Meta Description: O que é meta descrição, Como Usar + 6 Dicas!

o que é meta description
  • Meta Description: um pequeno texto de até 150 – 160 caracteres que aparece logo abaixo do título nas páginas de resultados do Google (SERP). A Meta Description é um Código HTML que tem o foco de resumir para o usuário o que será tratado na página. Apesar de não ser um critério de ranqueamento, é uma poderosa maneira de atrair o usuário para as páginas do site. 

 

Se você tem um Site, provávelmente, já deve ter ouvido falar sobre a meta description e, mesmo que não tenha ouvido falar, em algum momento você já teve contato com essa funcionalidade.

A Meta Description é uma pequena descrição sobre o que será abordado na página localizada logo abaixo da Title Tag na página de resultados do Google (SERP).

Apesar da Meta Descrição não ser um critério direto de posicionamento nos resultados do Google, ela é muito importante, pois, através dela, você pode apresentar o que será tratado no conteúdo para o Crowler (bot) do Google e também para os usuários.

Fazer uma Meta descrição de qualidade é fundamental para ter uma alta taxa de cliques nas suas páginas.

E, por esse motivo – nós, da Agência de SEO Maturare, preparamos esse artigo para te apresentar tudo sobre esse assunto tão importante!

Portanto, se você quer saber como criar uma descrição de SEO atraente e relevante para o seu conteúdo, qualificando os usuários e aumentando taxa de conversão – então você precisa ler esse artigo!

 

O que é Meta Description?

Já pudemos ver nesse artigo, logo no inicio, diversas informações acerca da meta description e sua tamanha importância para os melhores resultados nas páginas do site.

Todavia, devido à sua tamanha importância e capacidade de trazer os melhores resultados, esse assunto merece ser salientado!

o que é meta descripition no google

Afinal de contas, a Meta description é uma das informações mais importantes presentes na páginas de resultados dos buscadores – sendo um resumo do conteúdo que será abordado dentro da página, possibilitando que o usuário compreenda se a sua página é relevante antes mesmo dele clicar.

Além disso, é uma oportunidade única de você se comunicar diretamente com o seu usuário, convencendo-o e captando a atenção através de técnicas e estratégias, como os gatilhos mentais.

Sendo assim, apesar de não ser um critério direto de rankeamento, como já pudemos ver nesse artigo – ignorar a meta description é um erro gravíssimo!

O que acontece se eu não preencher a Meta tags de descrição? Quais são os resultados?

No caso de não preencher a meta description, o Google preencherá automaticamente para você, o que pode ser extremamente negativo – afinal de contas – o Google colocará uma parte avulsa do texto no lugar, sendo, geralmente, as primeiras linhas do texto colocadas no lugar.

Essa prática é extremamente negativa, pois a meta description pode ficar completamente descontextualizada com o que se trata o texto, ou, simplesmente, pode não atrair os usuários por não ser feita da maneira correta.

A importância de investir em uma description convincente: exemplo prático

A meta description é um poderoso complemento para as suas estratégias de SEO, afinal, não adianta aplicar todas e as melhores estratégias se você não otimizar as suas meta descrições.

Entenda que: A experiência do usuário deve ser o seu foco principal ao construir conteúdos para a WEB!

Imagine agora que:

você investiu “pesado” na estruturação das melhores estratégias de SEO para as páginas da sua empresa e, de fato, conseguiu posicionar as páginas nas primeiras posições de resultados do Google – uma posição extremamente privilegiada!

Agora, pense no usuário encontrando a sua página:

  • Sem descrição ou apresentação do conteúdo;

  • Texto automático completamente desconexo.

Apesar do site estar bem ranqueado, se o usuário não conseguir se conectar ou saber que aquele site esteja bem ranqueado, bem provávelmente o usuário irá optar pela página abaixo que apresentará mais informações.

Onde a Meta Description atuará?

Apesar de estarmos falando diretamente sobre a função da Meta description nas páginas de resultado dos buscadores, ao construir uma meta description para a sua página, ela pode aparecer em resultado em outros lugares, assim como, as redes sociais.

Ao criar meta description da maneira certa, é possível obter resultado verdadeiramente positivos e relevantes!

A descrição do post nas ferramentas de busca

Tanto o Google como outras ferramentas de busca utilizam a Meta description.

E, como você pôde ver até agora, é uma excelente maneira de apresentar os dados do seu post para o usuário e se destacar das demais páginas.

meta description nas de busca, no google

Sem dúvidas é um elemento que não pode faltar para a sua página, assim como visto no exemplo logo acima.

Meta descrição para as Redes sociais

As redes sociais, apesar de não ser o foco, também podem ser utilizadas para realizar pesquisas, ou, até mesmo, para o compartilhamento dos conteúdos das páginas do site por páginas da empresa ou páginas de noticia.

Redes sociais, como:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • e outros.

Oferecem um fragmento da página ao compartilhar uma URL para demonstrar um pouco sobre o conteúdo – estando inclusos:

  • meta description;
  • foto principal da página;
  • e título.

compartilhamento de url

É bom que todas essas características sejam devidamente otimizadas e pensadas para captar a atenção do usuário, trazendo coerência em cada ponto e mostrando ao usuário a relevância das páginas, possibilitando uma alta taxa de cliques!

 

Quantos caracteres deve conter uma meta descrição?

Sem dúvidas, um dos principais desafios na criação de meta descrição é resumir o que será tratado na página com tão poucas palavras.

O limite imposto pelo Google é de 160 caracteres para que a descrição cubra o espaço adequadamente.

Ultrapassar esse limite fará com que o Google corte parte do texto inserindo reticências.

  • OBS: Evite metas muito curtas que pareçam incompletas, essa é uma prática que pode trazer resultados negativos.

dicas para meta description

6 Dicas para você fazer uma Meta Description atrativa

Como você pôde ver durante esse artigo, desenvolver uma boa meta description é extremamente importante para os resultados dentro das otimizações das suas páginas e suas otimizações de SEO.

Agora que você já compreende isso e outras informações sobre as meta description, Vamos conhecer as melhores dicas para que você faça uma descrição matadora nos seus artigos!

Vamos lá!

1- Seja Direto – aproveite cada caractere!

Compreendemos que existem conteúdos que são muito extensos e, como já dito, é extremamente desafiador resumir tudo que é abordado em apenas 160 caracteres, porém, mesmo que o seu post seja muito grande, ele aborda um conteúdo principal e é exatamente sobre ele que você precisa abordar.

Foque em apresentar ao usuário qual é o tema da página no momento de criar a sua descrição!

2- Desperte o interesse dos seus usuários!

Aproveite cada caractere e seja direto ao ponto, mas utilize esse espaço para gerar o interesse no usuário para entrar no seu conteúdo para entender mais sobre o que será abordado.

As meta description, além de chamar a atenção dos usuários, ainda tem a função de chamar a atenção, portanto, use uma linguagem persuasiva e aproveite para se “vender” para o seu usuário.

3- Utilize call-to-action (CTAs)

No caso do uso de uma mensagem persuasiva e com intenção de fazer com que o usuário tome uma decisão – utilizar chamadas para ação é uma excelente escolha, pois demonstra para o usuário exatamente o que você quer que ele faça.

Claramente, um dos principais objetivos é que usuário entre no seu conteúdo, mas pode ser ainda mais abrangente levando benefícios que ele encontrará ao realizar essa atitude, como: Aprenda agora, entenda definitivamente e outros.

4- Utilize o gatilhos mentais na suas descrições

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que atuam no subconsciente do indivíduo, estimulando a tomada de decisão.

Na produção de Meta Description, o uso de gatilhos mentais pode ser muito eficiente para atrair a atenção do usuário e levá-lo a clicar no seu link.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados em Meta Descriptions. A seguir, apresentamos alguns exemplos e os classificamos de acordo com o seu tipo:

  • Urgência:

Esse tipo de gatilho atua na sensação de que é preciso agir imediatamente. Exemplos de expressões que podem ser usadas em Meta tags Descriptions para estimular a urgência são:

    • “Não perca mais tempo”;
    • “Últimas unidades disponíveis”;
    • “Acesse agora”, entre outras.
  • Curiosidade:

Esse tipo de gatilho estimula a curiosidade do usuário, levando-o a querer saber mais sobre o conteúdo oferecido. Exemplos de expressões que podem ser usadas são:

    • “Revelamos o segredo”;
    • “Descubra o que ninguém te contou”;
    • “Você não vai acreditar no que vai encontrar”;
    • entre outras.
  • Escassez:

Esse tipo de gatilho atua na sensação de que há poucas oportunidades disponíveis, levando o usuário a tomar uma decisão rápida. Exemplos de expressões que podem ser usadas são:

    • “Últimas vagas”;
    • “Somente hoje”;
    • “Oferta por tempo limitado”;
    • entre outras.
  • Autoridade:

esse tipo de gatilho utiliza a reputação do seu negócio ou a do autor do conteúdo para gerar confiança no usuário. Exemplos de expressões que podem ser usadas são:

    • “O texto mais lido”;
    • “Especialista no assunto”;
    • “Autor de best-sellers”;
    • entre outras.

Além desses exemplos, existem outros tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados em Meta Descriptions, como a prova social, que atua na ideia de que as pessoas tendem a seguir o que outras pessoas já fizeram, e a reciprocidade, que estimula a ideia de que ao receber algo, é necessário retribuir.

5- Seja honesto no desenvolvimento da sua meta descrição!

Você pôde ver acima algumas técnicas e, de fato, o objetivo é atrair o usuário – todavia – isso deve ser feito de maneira real e honesta com seus usuários.

Por esse motivo, Caso você faça uma promessa no seu título ou na sua meta descrição, você deve cumpri-la, evitando frustrações e, por consequência, diminuição da confiança com a sua marca.

Ao clicar no link e não encontrar o que é prometido, o usuário sairá rapidamente e isso gerará algo chamado: taxa de rejeição.

6- Utilize as palavras-chave na sua descrição – excelente otimização para SEO!

As palavras-chave são elementos fundamentais na otimização de mecanismos de busca (SEO), pois ajuda os motores de busca a entenderem do que se trata o conteúdo da página e a exibi-la para os usuários que procuram informações relacionadas.

Ao utilizar as palavras-chave na meta descrição, você está indicando claramente para o usuário e para o mecanismo de busca qual é o assunto principal da página e o que ele pode esperar encontrar ali.

Quando o usuário pesquisa pelas palavras-chave, os buscadores irão salientar em negrito a palavra-chave no seu título e dentro da sua meta descrição – o que chama mais ainda a atenção dos usuários e aumenta as chances de cliques no link.

  • Tenha em mente que a sua palavra-chave deve ser inserida de forma natural e completamente coerente – não basta inseri-la de forma aleatória no texto. A descrição deve ser atrativa e persuasiva, mas sem perder a clareza e a objetividade!

O que evitar na criação da sua meta description:

Ao criar meta descriptions para suas páginas, é importante evitar alguns erros comuns que podem comprometer a eficácia da descrição.

Alguns desses erros são:

1- Utilizar a mesma meta para várias páginas

Essa atitude pode confundir o usuário e o Google, sendo uma prática negativa e que deve ser evitada.

2- Evite Metas genéricas

Uma descrição vaga é aquela que não entrega uma visão clara sobre o conteúdo são extremamente negativas e devem ser evitadas nas suas páginas, tanto por não atrair o interesse dos usuários como repeli-los em outros casos.

3- Evite promessas falsas

É fundamental evitar o uso de promessas falsas ou de conteúdos que não estejam relacionados com os conteúdos das páginas.

A meta description é uma síntese precisa e atrativa para os usuários encontrarem e optarem pelas suas páginas.

4- Não deixe as metas descrições “em branco”

Evite deixar as metas descrições vazias para evitar que o Google preencha elas com conteúdos que talvez não tenham o mínimo sentido com o que será abordado no seu texto.

5- Não respeitar o tamanho

Como dito neste artigo, tanto o excesso como a falta são extremamente negativos, por esse motivo, é muito importante que você faça um descrição completa, mas sem ultrapassar o limite de 160 e nem fazer pequena demais a ponto de parecer incompleta.

6- Evite a Automatização

De fato, a automatização é benéfica em diversos pontos, ainda mais quando falamos de marketing digital – evitando a necessidade de realizar diversas tarefas burocráticas.

Todavia, a automatização não é benéfica para a criação de meta description, pois podem ocorrer repetições ou, até mesmo, a criação de descrições sem sentido.

Conclusão

As meta descriptions são extremamente positivas e, apesar de não serem diretamente ligados aos processos de posicionamento das páginas nos buscadores, são processos importantes e fundamentais que devem ser inseridos e aproveitados da maneira certa!

Através das dicas e estratégias demonstradas através deste artigo, é completamente possível alcançar um resultado incrível em cada uma das suas páginas!

  • Possui alguma dúvida ou quer saber mais sobre esse assunto ou outros assuntos de SEO? Deixe sua dúvida nos comentários abaixo ou acesse nossa área de blog e veja diversos outros conteúdos incríveis sobre SEO!

Meta Description – FAQ (Perguntas Frequentes )

O que é uma Meta Description?

A Meta Description é um resumo curto do conteúdo da página que aparece na SERP.

Qual é a função das meta descriptions?

A função da Meta Description é atrair usuários para clicarem no link da sua página de resultado do Google.

Qual é o tamanho ideal para uma description?

O tamanho ideal para uma Meta Description é de 155 a 160 caracteres, para que ela não seja cortada nos resultados de busca.

É possível colocar várias meta descriptions em uma mesma página?

Não, é possível ter apenas uma Meta Description por página.

A Meta descrição afeta o SEO da minha página?

Sim, a Meta Description é importante para o SEO da sua página, pois ajuda o Google a entender o conteúdo e a relevância da página.

A palavra-chave deve ser incluída na descrição?

Sim, a palavra-chave deve ser incluída na Meta Description, pois pode ajudar o usuário e o Google a entenderem sobre o que trata o conteúdo da página.

Posso utilizar CTAs (call-to-action) na Meta descrição?

Sim, é possível utilizar CTAs na Meta Description para incentivar o usuário a clicar no link da sua página.

A Meta Description deve ser única para cada página?

Sim, cada página deve ter uma Meta Description única que resuma o conteúdo daquela página específica.

A Meta Description afeta a taxa de rejeição da minha página?

Sim, se a Meta Description não corresponder ao conteúdo da página, o usuário pode se sentir enganado e abandonar a página, aumentando a taxa de rejeição.

Como posso avaliar se a minha Meta Description está funcionando bem?

A melhor forma de avaliar a eficácia da sua Meta Description é observar a taxa de cliques (CTR) da sua página.