O que é trafego

O que é Tráfego?

o que é trafego

Tráfego é “circulação” de pessoas em um determinado local. Porém, essa “circulação” que antes era limitada ao número de pessoas que passavam na calçada da sua loja ou entravam no seu negócio evoluiu para o mercado digital.

Nesse ambiente digital, temos basicamente dois tipos de fontes de tráfego, são elas:

Ou seja, existem duas formas de trazer pessoas para conhecer seu produto, serviço ou solução.

Mas, você deve estar se perguntando..

Qual a Melhor Fonte de Tráfego?

Basicamente, não existe melhor ou pior fonte de tráfego..

O que existe é: Qual tipo de fonte de tráfego se adapta melhor ao momento atual da minha empresa.

Para isso devemos analisar:

Analise Primeiro Seu Modelo de Negócio;

O modelo que o seu negócio funciona é imprescindível de ser analisado antes de pensar em investimento com tráfego pago ou orgânico.

Uma excelente dica para saber em qual fonte de tráfego investir é:

  1. Mapear as formas que sua empresa vende seu produto/serviço;
  2. Analisar o funcionamento das referências do seu mercado (O que os líderes de mercado tem feito, onde investem podem ajudar na sua análise);
  3. Entender a característica que cada fonte de tráfego também é essencial.


Exemplo:
O Facebook possui uma fonte de tráfego mais ativa, ou seja, você faz uma oferta direta para o usuário. Já o Google o usuário que pesquisa por algo, no tik tok os vídeos precisam ter um ar de Trend, no taboola as notícias precisam ser sensacionalistas, enfim..

 

  1. Saber qual tipo de retorno sua empresa precisa gerar através dos anúncios também é primordial, defina qual é o retorno necessário para o bom funcionamento do seu fluxo de caixa: Retornos de Curtíssimo, curto, médio ou longo prazo.

 

Conhecer como cada fonte de tráfego funciona, entender do seu modelo de negócio e analisar seu fluxo de caixa irá te ajudará a escolher e criar uma estratégia de tráfego com resultados acima da média.

Entenda o Padrão de Consumo e a Jornada de Compra do Seu Cliente;

Após desmembrar o seu modelo de negócio devemos entender o padrão de consumo do seu cliente.

  • Antes de realizar compras na internet seu cliente pesquisa por soluções?
  • Seu cliente assiste vídeos no Youtube para se informar antes da compra?
  • Seu cliente faz que tipo de pesquisa no Google?
  • Quais são os canais que influenciam mais a tomada de decisão do seu consumidor?
jornada do consumidor
Mapear toda a jornada do consumidor é uma excelente forma de entender qual fonte de tráfego deve ser priorizada – (Imagem: Maturare)

Ao mapear a Jornada do Consumidor, você encontra pontos que podem ser trabalhados em cada etapa para fazer o potencial cliente evoluir na jornada de compra o mais rápido possível.

E-commerces que usam o Blog para auxiliar a jornada de compra do Usuário notaram um aumento de 38% da taxa de conversão;

Por exemplo: Se você tiver uma marca para um público mais jovem talvez faça mais sentido investir em anúncios no TikTok.

Entenda As Diferenças do Tráfego Pago x Tráfego Orgânico do Google (SEO)

As campanhas de tráfego sejam elas: Facebook Ads, Google Ads ou Taboola, estão ficando cada vez mais caras e competitivas, assim, a fonte de tráfego orgânica se torna indispensável em projetos que querem vender com recorrência, previsibilidade de tráfego e aumento do ROI usando o poder da internet.

As buscas orgânicas no Google (SEO), geram um dos melhores tipos de tráfego possível.

As otimizações de SEO feitas por um Consultor de SEO garantem que quando alguém pesquisar pelo seu produto ou serviço sua empresa apareça na hora certa, com a mensagem certa e no local certo.

Isso é marketing!

Abaixo trouxemos um infográfico onde você vai pode tirar todas as suas dúvidas sobre essas duas formas de gerar tráfego para o seu negócio.

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Infográfico Maturare Sobre Tráfego Pago X SEO – (Edição: Daniel Batista – Diretor de Conteúdo Maturare)