E-A-T – Entenda

Entenda o EAT e Chegue Nas Primeiras Posições do Google

Dentre todas as atualizações do Google, o E-A-T (Expertise, Autoridade, Relevância) foi uma revolução na forma de se produzir conteúdo para SEO.

Sites que não se adaptarem à essa atualização não conseguirão chegar nas primeiras posições do Google.

Para entender melhor como funciona o E-A-T, preparamos esse exemplo prático, confira:

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  • Expertise

O menino prodígio só foi identificado como prodígio porque fora recomendado por profissionais da mesma área. Agora, Imaginemos uma situação em que o Neymar diz que um jogador de basquete da base será melhor que o Michael Jordan…

No basquete, o Neymar não tem expertise suficiente para isso. Logo, o Google buscará sites que tenham profundidade em seus conteúdos e que pela profundidade eles possam entregar um conteúdo excelente para o usuário.

Esse conjunto de palavras que envolvem um determinado nicho, nós chamamos de: teia semântica. Através da teia Semântica o Google consegue identificar com mais facilidade qual é o assunto principal que é abordado em seu site.


  • Autoridade

EAT é um acrônimo para Expertise, Autoridade e Relevância. Esses são os três fatores mais importantes do marketing de conteúdo. Eles são o que fazem seu conteúdo subir ao topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa e ter uma alta taxa de cliques dos leitores.

Basicamente o EAT é um formato que o Google encontrou para entregar o melhor resultado para o usuário.

Pense comigo nesse exemplo:

Neymar veio até o Rio de Janeiro RJ e disse que um jogador da base do fluminense será melhor que ele; logo depois, O Messi veio até o Rio de Janeiro RJ e disse que o mesmo jogador seria melhor do que ele; Logo após, o Cristiano Ronaldo veio e disse que aquele jogador seria melhor do que os três juntos (Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar).

– O que aconteceu nesse exato momento? A autoridade que existe sobre aqueles jogadores foi transferidas para aquele menino prodígio.

O Google usa a mesma ferramenta para identificar sites que são bons, e sites que são ruins. Os backlinks são “votos de confiança” que passam de um site para o outro, fazendo assim, com que sites que antes eram “desconhecidos” se tornem agora autoridade perante o Google. Resumindo, Os Backlinks fazem com que os sites ganhem autoridade e subam nas pesquisas.


  • Relevância

Todo conteúdo que for inserido em um site com o objetivo de receber tráfego deve ser idealizado com a seguinte fórmula: “O QUE ESSE CONTEÚDO IRÁ RESOLVER PARA A VIDA DO MEU USUÁRIO?”.

É simples, Conteúdos só podem ser considerados bons se realmente resolverem o problema do usuário.

O que importa no SEO é: “O usuário entrou no teu site, ele conseguiu resolver o problema dele?”

Exemplo: Se você pesquisar “Como baixar uma imagem do Instagram?”, o que o usuário quer? O usuário quer apenas baixar uma imagem.

Sendo assim, se você fizer um passo-a-passo, com 300 palavras que guiem o usuário a resolver esse problema tá tudo certo! Você conseguiu ser RELEVANTE para aquela pesquisa em específico.