Intenção de Busca No Google
O Google é uma plataforma que trabalha em prol do usuário.
Por isso, constantemente o Google realiza atualizações para analisar e parametrizar quais são os sites que verdadeiramente são relevantes para o usuário.
De forma geral, o Google pode ser definido não como um mecanismo de busca, mas, como uma ferramenta de intenção de busca.
Afinal, o intuito do Google é: Solucionar um problema que você tinha e não sabia como resolver.
Todo conteúdo feito e otimizado para o Google deve ter um parâmetro: resolver um problema do usuário.
Vamos à um exemplo claro de intenção de busca na prática:
“melhor iphone 2022” –> Intenção: Informacional
Numa pesquisa como essa: “melhor iphone 2022”, qual é a intenção do usuário?
Se informar de qual Iphone seria o melhor para ele, certo?
Note que, nessa pesquisa o usuário ainda não decidiu qual iphone ele quer, ele está investigando.
Logo.. O Google entregou na primeira posição uma Lista com os 5 melhores Iphones em 2022.
Percebe que essa lista de Iphones ajudará o usuário a resolver a sua intenção inicial de busca, assim ele conseguirá solucionar o problema que o levou a pesquisar no Google.
Outro ponto importante, o Google para essa busca “melhor iphone 2022”, trouxe apenas blogs e não apareceu nenhum resultado de e-commerces que vendiam aquele produto em específico na rede de pesquisa.
Vamos à outro exemplo?
“comprar iphone 13 pro max preto 128 gb” –> Intenção: Transacional
Note que, para esta busca o Google nos trouxe apenas conteúdos de lojas que vendem aquele determinado produto.
Afinal, quando o usuário faz esse tipo de pesquisa ele já sabe muito bem o que quer comprar.
Essas buscam são classificadas de buscas Transacionais, pois o usuário tem a intenção de realizar uma transação.
Note que o usuário ao fazer essa busca demonstra que sabe:
– O modelo: Iphone
– A cor: Preta
– A Quantidade de Espaço de Armazenamento: 128GB
– A especificação: 13 Pro Max
Logo, o Google entregará resultados na rede de pesquisa que serão alinhados com a intenção que o levou a pesquisar na plataforma.
Updates Do Google: Panda, Penguin, Rank Brain, EAT, Beart, TF/IDF e Web Vitals
As atualizações nos algoritmos do Google tem o intuito de melhorar a experiência do usuário ao usar a plataforma. Tais atualizações podem afetar a classificação das empresas na posições da Rede de Pesquisa.
Geralmente, após grandes atualizações os profissionais e consultores de SEO precisam se adaptar ao novo formato da ferramenta.
O objetivo dessas atualizações é chegar cada vez mais próximo de solucionar a intenção de busca inicial que levou o usuário a fazer uma pesquisa.
As atualizações do Google são chamadas de Google Update, e ao longo da história algumas atualizações revolucionaram no mundo do SEO.