ter a noção do que é SEO nas nossas veias.
Basicamente, o SEO é uma junção de estratégias e práticas que garantem que as páginas do site do seu cliente, no caso, venham aparecer nas melhores posições das buscas do Google. Trazendo para essa empresa o tráfego orgânico.
Para fazer uma correta otimização, podemos analisar ponto importantes para o desenvolvimento de uma estratégia eficaz. O algoritmo do Google analisa algumas informações dentro do site para saber se ele deve ranquear ou não e tudo isso deve ser levado em consideração na hora da aplicação do seu SEO.
- Otimização do Site (velocidade de carregamento, melhorar o código do site e apresentar funcionamento para os celulares) – Experiência do Usuário;
- Gestão de conteúdos (desenvolvimento e otimização de conteúdos de excelência para o site) – Autoridade;
- Conquista de backlinks (captação de links externos apontando para o seu site, são “votos de confiança” que outros sites entregam para a sua empresa) – Reputação.
Não parece complicado e, de fato, não é. O que é perigoso é esquecer o ponto de vista estratégico do SEO. Afinal, essas partes mencionadas acima se tratam do âmbito tático do SEO, o que executar e não porque executar.
Para produzir o SEO corretamente, é necessário voltar para compreender a lógica de ranqueamento do Google e como você pode alcançar as melhores posições dentro do buscador.
Vamos conhecer mais o Google
O Google é o maior buscador da internet, possuindo porcentagens de acessos extremamente à frente da concorrência. Cerca de 92,51% das pesquisas dentro da internet são feitas nos buscadores do Google.
O Google utiliza rastreadores dentro do seu busfcador para vasculhar as páginas da internet e a partir do rastreio dos buscadores do Google, é possível criar um diretório que funciona como um índice de tudo que existe online.
A pesquisa que fazemos, não é necessariamente na internet, mas sim no índice de próprio Google. O algoritmo do buscador classifica as páginas considerando diversos fatores para entregar as melhores respostas para as dúvidas dos usuários.
O foco do Google é em responder e auxiliar os usuários em sua jornada de encontrar a resposta para as suas questões. Ser a resposta para o usuário que fará com que os seus conteúdos ranqueiem bem nas pesquisas desse buscador que é tão utilizado.
Sendo assim, você que quer iniciar no SEO tem que compreender que os conteúdos devem ser focados nas dores e nas necessidades que aquele usuário possa ter. Focando o conteúdo no seu usuário ele saberá que a sua empresa terá a solução para as dores e para os objetivos dele.
Por que investir em SEO?
Ao iniciar no SEO, você deve pesquisar para compreender a importância que o seu serviço tem dentro do mercado e como você pode auxiliar as empresas que desejam alavancar as vendas e os negócios.
Lembrando que o objetivo do site é gerar resultados, principalmente de vendas, mas também trás valor para a marca.
O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que trazem para as empresas o tão desejado tráfego orgânico, que é fundamental para o crescimento dos negócios. Se ninguém entra no site como a sua empresa vai vender?
“posso gerar visitas de outra forma”. Pode mesmo, e existem algumas mais comuns:
E como melhorar sua visibilidade na busca orgânica? Fazendo SEO.
“Mas eu realmente preciso de uma otimização de SEO?”
- Se você não receber visitas, você não venderá;
- Sem conteúdos de qualidade e se não receber backlinks, o seu site não aparecerá no Google;
- 80 a 90% dos cliques de uma determinada pesquisa ficam entre os três primeiros resultados de pesquisa.
- Não vai investir? Pois alguém vai fazer e bem provavelmente será o seu concorrente.
Como posso ranquear no Google?
Os resultados das estratégias de SEO não são fáceis de conseguir e demoram, mas trazem vantagens únicas para as empresas que os utilizam dentro de seus sites.
Como já dito nesse artigo, o Google utiliza uma série de informações para ranquear corretamente os sites dentro dos resultados de pesquisa e para você, que está estudando SEO, é fundamental a compreensão de como funcionam as estratégias e como o Google analisa um site para ranqueá-lo.
Muitas empresas se questionam da existência de supostos “atalhos” para as empresas fazerem divulgação online, e não raro alguns optarem por esses caminhos mais “fáceis” para gerar retorno. Um exemplo simples são os próprios anúncios no Google ADs. Os links patrocinados. Você paga e começa a aparecer no primeiro dia. Mas só se você pagar, não pagou? Os acessos param imediatamente! E lembremos que esses anúncios só impactam de 10% a 20% do público.
O usuário confia no Google e não no anunciante!
Existem algumas formas de análise que o Google utiliza para ranquear um site, são elas:
- velocidade do seu site (teste por aqui);
- cliques na página de busca;
- tempo de permanência do usuário na página;
- compatibilidade do site em dispositivos móveis(teste aqui);
- produção de conteúdos de qualidade;
- quantidade e qualidade de backlinks.
Existem outras análises que também são feitas, mas com essas você já pode se destacar à frente de muitas empresas! Então quem está iniciando no SEO deve saber essas informações com muita intimidade!
13 dicas para um projeto de SEO excepcional!
- Defina palavras-chave do seu conteúdo! Antes de mais nada, defina as palavras-chave que mais correlacionam com a sua empresa e que levarão os usuários até o seu site;
- Desenvolva uma meta description poderosa e atrativa;
- Faça a correta utilização das Alt Text nas imagens;
- Otimize o tempo de carregamento da sua página;
- Invista o seu tempo estudando as estratégias de SEO e marketing de conteúdo;
- Faça a utilização de um plugin de cache. Isso fará com o que o seu site se torne mais rápido minimizando o número de solicitações entre o servidor e o navegador que o usuário está utilizando;
- Otimize as mídias que estão dentro do seu site, de forma que auxilie no carregamento das páginas;
- Utilize HTTPS no seu site – isso é um fator de ranqueamento importante- para gerar segurança em quem adentra nas suas páginas;
- Pesquise o seu site no Google Search console para receber um feedback dos resultados que a sua empresa está alcançando;
- pesquise também o seu site dentro do Google analytics para analisar como está o SEO do seu site;
- Faça o envio do seu site para o mapa do Google, isso fará com que as pessoas possam necontrar o seu site de outras maneiras;
- Ajuste as suas URLs de forma amigável para os usuários;
- Ainda nas URLs, faça a utilização de URLs curtas.
Iniciar no SEO
Ao utilizar essas técnicas você poderá ter sucesso, afinal o SEO é um apanhado de técnicas que estão em constante movimento e isso faz com que os profissionais dessa área devam se manter sempre atualizados.
Se tornando profissional e continuar estudando o SEO fará com que você se destaque entre todos aqueles profissionais daquela área!
Se possui alguma dúvida, deixe algum comentário que nós iremos te responder ou até te lançar novos artigos do tema para te auxiliar a continuar estudando SEO!
FAQ (Perguntas Frequentes)
1- Como ter um melhor SEO?
- Produza um conteúdo relevante e atualizado. Os Conteúdos de qualidade são os fatores mais importantes para um site estar bem posicionado no Google;
- Utilize palavras-chaves de forma natural para não perder qualidade dos conteúdos;
- Fique atento às Meta Tags;
- Utilize links relevantes;
- Otimize suas imagens com a Tag Alt.
2- O que escrever no SEO?
Escrever conteúdos de SEO é produzir artigos e textos que contenham e atendam os principais fatos de ranqueamento, com o objetivo de posicionar os conteúdos no topo dos resultados de busca. A qualidade dos conteúdos é o fator mais importante, porém precisam atender outros elementos básicos para alcançar os melhores resultados.
3- Como definir uma palavra-chave?
Palavras-chave são os termos que são compostos por um ou mais palavras que resumem o assunto que aquele conteúdo está tratando. Dentro do Marketing digital, as palavras-chaves são fundamentais para guiar a otimização de um site ou de uma página. utilizando as palavras-chave de forma correta você irá atrair mais visitantes por meio do Google.
4- O que pode atrapalhar meu ranqueamento no Google?
Produza sempre conteúdos originais e de qualidade. Ao produzir conteúdos, em nenhuma hipótese, se utilize de copias de conteúdos de outros lugares. Isso não ajuda no ranqueamento do seu site e também pode penaliza-lo severamente. A melhor maneira de contemplar esse fator é colocar uma boa estratégia de marketing de conteúdo em prática.