Guia Definitivo Sobre Backlinks [Atualizado 2023] – O que é, Como Funciona e Para Que Serve..

Backlinks são links inseridos em palavras que guiam o usuário de uma página para outra. Os links inseridos nas palavras possuem o intuito de ajudar o leitor a compreender mais sobre um determinado tópico e geram autoridade para os sites que recebem o apontamento.

As estratégias de backlinks são essenciais para quem deseja alcançar as primeiras posições no Google.

Como Conquistar as Primeiras Posições Do Google Com Backlinks

Estar na primeira posição do Google e receber um enorme volume de tráfego orgânico é o sonho de qualquer um.

Porém, ao iniciar os estudos sobre SEO (Search Engine Optmization) muitos métodos sobre como rankear um site podem aparecer, na verdade, existem 173 fatores que contribuem para um site estar nas primeiras posições das pesquisas orgânicas.

Neste artigo, iremos revelar como os backlinks aliados a outros dois fatores secretos realmente fazem com que o seu site esteja no topo das buscas.

E mesmo que você seja um total iniciante em SEO, ao entender e aplicar as estratégias contidas neste artigo, você estará um passo à frente de 99% do mercado Brasileiro.

A Lógica Por Trás Do Maior Buscador do Mundo: O Google

Por segundo, cerca de 40 mil pesquisas são realizadas no Google, porém, nem sempre foi assim.

Cadê, Bing, Yahoo..

Muitos buscadores competiram com o Google por um bom período de tempo, até o Google dominar 90% do mercado de buscas.

No decorrer dos anos, o Google lançou diversos updates no seu algoritmo. Porém, três fatores foram cruciais para o crescimento da plataforma.

Como os Backlinks ajudaram o Google a se Diferenciar No Mercado Dos Buscadores

Em meio à tantos conteúdos na internet, o Google tinha um problema: Como entregar o melhor conteúdo para o usuário que pesquisa na plataforma?

Logo, para classificar qual conteúdo tinha mais relevância em um determinado assunto, os backlinks ganharam um papel fundamental.

Com quase U$$ 2 Trilhões em valor de mercado atualmente, o Google utilizou a lógica citada abaixo, para entender quais os conteúdos deviam ganhar destaque nas buscas.

Entendendo Os Backlinks Na Prática

Eis que um belo dia, o Jair, morador do Rio de Janeiro foi até a oficina do Mauri, uma das maiores oficinas da cidade maravilhosa.

O Jair levou seu carro na oficina por causa de um barulho estranho no motor.

Chegando no local, o mecânico investigou o motivo e disse ao Sr. Jair:

  • “Olha Senhor Jair, esse barulho no carro é um problema sério. E será necessário realizar a retífica do motor, porém, nós não fazemos esse tipo de serviço..”

Triste pelo relato do mecânico e sem saber onde realizar a retífica do seu veículo, o Sr.Jair comentou com o Mauri, dono da oficina, o ocorrido..

Foi então que o Mauri se lembrou de um antigo amigo que podia realizar o serviço e disse:

  • “Há uns 10 km existe a Retífica do Zé, ele possui a melhor Retifica de Motor no Rio de Janeiro, procure por ele e diga que eu o Mauri que o indicou..”

Aqui entra a lógica usada pelo Google..

Os Backlinks são uma espécie de indicação, realizada entre especialistas do mesmo tópico, onde o usuário final é beneficiado.

Note que:

  1. A Oficina do Mauri é a Maior Oficina do Rio de Janeiro, e possui autoridade em mecânica de carros;
  2. A Oficina do Mauri sabe discernir qual mecânica é boa em retífica e qual não é;
  3. A Oficina do Mauri é maior oficina da cidade, logo, o Mauri não indicaria qualquer mecânica para realizar o serviço.

Pensando neste cenário:

Uma mecânica que é referência na sua cidade só irá indicar o serviço de outra mecânica se ela realmente confia no serviço, logo, existe um enorme peso quando uma autoridade em um assunto referencia outra autoridade.

Essa é a lógica dos backlinks.

Um site especialista em um tópico transmite sua autoridade para outro site.

Quando Os Backlinks Entram em Ação No Google?

Pensando no exemplo acima, a Retífica do Zé continuou a receber diversas indicações de outras oficinas do Rio de Janeiro.

Note que aos olhos do Google, a Retífica do Zé foi referenciada como autoridade em “Oficina de Retífica no Rio de Janeiro”.

Até que um dia, usuário vai até o Google e pesquisa: “Oficina de Retífica no Rio de Janeiro”

Qual oficina você acredita que o Google indicaria para o usuário na primeira posição da pesquisa orgânica?

  1. A Retífica do Seu Zé, que foi referenciada pelas melhores mecânicas da cidade e já possui um histórico dentro da plataforma;
  2. A Oficina do Luís, que não teve nenhuma referência externa sobre seu trabalho e abriu semana passada;

Com certeza, você indicaria a Retífica do Seu Zé, não é mesmo?

A Lógica Dos Backlinks Para Classificar os Melhores Sites

Esse foi o fator crucial que o Google encontrou para descobrir quais sites, o Google deveria indicar para o usuário.

Punição Por Manipulação de BackLinks

Quando os profissionais de SEO descobriram que os backlinks ajudavam no posicionamento dos sites, um novo problema surgiu.

Voltando ao exemplo acima, notamos o seguinte:

Do dia pra noite, a Oficina do Luís recebeu 10 mil links para o termo: “Oficina de Retífica no Rio de Janeiro” e passou à frente da Retífica do Seu Zé.

Evidentemente houve uma “manipulação de links”, afinal, é impossível que 10 mil empresas referenciem a Oficina do Luís no mesmo dia e para o mesmo serviço.

Manipulação de links é uma prática conhecida como Black Hat, termo que sugere formas escuras para rankear sites.

Afim de avaliar os backlinks novos critérios foram criados pelo Google.

E se você deseja não ser penalizado pela plataforma e colocar em risco seu projeto de SEO..

Indicamos que você continue a leitura..

O que é Texto Âncora

Antes de aprofundarmos nas técnicas de manipulações de links, precisamos entender quais os tipos de links podem ser realizados de um site para outro.

A palavra que recebe um link apontando para outro site recebe o nome de Texto Âncora.

Os textos ancoras ajudam os mecanismos de busca e o usuário a entenderem qual o conteúdo o usuário pode ser acessado na página seguinte.

Ao todo existem 06 tipos de textos ancoras que podemos fazer, quanto mais descritiva e clara for uma âncora melhor para os objetivo final. Vamos à elas?

06 Tipos de Tipos de Textos Âncoras

1. Ancora Exata

As âncoras exatas são os links que possuem a combinação perfeita com o conteúdo que será visto na próxima página, vamos pensar no seguinte:

Vamos à um exemplo?

Você escreveu um artigo sobre: “Os Melhores Tênis Casuais de 2022”

Ao longo daquele texto, em algum momento você inseriu um hiperlink na palavra “Tênis Nike Air Force Branco”, percebe que a próxima página que o usuário irá acessar teve o descritivo completo para o mecanismo de busca e para o usuário, note:

a. Marca –> Nike
b. Descritivo de Produto –> Tênis Air Force
c. Características –> Branco

A URL da próxima página poderia ser: “nike.com.br/tenis-nike-air-force”
E o texto âncora poderia ser: “Tênis Nike Air Force Branco”

O intuito da âncora exata é produzir links exatamente como o usuário pode pesquisar pelo seu produto/serviço no Google.

2. Âncora Parcial

Um tipo de âncora muito usado no mercado é a âncora parcial, onde através do texto que foi inserido o link é possível entender o que será abordado na próxima página mas com uma precisão parcial.

Geralmente, esses tipo de texto âncora acontece com uma palavra mais natural.

Seguindo o exemplo da URL: “nike.com.br/tenis-nike-air-force”

Um texto âncora parcial poderia ser: “o melhor tênis nike do modelo air force”

Não necessariamente é a forma como o usuário poderia pesquisar no Google, mas o algoritmo consegue entender qual é a próxima página.

Neste formato a âncora parcial consegue transmitir um bom valor descritivo para a próxima página.

3. Brand Linkage ou Texto de Marca

O Brand Linkage é um link genérico usado quando é preciso transmitir autoridade para o nome da marca.

Vamos supor que você está em um mercado onde alguns concorrentes possuem nomes semelhantes ao seu.

Neste caso, ao pesquisar no Google seus clientes entravam no site do seu concorrente e não no seu site.

Desta forma, é possível realizar Brand Linkage para para que o nome da sua marca/empresa ganhe notoriedade e leve para seu site nas buscas do Google.

3. Naked Link ou Link Nu

Naked Link é quando um hiperlink é feito usando a URL do site como âncora, basicamente é descrito como “Link Nu” por dar a possibilidade do usuário ver o site que será acessado.

Exemplificando teríamos: “www.maturare.com.br” na própria URL o link para o site seria inserido.

4. Links Genéricos

Uma péssima prática para SEO é inserir links que não forneçam qual conteúdo será abordado na próxima página.

Essa prática faz com que o mecanismo de busca transmita autoridade para o site que está recebendo o apontamento, mas, o mecanismo não terá as referências exatas sobre qual tópico será abordado.

Realizar textos âncora genéricos, como “página”, “artigo” ou “clique aqui” são péssimos para a prática de SEO.

5. Links em Imagem

É possível inserir nas imagens um link que leve para o seu site, neste caso, os links em imagens são comuns em infográficos.

O que é Manipulação de Link?

Como notamos acima existem diversas formas de um site receber autoridade através dos links. E quando o algoritmo nota uma disparidade na distribuição desses links poderá haver punições para o site.

Existem algumas formas do Google compreender quando há uma manipulação de links, vamos à elas?

1. Muitos links sendo apontados partindo do mesmo IP de referência;
2. Muitos links que foram feitos em diversos sites com a mesma âncora, no mesmo período de tempo e a mesma URL de destino;
3. Muito links sendo feitos de um URL que possui o mesmo CPF;
4. Sites com baixo nível de SPAM SCORE;
5. Utilizar links no rodapé de outros sites;

Quando há uma distribuição natural dos links, com IP’s de diferentes locais e com os domínios comprados com diversos CPF’s, os mecanismos não encontrarão indícios de manipulação de links.

O que Acontece com Sites Que Foram Penalizados Pelo Google?

Quando os algoritmos notam que houve uma manipulação de links, os sites que receberam tais links sofrem graves punições e caem nos ranking’s de buscas.

Podendo ficar um tempo na chamada “sandbox” do Google.

Como Planejar uma Distribuição Natural de Links?

Para ter uma boa distribuição dos links feitos para o seu site, pense em variar as âncoras realizadas para o seu site.

Ao realizar Guest Post, compras de backlinks ou inserções de links em sites parceiros, usar a variação abaixo pode te ajudar a ter uma distribuição mais natural, veja:

30% –> Âncoras Branded
20% –> Âncoras Exatas
38% –> Âncoras Não Exatas
10% –> Naked Link
2% –> Genéricos

Aliando a variação das âncoras com um intervalo de publicação, realizado com domínios que tenham um spam score baixo, com domínios que tenham o registro em CPF’s diferentes e com IP’s distintos..

Dessa forma, o algoritmo de busca não conseguirá encontrar pistas que você realizou uma manipulação de link.

Afinal, você agiu da forma mais natural possível.

Do Follow x No Follow – Qual a Diferença?

Como já vimos acima, a principal função de um link é a transmissão de autoridade.

Resumidamente, No Follow não passa autoridade e a Do Follow passa autoridade. para não se esquecer é só imaginar que um tipo de link é NO (Não Passa) e a outra D (Passa).

Exemplificando a Lógica do Do Follow e No Follow

Porém, pensando no mundo físico nem todas as indicações tem a intenção de transmitir autoridade.

Pensamos no seguinte, você chega numa praça e pergunta: Estou com muita fome, onde tem um hambúrguer por aqui?

Pode ser que as pessoas daquela praça me indiquem algum local para que eu vá, mas.. Ele diga:

“Olha, tem um hambúrguer ali na frente, mas.. Eu nunca comí lá”

O que acontece? Houve uma transmissão de autoridade, porém, sem a força da indicação.

Isso é o que acontece com a lógica por trás dos Links No Follow e Do Follow.

Do Follow – Transmitem Autoridade

Por que receber links nofollow?
Como identificar um link No Follow?
Ferramentas para identificar links no follow

No Follow – Transmitem Autoridade

nem sempre queremos transmitir autoridade quando

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Link Building

a. Estratégias de Link Building
b. O que é link building?
c. Link Building Interno x Link Building Externo

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Por que criar uma estratégia de Backlinks?

Como começar uma estratégia de Backlinks?

Gerador de Backlink, Funciona?

Quais as melhores ferramentas de backlinks?

Qual a importância dos Backlinks para SEO?

Por que seu site precisa de backlinks para alcançar a primeira página do Google?

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Backlinks não são uma formula magica
a. 173 fatores de rankeamento
b. Updates do Google

existe um problema nisso tudo.

Além dos backlinks, outros fatores de rankeamento são:

1. Boas Notas No Quesito Experiência do Usuário;
2. Qual conteúdo melhor resolve a intenção por trás da pesquisa do usuário;

Sem sombra de dúvidas, o sucesso no SEO passa por cada um desses fatores acima.
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Como verificar os backlinks de um site?
a. Sem Rush
b. Ahrefs
c. Ubbersuggest

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Como Obter Backlinks? (H2)

3 Ferramentas Para Conseguir Mais Backlinks (H3)

a. Guest Post (H4)
b. Compra de Links (H4)
c. Troca de Links (H4)
d. Buscando Links Quebrados (H4)
e. PBN (H4)

Remover Backlinks Tóxicos
a. Por que remover links ruins?

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Avaliando o Perfil de Backlinks dos Concorrentes

Como saber se um site possui backlinks tóxicos

Muitos Backlinks apontando do mesmo domínio

Perca de Autoridade quando um site aponta várias vezes pra sum determinado site

Linha horizontal de força dos Backlinks (começa mais forte, termina mais fraco)

 

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Olá, seja bem-vindo a minha página de Autor. Meu nome é Danielo Batista, sou especialista em SEO e estrategista de marketing. Atualmente estou à frente da Maturare uma Agência especializada em SEO e Marketing com especialidade no Google.