Erro 404: O que é, Por que e como usar os links quebrados ao seu favor

  • O erro 404, também conhecido como Error 404 ou 404 Not Found, é um código de status HTTP que aparece quando a página solicitada não é encontrada no servidor. Isso pode ocorrer quando o usuário tenta acessar uma URL incorreta, quando a página foi removida e por alguns outros motivos que direcionem para uma página que não pode ser encontrada no servidor. 

 

Você já se deparou com a mensagemErro 404 – Página não encontrada enquanto navegava pela internet?

Esse é um dos problemas mais comuns que os usuários enfrentam ao tentar acessar um site. Esse erro pode acontecer por diversos motivos, seja por não conseguir encontrar a página dentro do servidor da página, erros de digitação ou outros problemas.

No geral, esses erros deixam um sentimento muito ruim para os usuários e uma impressão ruim para a marca e para o site, podendo ser prejudicial para as otimizações de SEO e para o Ranqueamento da páginas nos motores de busca.

Por outro lado, essas páginas também possuem seus benefícios para o seu site – se forem feitas da forma correta, minimizando os “danos”.

É exatamente sobre isso que nós – da Agência de SEO Maturare – abordaremos nesse artigo! Nos acompanhe nessa leitura e você conhecerá: O que é código 404, para que ele serve, o que causa esse erro, como corrigir  e a importância de ter a página de erro 404 no seu site.

Nos acompanhe e conheça mais sobre essa página que pode contribuir o SEO on-page do seu site!

 

O que pode causar o Erro 404?

O Erro 404 é um erro que informa que o servidor onde o site está hospedado está online e comunicável – todavia – o endereço inserido ou a URL que foi pesquisada não está disponível.

Dessa maneira, o navegador não consegue realizar o carregamento da página e exibe esse código para informar a impossibilidade.

Esse erro pode ser produto de diversos fatores, como:

1- URL digitada de maneira incorreta

Esse erro parte do usuário que está pesquisando, onde o mesmo insere algo incorreto na barra de endereço do navegador.

Além disso, pode ocorrer do usuário tentar procurar por uma URL ou conteúdo que nunca foi produzido no site. Isso também direcionará para a página de erro 404.

2- Páginas deletadas ou movidas

No caso de apagar páginas do site, movê-las ou editar as URLs, esse erro pode acontecer.

3- Erro de cache do navegador

É importante analisar isso, pois o navegador pode salvar em cache uma página de erro 404, no lugar de uma página onde havia um conteúdo correto.

Dessa forma, a página de erro continua aparecendo para os usuários, mesmo que o conteúdo do site esteja correto.

4- Problemas nas configurações (DNS)

No caso do domínio ainda estar sendo propagado ou estar realizando o apontamento para outro endereço, isso pode ocorrer.

5- Elementos ausentes

No caso de ocorrer a ausência de determinado arquivo, esse erro pode acontecer. Elementos, como: Imagens com atributo alt, elementos de CSS e outros.

 

Entenda Como corrigir o erro 404

Como pudemos ver anteriormente, existem diversos motivos que podem ser causadores do aparecimento de uma página de erro 404 e, por esse motivo, vamos ver agora como esse erro pode ser corrido de ambos os lados, tanto como um dono de um site, como por usuário.

Vamos conhecer agora!

Como corrigir o erro 404 – Dono do Site

Evitar o surgimento dessas páginas é fundamental, se você tem um site ou se está realizando as otimizações de SEO dentro dele – Afinal de contas – esses erros podem ser poderosos causadores da diminuição das suas conversões ou taxas de rejeição.

  • lembre-se sempre de realizar backups dos arquivos do seu site, principalmente ao editar elementos sensíveis.

Entenda algumas maneiras de corrigir o surgimento das páginas de erro 404

1- Faça redirecionamento das páginas com links quebrados

Esse é uma das formas mais simples de solucionar esse problema.

Nesse método, você deverá realizar um redirecionamento de URL para o endereço de uma página que esteja acessível.

Essas configurações podem ser realizadas diretamente do seu painel de hospedagem.

2- Veja se a página possui restrição de acesso

Uma das soluções mais simples é para os usuários de WordPress, levando em conta que podem ocorrer restrições de acesso.

Basta acessar as páginas no painel do WordPress e liberar as permissões de acesso e o problema será resolvido.

3- Utilize as páginas com links quebrados

Você pode aproveitar aquela página que está quebrada e desenvolver conteúdo para que ela possa continuar sendo acessadas pelos usuários e você possa usar aquele erro ao seu favor – trazendo conversões e fortalecimento para a sua marca.

Dessa forma, caso você não possua uma outra página para realizar o redirecionamento, crie novos conteúdos para colocar no endereço quebrado.

 

Como corrigir o erro 404 – Como um usuário

Há também como resolver esse problema caso você seja um usuário e se depare com a mensagem “erro 404” – afinal de contas, o erro pode estar no seu navegador ou na sua pesquisa.

Vamos conhecer agora como você pode solucionar:

 1- Atualize a página que você está

Apesar de parecer algo bem básico, atualizar a página pode auxiliar na solução do problema.

Caso você encontre esse erro, essa é a primeira coisa que você deve tentar fazer.

Se você não sabe atualizar, basta apertar a tecla F5 ou clicar no botão de atualizar no lado superior esquerdo da tela no seu navegador.

2-  Procure por malweres – utilize antivírus no seu dispositivo

A presença de malwares nos seus dispositivos pode fazer com que essas páginas de erro 404 possam aparecer. Utilizar programas de antivírus são excelentes medidas de solução.

Existem vírus que infectam dispositivos e impedem o funcionamento correto do navegador. Faça a análise do seu sistema e confirme se há algum problema atrapalhando sua navegação.

3- Faça a limpeza do cache

O cache do navegador é o armazenamento de dados que já foram carregados de uma página. O objetivo do cache é fazer com que a página carregue muito mais rápido quando ela for acessada novamente.

Algumas incompatibilidades podem acabar ocorrendo, principalmente em questão de o dono acabar realizando atualizações nas páginas.

Por esse motivo, se estiver ocorrendo esse erro, faça a limpeza do cache no seu navegador.

 

Desenvolva uma página de erro 404 personalizada!

Ao navegar na internet, é muito comum nos depararmos com o erro 404, que indica que a página que estamos tentando acessar não está disponível no momento. Esse erro pode ocorrer por diversos motivos, como links quebrados, páginas excluídas ou movidas, problemas de servidor, entre outros.

Quando isso acontece, muitos sites exibem uma página padrão de erro 404 com uma mensagem genérica, o que pode ser frustrante para o usuário.

Por isso, é importante criar uma página personalizada de erro 404 para o seu site, que além de informar o usuário do problema, ofereça soluções e uma boa experiência de navegação.

A seguir, confira algumas dicas para criar uma página de erro 404 eficiente:

Faça páginas personalizadas

Personalize a página Em vez de usar uma página genérica de erro 404, personalize-a com a identidade visual do seu site e uma mensagem clara e amigável informando o usuário do problema. Adicione elementos visuais como imagens, ícones ou gráficos para tornar a página mais atraente e envolvente.

Ofereça soluções

Ofereça soluções Além de informar o usuário do problema, ofereça soluções para que ele possa continuar navegando no seu site. Adicione links para as páginas mais populares do seu site, uma barra de busca ou sugestões de conteúdo relacionado. Isso pode ajudar o usuário a encontrar o que procura e continuar interagindo com o seu site.

Auxilie o usuário na resolução do problema

Personalize o tom de voz Utilize um tom de voz que esteja em linha com a identidade do seu site e que transmita empatia com o usuário. Lembre-se que ele pode estar frustrado por não encontrar o conteúdo que busca, então uma mensagem de apoio pode ajudar a melhorar a experiência dele.

Adicione um botão de retorno

Inclua um botão de retorno Adicione um botão ou link que leve o usuário de volta para a página anterior, caso ele tenha acessado o seu site a partir de um link externo. Isso pode ajudar a evitar que o usuário abandone o seu site após encontrar o erro.

Fique de olho no surgimento de novos erros para consertar essas páginas

Monitore os erros 404 Por fim, é importante monitorar os erros 404 para saber quando eles ocorrem e em quais páginas. Isso pode ajudar a identificar problemas recorrentes no seu site e corrigi-los antes que causem mais impacto na experiência do usuário.

Onde posso saber se há alguma página quebrada no meu site?

O Search console é uma ferramenta do próprio Google para que você possa analisar e acompanhar os resultados do seu site. Através dessa ferramenta, você também tem a oportunidade de conferir se as páginas estão quebradas.

O Search console passará constantes relatórios sobre os resultados das páginas. Fique sempre de olho para evitar o surgimento de novos erros e, também, para que eles não fiquem muito tempo no ar.

Conclusão

Nesse artigo, você pôde conhecer diversas informações sobre o que é o Erro 404 e formas de resolvê-lo e, até mesmo, como utilizar esse erro ao favor do seu site.

Espero que tenha conseguido resolver o seu problema!

Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui em baixo no comentários e acesse a área de blog da Maturare que você conhecerá diversos conteúdos extremamente interessantes e completos!

Erro 404 – FAQ (Perguntas Frequentes)

O que é o erro 404?

O erro 404 é uma mensagem de erro padrão que aparece quando um servidor não consegue encontrar a página que o usuário está tentando acessar.

O que causa o erro 404?

O erro 404 pode ser causado por vários motivos, como links quebrados, páginas removidas ou movidas, erros de digitação na URL, problemas no servidor, entre outros.

Como posso saber se estou recebendo um erro 404?

Geralmente, o navegador exibe uma mensagem de erro informando que a página não foi encontrada ou que ocorreu um erro.

O erro 404 afeta meu SEO?

Sim, o erro 404 pode afetar seu SEO, pois os mecanismos de busca consideram as páginas inexistentes como conteúdo duplicado ou inexistente, o que pode prejudicar a indexação do site.

Como corrigir o erro 404?

Existem várias maneiras de corrigir o erro 404, como redirecionar o usuário para uma página relacionada, corrigir links quebrados, atualizar URLs, criar uma página personalizada de erro 404, entre outras.

Como posso evitar o erro 404?

Para evitar o erro 404, é importante manter seus links atualizados, testar regularmente seu site em busca de links quebrados e configurar redirecionamentos de páginas removidas.

Como criar uma página personalizada de erro 404?

Para criar uma página personalizada de erro 404, você precisa criar uma página HTML personalizada e configurar o servidor para exibir essa página quando ocorrer o erro 404.

Como posso medir o impacto do erro 404 no meu site?

Você pode medir o impacto do erro 404 no seu site usando ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics, para monitorar o número de páginas que geram o erro 404 e o tempo gasto pelos usuários no site.

O que é um redirecionamento 301?

Um redirecionamento 301 é um redirecionamento permanente de uma URL para outra. É uma maneira de informar aos motores de busca que uma página foi movida permanentemente para outra URL.

Como posso evitar que os usuários vejam o erro 404?

Você pode evitar que os usuários vejam o erro 404 configurando redirecionamentos para páginas relacionadas, atualizando URLs quebradas e configurando uma página personalizada de erro 404 com sugestões de páginas alternativas.