Inbound X outbound marketing – qual estratégia usar?

Consultoria SEO RJ – Inbound X Outbound Marketing | Qual Estratégia Usar?

Ao contratar uma Consultoria de SEO, essas duas terminologias de marketing precisam ser levadas em conta para a montagem do plano de marketing de uma empresa em específico.

Abaixo você conseguirá entender as particularidades de cada estratégia e como você pode usar tais metodologias para vender mais no seu negócio.

A estratégia de Outbound Marketing:

A estratégia de Outbound consiste em uma comunicação ativa de vendas, onde as empresas vão até o usuário.

Outbound Marketing também pode ser conhecida como Marketing de Interrupção, pois, ativamente interrompemos a navegação do usuário para ofertar algo.

o que é outbound marketing

O Outbound Markeitng evoluiu e hoje em dia pode ser usado em através das ferramentas de anúncios online, tais como:

  1. Facebook/Instagram Ads;
  2. Google Ads/Youtube Ads;
  3. Pinterest Ads;
  4. Tik Tok Ads;
  5. Native Ads/Taboola;

Antigamente algumas estratégias de Outbound Marketing mais comuns eram:

  • Distribuição de folhetos;
  • Realização de chamadas via telemarketing;
  • Comerciais na televisão;
  • Ofertas em estações de rádio;

A estratégia de Inbound Marketing:

A estratégia de Inbound Marketing é exatamente o oposto, sendo que a venda ocorre de forma passiva.

Ou seja, cliente procura pelo produto ou marca.

As técnicas para atrair esses usuários envolvem a produção de conteúdo relevante para o público que se deseja atingir. Alguns exemplos são:

  • Criação de um perfil em rede social
  • Disponibilização de conteúdo em forma de e-book
  • Postagem de vídeos em canais como Youtube
  • Compartilhamento de materiais em páginas do tipo bloginbound marketing na pratica, o que é inbound marketing

Inbound x Outbound – Qual Estratégia Definir Para a Minha Empresa?

O ideal é mesclar os dois Marketing’s dentro do seu negócio.

Assim você terá o melhor de cada formato.

Aqui na Maturare, acreditamos que o Inbound e o Outbound podem girar como se fossem um Infinito, sendo assim, perceba abaixo como geralmente é o processo que adotamos…

como mesclar outbound e inbound marketing

Logo, seguimos esta ordem:

1. Otimizamos o Site Para SEO;
2. Produzimos Conteúdos Relevantes Para o Usuário;
3. Nos Relacionamos através das Redes Sociais e E-mail;
4. Realizamos Anúncios Focados Em Páginas Que Focam Na Venda Dos Serviços/Produtos;

Problema Crônico: Tráfego Pago Cada Vez Mais Caro

O tráfego pago tem se tornado cada vez mais caro e isso tende a piorar.

Com o aumento de empresas dispostas a anunciar online as métricas e os custos com marketing aumentam.

Custo Por Lead, Custo Por Clique, Custo Por Mil Impressões, Custo Por Visualização de Página…

Todos os custos tendem a aumentar, e com isso… Seu ROI (Retorno Sobre o Investimento) será cada vez menor.

Exemplo:

Vamos pensar em uma situação hipotética.

Imaginemos uma situação onde dois médicos (Heitor e Enzo), que são amigos, estão procurando uma maneira de atrair mais pacientes após a formatura.

Cada um deles optou por um modelo de tráfego para os seus consultórios, um deles decidiu pelo Google Ads e o outro pelo SEO.

  • Heitor, foi mais imediatista e decidiu utilizar o Google ADS.  Logo que iniciou já recebeu mais pacientes. Abaixo podemos ver que o Custo Por Clique (CPC) desse nicho de medicina é em media R$ 3.20

 

Logo, se o Heitor quiser 100 cliques por dia, ele terá o seguinte custo:

R$ 3.10 (Cada clique) X 100 Cliques = R$ 310 Por Dia investido em Google Ads.

custo de anuncios no google ads para medicos

No decorrer do tempo, esse médico teve uma necessidade parar com os anúncios e então todo o seu tráfego foi cortado do dia pra noite.

  •  O outro médico, Enzo optou pelo tráfego orgânico. Seu início foi um pouco mais “lento” que o Heitor, porém, com o decorrer do tempo, os conteúdos dentro do site e o site adquiriram muita autoridade e por esse motivo se posicionaram nos primeiros resultados de pesquisa orgânico do Google.

 

Os processos feitos pelo Tráfego Orgânico, como já dito,  não possui “data de validade”. Sendo assim, todas as estratégias utilizadas dentro do site continuarão trabalhando para a sua empresa e, cada vez mais, adquirindo autoridade e Leads para o site da sua empresa.

Levando para o Google, temos as grandes vantagens e desvantagens que rodeiam os parâmetros do Google ADs (Tráfego Pago) e do Google SEO (Tráfego Orgânico).