Title Tag: o que é e como fazer o melhor título para SEO?

Embora seja um elemento relativamente simples, a title tag tem um grande impacto no desempenho do seu site nos resultados de busca, sendo um dos fatores mais importantes para que o Google bot consiga entender sobre o que se trata o seu conteúdo, assim como os usuários que estão procurando pela palavra-chave em foco.

Neste artigo – nós, da Agência de SEO Maturare – discutiremos o que é uma title tag, por que ela é importante e como escrever títulos eficazes para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

Se você está procurando maneiras de melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a title tag.

O que é Title Tag?

Como já dito, o Title Tag é um elemento HTML que desempenha um papel crucial na otimização de mecanismos de busca (SEO).

Ela é um dos principais fatores que os mecanismos de busca levam em consideração ao determinar o que mostrar nos resultados de pesquisa.

Além de mostrar para o Google, as title tags, assim como a meta description, tem como intuito mostrar para o usuário sobre o que será tratado naquela página e que o seu conteúdo auxiliará na compreensão do que está sendo pesquisado.

O desenvolvimento de um titulo e uma meta descrição otimizados são fundamentais para conseguir os melhores resultados no posicionamento das suas páginas, seja uma landing page ou um Tutorial – todas as páginas precisam estar muito bem otimizadas!

Title Tag: onde encontrar?

Os Titles são encontrados em áreas muito importantes que vão de encontro com as pesquisas dos usuários.

  • Barra de título do navegador;

barra de titulo de navegação

  • Página de resultados dos mecanismos de busca (SERP).

Página de resultados dos mecanismos de busca (SERP)

 

A SEO Title é exibida na página de resultados do Google com a cor azul e destacada para o usuário ler o título e saber se aquela página é realmente o que ele está procurando – por esse motivo, as tags devem conter a palavra-chave principal para mostrar ao usuário do que se trata aquela página.

o que é title tag

Dessa forma, a Title tag deve ser uma breve descrição do conteúdo da página para que seja relevante e atraente para aos usuários.

Por que criar uma tag Title (Títulos de SEO)?

Como pudemos ver anteriormente, as tags de títulos são critérios fundamentais para captar os usuários na páginas de resultados dos buscadores, assim como a meta description e URL. Você deve apresentar para o usuário que a sua página abordará o que ele está procurando!

 

Como editar a Title tag SEO das páginas do meu site?

Depois de criar as suas Title Tags SEO para as páginas, o próximo passo é implementá-las no seu site. A melhor maneira de fazer isso pode variar dependendo das ferramentas de Serviços SEO que você possui.

Se você tem um site personalizado, é possível editar o HTML diretamente.

Para usuários do WordPress, o processo é ainda mais fácil, pois você pode usar ferramentas como o Yoast para fazer isso ou o Rank Math SEO.

No entanto, se o seu site estiver em um CMS ou hospedagem diferente, é importante consultar a empresa ou o servidor responsável para verificar a melhor forma de realizar essa alteração. Eles podem fornecer orientações específicas sobre como implementar as suas Title Tags para garantir que ela seja exibida corretamente nos resultados de pesquisa.

O que acontece se não for inserida uma Title Tag?

Se você não colocar uma title tag no seu artigo, os mecanismos de busca recorrerão ao conteúdo do seu site para gerar um título automático para ser exibido nos resultados de pesquisa. Essa opção pode não ser a melhor escolha, pois o título automático pode não ser atraente ou relevante para os usuários, o que pode afetar negativamente a taxa de cliques.

No navegador, em vez do título, será exibido o nome do arquivo ou o conteúdo das heading tags (h1, h2, h3, etc), caso a página em questão trabalhe tais tags. Isso pode não ser um problema para os visitantes que já estão no seu site, mas pode ser confuso para os usuários que estão visualizando várias abas ao mesmo tempo e procurando informações específicas.

 

Como escrever Title Tag eficiente para SEO?

Ao escrevera Title de uma página, é importante considerar tanto o Google quanto as pessoas que irão ler o título nos resultados da pesquisa. Um título mal escrito, mesmo que bem posicionado, receberá poucos cliques, pois é o título que cria expectativas nos usuários. Caso não esteja condizente com o conteúdo da página, pode resultar em uma alta taxa de rejeição.

Para criar um bom título, selecionamos algumas dicas:

  • Crie uma página específica para cada palavra-chave que deseja aparecer no Google e, consequentemente, um título para essa página.
  • Coloque a palavra-chave selecionada para a página no início do título, de forma natural e de acordo com o conteúdo da página.
  • Evite repetir a palavra-chave de forma não natural no título. Uma vez é suficiente.
  • Evite colocar o nome da sua empresa no início de todos os títulos.
  • Agregue valor e informe o assunto de forma sucinta e objetiva.
  • Cada página deve ter um título exclusivo no site para evitar repetições. Um título ideal deve ter de 50 a 65 caracteres.
  • Não fique perdendo tempo ao inserir repetições excessivas da palavra-chave, pois o Google desconsidera e, dependendo da quantidade de vezes que a palavra-chave for repetida, pode até ocasionar em uma penalização – pois mostrará ao Google que o foco das suas otimizações e publicações não está na experiência dos usuários.

 

Title tag: Dicas para criar o melhor Título SEO para sua página!

Agora que você já sabe o que é Title Tag, como ela funciona e qual é a importância de utilizar uma Title Tag, nós vamos conhecer agora as melhores dicas para você criar title de maneira poderosa para as suas páginas e aumentar o número de cliques nas suas páginas!

Conheça agora as dicas para criar o melhor título para SEO!

1- Use as palavras-chaves certas na tag dos seus conteúdos!

O uso de palavras-chave relevantes é um dos fatores mais importantes na otimização de um título para SEO. É fundamental identificar quais são as palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo e incorporá-las de forma natural no título.

Para isso, é recomendado fazer um planejamento de palavras-chave e usar ferramentas de SEO, como: o Planejador de palavras-chave do Google , SemRush e outras ferramentas que podem te auxiliar na pesquisa de volume de buscas, dificuldade de ranqueamento e, até mesmo, intenção das palavras-chave .

É importante lembrar que cada página deve ter uma palavra-chave específica e exclusiva em seu título para evitar a canibalização entre as páginas do seu próprio site. Com um título otimizado, você pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego qualificado.

2- Utilize a palavra-chave no inicio dos seus títulos!

Inserir a Palavra-chave em foco no início do título é uma excelente prática para otimizar o seu título para SEO.

Afinal de contas, dessa forma, tanto o Google quanto os usuários poderão identificar, logo nos primeiros momentos e com grande facilidade, que a sua página trata sobre o que eles estão procurando.

Para criar seus títulos e inserir a palavra-chave no inicio, podem ser aplicados alguns “macetes”, como:

  • Inserir dois pontos:
    • EX: “Lavagem de carro: Como e porquê realizar frequentemente”

3- Invista em Títulos Curtos

Investir em Títulos de SEO curtos e diretos é o melhor para conseguir captar a atenção dos usuários e mostrar sobre o que a página em questão estará abordando.

Sendo assim, o tamanho e a qualidade do título é extremamente importante para obter os melhores resultados!

4-  Analise a intenção de busca para a palavra-chave que você estará utilizando

No caso de Palavras-chave informacionais, é muito positivo utilizar termos como:

  • o que;
  • Onde;
  • Como;
  • por que e outros termos nesse formato.

Esses termos demonstram para o usuário diretamente que a sua página irá abranger as dúvidas dele acerca do assunto que ele está pesquisando.

5- Invista em uma Copy poderosa!

Como Já visto neste artigo, para a criação de conteúdos para a página de um site, é muito importante investir a atenção nos buscadores, todavia, a parte principal não pode ser esquecida: os usuários!

Otimizar as páginas para os buscadores é, de fato, extremamente importante, mas os seus títulos devem mostrar para o usuário que as suas páginas são relevantes e merecem o clique deles.

Demonstre para o usuário sobre o que será abordado na página, mas evitando títulos sensacionalistas ou enganosos – pois essas práticas acompanham uma altíssima taxa de rejeição.

Sempre desenvolva os conteúdos colocando o usuários em primeiro lugar – produzindo conteúdos de qualidade e que tratem todas as necessidades!

6- Insira conteúdos relevantes para os usuários

Os seus títulos precisam ser relevantes e atrair a atenção e os cliques dos usuários.

Uma forma de aumentar os cliques e a relevância dos seus títulos, é apresentar para o usuário exatamente o que será abordado no conteúdos, como no caso de um e-commerce que insere qual o produto será vendido, quais são as características e diferenciais.

“Modelo + capacidade de armazenamento + Chip + diferenciais”

Logo nos primeiros contatos, o usuário já saberá que você tem o que ele precisa!

 

Otimize a sua Title tag e obtenha resultados incríveis nas suas páginas!

Concluindo, a Title Tag é um elemento fundamental para a aplicação das otimizações de SEO e deve ser tratada com atenção e cuidado para garantir que os conteúdos possam ser encontrados pelo seu público alvo.

Aplique as estratégias e informações que você conheceu nesse artigo, desde a pesquisa pelas melhores palavras-chave, até o desenvolvimento de um título verdadeiramente atrativo e, com toda certeza, você conseguirá resultados únicos nos fluxo orgânico do seu site – sem depender exclusivamente do Google ADS e recebendo acessos sem custo por clique!!

Possui alguma dúvida? Deixe ela nos comentários aqui em baixo e nós te responderemos ou olhe nossa seção de blogs e você poderá encontrar diversos conteúdos interessantes sobre SEO!

 

Title tag – FAQ (Perguntas Frequentes)

O que é uma title tag?

A title tag é um elemento HTML que define o título da página e é exibido nos resultados de pesquisa do Google.

Qual é a importância da Tag title para SEO?

A title tag é importante para SEO, pois ajuda os usuários a entenderem o conteúdo da página e melhora o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Qual é o tamanho ideal para as title tags?

O tamanho ideal para uma title tag é de cerca de 55 caracteres para dispositivos móveis, garantindo que o título completo seja exibido nos resultados de pesquisa.

Como escolher as palavras-chave para title tags?

É necessário fazer um planejamento de palavras-chave e identificar quais são as mais relevantes e com maior volume de buscas.

Como incluir a palavra-chave no título do artigo?

Tente incluir a palavra-chave no início do título e se necessário use o formato “Palavra-chave + ‘:’ + texto complementar”.

É possível usar a mesma palavra-chave em diferentes páginas?

Evite usar a mesma palavra-chave para diferentes páginas para evitar canibalização entre as páginas do seu próprio site.

Quais são os tipos de title tags que costumam ter bom desempenho?

Alguns tipos de title tags que costumam ter bom desempenho são títulos que ensinam como fazer algo, listas e perguntas.

Como testar se o comprimento do título da página está adequado?

Recomendamos a ferramenta Test Page Title para testar se o comprimento do seu título SEO está adequado.

Como tornar o título SEO atrativo para os usuários?

Inclua o máximo de informações que conseguir dentro do limite de tamanho e teste formatos diferentes para atrair a atenção dos usuários.

O que é canibalização de palavras-chave?

Canibalização de palavras-chave ocorre quando duas ou mais páginas do mesmo site competem pelos mesmos termos de pesquisa, o que pode prejudicar o posicionamento no Google.