O que é SEO e para que serve? Entenda como captar mais clientes.+[06] dicas de otimização.

Se você tem um site ou blog, provavelmente já ouviu falar de SEO – Mas, afinal, o que é SEO e para que serve?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou “otimização para mecanismos de busca” em português – sendo.

Basicamente, é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site ou página nos resultados de busca do Google e outros buscadores.

O que é SEO e qual é a sua importância

E isso pode ser fundamental para aumentar o tráfego orgânico do seu site e consequentemente gerar mais leads e vendas.

Hoje vamos decifrar juntos o algoritmo do Google!

Neste guia completo – nós, da Agência de SEO Maturare – vamos explicar o que é SEO e para que serve, além de apresentar 06 dicas práticas para você aplicar em seu site ou blog e melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

O que é SEO e Para que serve?

Como já foi pontuado anteriormente, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de regras que tem como objetivo um bom posicionamento nas páginas de resultados do Google – de forma completamente orgânica.

O SEO é uma excelente oportunidade para pessoas que desejam crescer o seu negócio de maneira exponencial e orgânica!

O Que é SEO e para que serve

E, sem dúvidas, o primeiro passo para alcançar um verdadeiro crescimento para o seu negócio, é estar muito bem posicionado dentro dos buscadores – principalmente o Google,  que é o mais utilizado.

É necessário estar posicionado para vender! – Você precisa do SEO

Já ouviu essa frase:

“quem não é visto não é lembrado??!

Essa frase tão utilizada e repetida diversas vezes é uma verdade absoluta e que reflete – e muito – a importância das otimizações de SEO e das estratégias aplicadas por uma agência de Marketing digital.

Saiba que cerca de 93% dos processos de compra online  se iniciam dentro dos buscadores.

E mais que isso, as três primeiras posições nos resultados recebem a maior parte da fatia desses acessos dos usuários e vendem muito mais – sem precisar pagar anúncios e, muito menos ficar correndo atrás dos clientes, eles irão até o site!

As estratégias de SEO são fundamentais para os mais diversos casos!

Não importa qual o nicho de atuação da empresa, ou a sua intenção – As estratégias de SEO podem te auxiliar nesse processo!

Essas práticas são ótimas, tanto para o auxilio no crescimento empresarial – como no caso da contratação de uma agência de SEO – tanto para a aplicação em projetos próprios, como um entusiasta do assunto.

Afinal, o que é SEO On Page, Seo Off-Page e SEO Técnico?

No geral, o SEO conta com as mais diversas estratégias para otimização. Porém, podemos dividir essas estratégias em dois pontos de ação. São eles:

estratégias de seo

SEO na página (SEO on page)

As otimizações de SEO on-page são um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar a visibilidade e relevância de uma página nos resultados de pesquisa orgânica.

Além disso, essas estratégias ainda tem o foco no desenvolvimento de conteúdos e páginas completamente organizadas e otimizadas para oferecer a melhor experiência possível para o usuário.

Essas técnicas incluem:

  • a otimização de conteúdo;
  • a estruturação adequada do código HTML;
  • utilização de tags;
  • dados estruturados (Schemas);
  • meta-tags relevantes e outros conteúdos.

Resumindo, Essas estratégias tem o total foco em auxiliar os motores de busca compreenderem sobre o que é o assunto que está sendo tratado na página e melhorar cada vez mais a experiência dos usuários.

Tudo é desenvolvido para melhorar e aumentar a classificação da página nos resultados de pesquisa orgânica.

Existem diversas outras práticas muito importantes nessas estratégias, você quer saber como elas funcionam de maneira mais aprofundada?

SEO fora da página (SEO off-page)

As otimizações de SEO off-page são estratégias que visam melhorar a visibilidade e autoridade do site e, diferente das otimizações de SEO On-page, são realizadas em páginas externas, como:

  • redes sociais;
  • diretórios;
  • e outros sites relacionados.

Essas estratégias incluem a criação de:

  • links externos (backlinks);
  • menções em mídias sociais;
  • participação em fóruns;
  • e comentários em blogs – entre outras atividades.

O principal objetivo das otimizações de SEO off-page é aumentar a relevância e autoridade do site para os motores de busca.

Isso ocorre porque, quando outros sites relevantes fazem referência ao seu site, ele é visto como mais confiável e valioso pelos motores de busca, o que pode levar a um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica.

No entanto, é importante lembrar que as otimizações de SEO off-Page devem ser realizadas de forma ética e natural, evitando práticas como a compra de links ou o spam em fóruns e comentários de blogs.

SEO Técnico

As otimizações de SEO técnico estão correlacionadas a um conjunto de otimizações focadas às estruturas internas de um site.

A intenção das otimizações de SEO técnico é fazer com que as páginas tenham um carregamento rápido, sejam compreensíveis, sejam facilmente rastreáveis e indexáveis.

Como é de se imaginar, todas essas otimizações são fundamentais para que todo o processo flua corretamente.

Essas estratégias incluem:

Alcance o topo com as corretas estratégias de SEO!

Com um processo de SEO bem estruturado, você pode aumentar e/ou desenvolver seu tráfego orgânico nas páginas do site – alcançando muito mais relevância, vendas e se tornando uma autoridade no assunto para outras pessoas do nicho.

A importância da pesquisa de palavras-chave para o SEO

A pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais importantes na implementação dos projetos de SEO – pois, é através delas que é possível compreender o que os usuários estão procurando e qual o resultado  que determinada pesquisa entrega.

É, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes de todo o processo de desenvolvimento de SEO – influenciando com informações extremamente importantes do nicho de mercado.

A escolha das palavras certas e do planejamento perfeito influenciará e muito nos resultados das otimizações!

Os tipos de palavras – chave e como elas servem para o SEO

A pesquisa pelas palavras-chave perfeitas para o seu projeto passa pelo objetivo e fazer de construção que você está.

Afinal de contas, existem palavras-chave dos mais diversos tipos – cada uma delas sendo fundamental para um projeto.

Podemos separar e conceituar três tipos de palavras-chave, são eles:

tipos de palavras-chave

Palavras-chave informacionais:

São aquelas que os usuários usam para pesquisar informações sobre um determinado tópico.

As palavras-chave informacionais usam termos como:
  • “como fazer”;
  • “o que é”;
  • “dicas para”;
  • “Por que” e outros.

O objetivo das palavras-chave informacionais é atrair tráfego para o site e educar o usuário sobre o produto e/ou serviço oferecido.

No funil de vendas, as palavras-chave informacionais são usadas na fase inicial de conscientização, quando os usuários estão pesquisando e aprendendo sobre um produto ou serviço.

Palavras-chave transicionais:

As Palavras transicionais são aquelas que os usuários usam para pesquisar informações mais detalhadas sobre um produto ou serviço, antes de tomar uma decisão de compra.

As palavras-chave transicionais usam termos como:
  • “análise de”;
  • “comparação de”;
  • “melhores opções”.

O objetivo das palavras-chave transicionais é ajudar os usuários a comparar diferentes opções e tomar uma decisão informada.

No funil de vendas, as palavras-chave transicionais são usadas na fase de consideração, quando os usuários estão avaliando diferentes opções.

Palavras-chave comerciais:

As Palavras-chave comerciais são aquelas que os usuários usam quando estão prontos para fazer uma compra.

Essas palavras-chave comerciais usam termos como:
  • “comprar”;
  • “preço de”;
  • “onde encontrar”.

As palavras-chave comerciais tem o objetivo de atrair tráfego de alta intenção de compra e incentivar os usuários a fazer uma compra.

No funil de vendas, as palavras-chave comerciais são usadas na fase final de decisão, quando os usuários estão prontos para fazer uma compra.

como escolher palavra-chave seo

Como escolher as palavras-chave perfeitas para seu planejamento de SEO

Ao pesquisar palavras-chave para o seu planejamento de SEO, é importante escolher aquelas que são relevantes para o seu negócio e que tenham um volume de busca significativo – agindo diretamente no que os seus potenciais clientes estão procurando.

Isso permitirá que o site seja encontrado com mais facilidade pelos usuários que procuram informações relevantes.

Além disso, é importante considerar a concorrência das palavras-chave escolhidas, pois palavras-chave altamente concorridas podem ser difíceis de ranquear e nesses casos, é necessário uma estratégia muito bem definida.

Como aplicar as palavras-chave no site?

Uma vez escolhidas as palavras-chave e mapeadas as páginas mais importantes do site, é importante criar os conteúdos certos para as palavras escolhidas.

Isso pode ser analisado ao pesquisar pela palavra nos buscadores e realizar uma análise de quais são os resultados que estão aparecendo.

É muito importante aplicar as palavras da maneira correta nos conteúdos, através:

  • conteúdos;
  • Títulos;
  • Descrições;
  • Tag;
  • e Imagens.

Isso facilitará e possibilitará com que os motores de busca possam encontrar o seu site e observar que o seu conteúdo é relevante para os usuários.

O foco das otimizações deve ser em responder as dúvidas dos usuários

Mesmo que a escolha e as corretas utilizações das palavras-chave sejam um critério importante para que que a sua página seja bem posicionada, repetir as palavras-chave várias vezes não terá um efeito positivo e – na verdade – fará com que a experiência do usuário seja negativa.

Para o Google, a experiência dos usuários é a parte mais importante, por esse motivo, quando você realiza um conteúdo focado apenas no Crowler do Google, você vai conseguir o efeito contrário, sua página será completamente penalizada.

Por fim, é importante monitorar regularmente o desempenho das palavras-chave e ajustar suas estratégias de SEO de acordo para obter os melhores resultados.

 

o que é seo local

O SEO local: A maneira de melhorar a presença da empresa na região!

Você já ouviu falar sobre o SEO Local

Mesmo que você ache que não, tenho certeza que em algum momento você já pesquisou por alguma empresa no Google ou alguma palavra que te ofertou fichas.

O SEO local é um conjunto de técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa projetadas para ajudar as empresas a melhorar a visibilidade de sua empresa para pesquisas locais. 

O objetivo do SEO local é fazer com que a empresa apareça no topo dos resultados de pesquisa quando alguém procura por produtos ou serviços em sua área.

Conheça as otimizações de SEO local!

Uma das principais técnicas de SEO local é a otimização da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) local do Google

As empresas podem otimizar suas listagens do Google Meu Negócio, que aparecem no topo da SERP local, para incluir informações precisas, como: 

  • endereço; 
  • horário de funcionamento;
  • número de telefone.

Otimização de palavras-chave locais. 

As empresas devem incluir palavras-chave específicas da localidade em seu site, como: 

  • o nome da cidade ou bairro em que estão localizadas;
  • Serviços oferecidos (sem exagerar).

Isso ajuda a melhorar a relevância do site para pesquisas locais e aumenta a probabilidade de que ele apareça nos resultados de pesquisa.

Cadastro em diretórios | Backlinks locais

Além disso, a construção de backlinks locais é uma estratégia eficaz de SEO local. 

As empresas podem se envolver com outras empresas locais, patrocinar eventos locais ou fazer parcerias com organizações locais para criar backlinks relevantes e de alta qualidade para seu site.

Avaliações dos clientes dentro da ficha do Google Meu Negócio

Por fim, as avaliações dos clientes também são um fator importante no SEO local

As empresas devem incentivar os clientes a deixarem avaliações positivas em sites de revisão, como o Google Meu Negócio, para aumentar a credibilidade e a visibilidade de sua empresa nos resultados de pesquisa locais.

As avaliações devem ser feitas corretamente!

Nós estamos falando neste artigo sobre otimizações de SEO, certo?! Então, devemos levar em consideração em cada ponto.

As avaliações são pontos principais, tanto para gerar credibilidade para outros usuários, quanto para o próprio Google. 

Porém, não basta só fazer as avaliações sem comentários. Você precisa direcionar seus usuários para uma avaliação verdadeiramente positiva para o seu negócio, utilizando palavras-chave que são importantes para o seu negócio! 

O SEO Local é fundamental e você não pode deixar faltar em nenhum projeto!

Em resumo, o SEO local é uma estratégia importante para as empresas que desejam melhorar sua visibilidade para pesquisas locais

Com fichas bem posicionadas, você pode se tornar referência sobre o seu assunto na região, aparecendo sempre como primeiro resultado toda vez que seus Usuários pesquisarem sobre o seu nicho!

 

 

O impacto das mídias sociais no SEO:

impacto das redes sociais no seo

A gestão de mídias sociais têm um impacto significativo no SEO, pois as interações sociais podem afetar diretamente a relevância e a autoridade de um site. 

Vamos conhecer e pontuar agora alguns tópicos que as redes sociais podem auxiliar no processo de otimização de SEO.

Backlinks sociais: 

As mídias sociais podem ser uma fonte de backlinks para um site. 

Se o conteúdo do site é compartilhado em uma plataforma de mídia social e outros sites decidem vincular a esse conteúdo, isso pode aumentar a autoridade do site nos mecanismos de pesquisa.

Sinais sociais:

Os mecanismos de pesquisa usam sinais sociais para avaliar a relevância e a popularidade de um site. 

Isso inclui: 

  • o número de compartilhamentos; 
  • curtidas; 
  • comentários em um conteúdo de mídia social. 

Quanto mais sinais sociais um site tiver, maior será sua relevância e autoridade nos mecanismos de pesquisa.

Engajamento social: 

A interação nas mídias sociais pode aumentar o engajamento do público com um site. 

Quando os usuários compartilham e comentam em um conteúdo de mídia social, isso aumenta a visibilidade do site e pode levar a um aumento no tráfego orgânico.

Autoridade do perfil social: 

As contas de mídia social também podem ter autoridade nos mecanismos de pesquisa

Uma conta de mídia social bem estabelecida e ativa pode ser vista como uma fonte confiável de informações e aumentar a autoridade de um site que está vinculado a ela.

Integração social: 

Integrar plataformas de mídia social em um site pode aumentar a interação dos usuários e aumentar a relevância do site nos mecanismos de pesquisa. 

Por exemplo, incorporar botões de compartilhamento social em um blog pode aumentar o alcance do conteúdo e levar a um aumento no engajamento social e tráfego orgânico.

Mídias sociais no SEO – Não pode faltar no seu projeto!

Em linhas gerais, todas essas otimizações são fundamentais para que o seu site tenha um excelente desempenho na competição dentro da SERP.

As mídias sociais podem afetar diretamente a relevância e autoridade. 

A interação nas mídias sociais também pode aumentar o engajamento do público e o tráfego orgânico de um site. 

Por fim, a integração social pode aumentar a interação do usuário e a relevância do site nos mecanismos de pesquisa.

6 dicas para otimizar seu blog com SEO e melhorar seu posicionamento

Neste artigo, vamos apresentar seis dicas para otimizar o seu blog e atrair mais cliques e visualizações para o seu site. Confira!

dicas de seo para otimizar blog e site


1 – Planeje seu conteúdo com base

em pesquisas de palavra-chave

A otimização para mecanismos de busca torna seu blog mais visível para leitores que procuram conteúdo relacionado em motores de busca. Para produzir conteúdo de qualidade, comece pesquisando as palavras-chave mais relevantes para o seu público-alvo. A escolha certa de palavras-chave ajuda os algoritmos de busca a determinar qual conteúdo é relevante para o seu público.

2 – Utilize títulos eficazes

Os mecanismos de busca analisam o título do seu blog para avaliar a relevância do seu conteúdo. Por isso, é vital que a palavra-chave seja incluída no título do seu artigo. Além disso, utilize as primeiras 66 palavras para introduzir o assunto.

3 – Use links internos

Crie links entre usuários a navegar mais facilmente pelo seu site. Além disso, isso aumenta as chances de seu conteúdo ser compartilhado e utilizado por outras páginas. Certifique-se de que seu conteúdo seja de alta qualidade!

4 -Escreva conteúdo fácil de ler

Conteúdo legível é crucial para a classificação nos mecanismos de busca.

Use:

  • palavras curtas; parágrafos curtos, pontuação correta, cabeçalhos e marcadores. Imagens e seus artigos para ajudar os paços também ajudam a facilitar a leitura.

5 – Produza conteúdo exclusivo

Seu conteúdo deve ser único e original. Não reproduza textos de outros sites, nem mesmo do seu próprio site. A qualidade do conteúdo é crucial para atrair leitores.

6 – Analise seus resultados

Monitore os resultados das suas postagens para saber como está o engajamento dos usuários. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que oferece diversas métricas úteis, como o tempo médio que os usuários passam em seu site, taxa de rejeição e conversões.

Se sua empresa precisa melhorar seu desempenho na busca orgânica, um bom serviço de SEO pode ser a solução. Além de melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca, ele oferece diversos benefícios. Invista em um bom serviço de SEO e comece a colher os frutos!”

 

Se antes a concorrência estava até onde a visão do cliente alcançava, hoje o acesso à informação é irrestrito.” – Guilherme de Bortoli – CEO da Orgânica

Conclusão

Dentro desse artigo foram abordadas algumas informações à cerca do SEO e é fácil de se observar que esse assunto é muito extenso, certo? Porém, compreendendo essas estratégias e como elas funcionam, será possível alcançar resultados incríveis em cada otimização.

O SEO on page, off page e técnico precisam ser aplicados nas suas páginas e da maneira certa!

Você tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre algum desses assuntos? Então deixa um comentário aqui embaixo e nós vamos te ajudar!

FAQ (Perguntas Frequentes)

1- Qual o significado de inbound marketing?

O Inbound Marketing é um conjutno de estratégias que visam a obtenção de clientes e, por meio de conteúdos relevantes, converter esses clientes à potenciais compradores. Diferente do marketing convencional o Inbound Marketing faz com que a empresa não precise ir atrás dos clientes, mas explora os mecanismos de busca, blogs e redes sociais para que os clientes venham até a empresa.

2- O que influencia o SEO?

O comportamento que os consumidores tem muda constantemente e na medida em que o conhecimento aumenta, os usuários se tornam melhores buscadores e é por esse motivo que os profissionais de SEO tem que compreender o que está por trás de determinada palavra-chave. Isso revela o motivo pelo qual algumas palavras-chaves tem mais buscas do que outras.

3- Qual a diferença entre SEO e CEO?

Por mais que parecidas, essas duas siglas, possuem significados completamente destintos. O CEO é uma sigla que representa o reponsável pelas estratégias e visão de uma determinada empresa e o SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).

4- Como subir no rank do Google?

Um dos fatores responsáveis para o ranqueamento no Google é saber trabalhar dentro das páginas do seu site as palavras-chaves que definem o seu negócio. O ideal é que seja produzida uma página para cada palavra-chave, isso é importante para que os buscadores, como o Google, usem as palavras-chaves usadas pelos usuários para encontrar a página mais relevante para o resultado daquela pesquisa.