Social Media ou Gestor de Tráfego? Qual Ganha Mais?

Há diversas profissões ligadas ao marketing digital e a internet. E entre elas, as de social media, SEO e de gestor de tráfego estão entre as principais. Cada uma delas desempenha determinadas funções específicas, relacionadas a conteúdos em redes sociais e campanhas de tráfego pago.

Mas afinal de contas, qual dessas duas profissões traz ganhos maiores? É isto que vamos avaliar a seguir. Agora, há uma questão importante neste sentido: seja qual for a área na qual você pretende trabalhar, é fundamental aprender e se aperfeiçoar.

Principais diferenças entre social media e gestor de tráfego

Embora estas sejam duas funções distintas dentro do marketing digital, muitas pessoas acabam tendo dificuldade para diferenciá-las. Assim sendo, o primeiro passo é entender de fato o que cada uma delas faz.

Social Media

A principal função do profissional da área é criar, organizar e gerir conteúdos das redes sociais de seus clientes. Basicamente, o seu trabalho consiste em:

  • Criar postagens com conteúdos relevantes e com ligação ao trabalho de seus clientes;
  • Organizar um calendário para postar essas informações em dias e horários estratégicos;
  • Além disso, fazer uso de recursos informativos diversos, incluindo vídeos e imagens;
  • E também monitorar o quanto essas postagens engajam leads e os tornam clientes.

Para ser um bom social media, é muito importante ter conhecimento sobre marketing digital e de conteúdo. Neste sentido, um curso social media, ou voltado para a gestão de tráfego, fará toda a diferença para o seu sucesso. Dito isso, veja mais informações sobre esse assunto.

Além disso, você deve ter conhecimento do trabalho de seu cliente, sua marca e o que ele quer comunicar ao público-alvo. Profissionais com noções de design têm ainda mais oportunidades para se dar bem na área.

Gestor de tráfego

Certamente você já ouviu falar em campanhas de anúncios, certo? O papel desse profissional é justamente trabalhar e organizar anúncios pagos de empresas, tanto no Google quanto em plataformas como redes sociais. Para isto ele precisa:

  • Gerenciar o dinheiro dos clientes da melhor forma para investir em campanhas pagas;
  • Ajudar na estratégia de criação de conteúdos dos anúncios de seus clientes;
  • Além disso, criar textos de copywriting, de forma persuasiva para atrair clientes;
  • Analisar o resultado de campanhas para obter o retorno do investimento dos clientes. 

Muitas vezes, o gestor de tráfego trabalha em conjunto com o social media. Neste sentido, o seu papel é auxiliar o colega em estratégias de conteúdo nas redes sociais, para que elas possam converter leads e atrair mais clientes.

E qual das duas profissões ganha mais?

Esta é uma pergunta cuja resposta é muito relativa, e pode surpreender algumas pessoas. Isto porque dependendo do seu nível de conhecimento, cases de clientes de sucesso e consolidação no mercado, ambas trazem ótimas oportunidades de lucro. No entanto, há algumas diferenças fundamentais sobre essas duas áreas em âmbito financeiro:

  • Um gestor de tráfego pode trazer maiores ganhos com menos clientes;
  • Por outro lado, o social media pode se consolidar mais rapidamente no mercado;
  • Para os gestores, a responsabilidade de gerenciar o dinheiro do cliente é muito grande;
  • Já um social media precisa administrar adequadamente as redes dos clientes.

Com essas informações em mente, o salário médio de um gestor de tráfego é de R$ 2.500,00. Já o social media tem ganhos a partir de R$ 1.400,00. Mas embora essa diferença inicial de salário seja menor, esses números podem inverter facilmente.

Tudo depende do número de clientes que cada um terá, e da forma como o seu trabalho é conduzido. Para quem atua vinculado a uma empresa de marketing, poderá ter um aumento de salário considerável com o passar do tempo. Já profissionais autônomos têm capacidade de escalar seus ganhos com foco e estratégia.

 

Considerações finais sobre o assunto

De uma forma geral, em um primeiro momento o gestor de tráfego pode ganhar mais. Mas não se deixe enganar por esse panorama salarial. Hoje a profissão de social media está muito em alta, com pessoas fazendo salários de cinco dígitos.

Assim sendo, o mais importante é escolher uma profissão com a qual você tenha afinidade. Além disso, leve em consideração se suas habilidades são mais voltadas para a criação de conteúdos ou planejamento de campanhas. Isso é fundamental para você tomar a melhor decisão.

E claro, tenha em mente também que ambas as profissões estão muito em alta. Por conta disso, há cada vez mais cursos e inclusive especializações voltadas para elas. Assim, a perspectiva é de que as projeções salariais de cada uma delas aumentem a médio prazo.

Seja como for, aqui está um panorama geral dos ganhos de um social media e um gestor de tráfego. Se você está pensando em seguir alguma dessas profissões, avalie as exigências, prós e contras de cada uma. Além disso, não deixe de se especializar e desenvolver as devidas habilidades profissionais que essas áreas exigem.

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Olá, seja bem-vindo a minha página de Autor. Meu nome é Danielo Batista, sou especialista em SEO e estrategista de marketing. Atualmente estou à frente da Maturare uma Agência especializada em SEO e Marketing com especialidade no Google.