Vale a pena comprar backlinks em 2023?

A resposta é sim! Vale a pena comprar backlinks para crescer e aumentar o tráfego orgânico do seu site. Técnicas de Link Building servem para melhorar o Page Rank das páginas diante do Google. Porém, é importante tomar cuidado para que os mecanismos não te penalizem por “manipulação de link’s”. 

Você já criou o seu site, realizou um bom planejamento de palavras-chaves, fez conteúdos relevantes e está aguardando os acessos orgânicos vindos do Google.

Entra mês e saí mês e simplesmente os seus acessos e as suas páginas não sobem no posicionamento do Google…

E mesmo que você otimize seu conteúdo, você nota que nada consegue alterar o posicionamento do seu site, eaí? O que fazer? Seria hora de desistir do SEO?

Investir em links pode ser o complemento perfeito para quem está exatamente nessa posição de “espera pelo tráfego” pós produção de conteúdo.

"A espera de um milagre no seo.."
“A espera de um milagre no seo…”

Neste guia definitivo, vamos demonstrar alguns pontos cruciais que você precisa se atentar antes de investir em links.

Saindo um pouco do mundo do SEO, imagina o seguinte cenário:

Um belo dia o Neymar, o Cristiano Ronaldo e o Messi falam de algum jogador da base de um time pequeno. O que aconteceria com esse jogador que até então era desconhecido?

Certamente todo o universo do futebol estaria de olho nesse “menino prodigio”, que foi referenciado pelos maiores astros do Futebol.

Com os links acontecem de forma semelhante, por isso, entender o que é backlink e toda lógica por trás da aquisição de links pode ser um grande diferencial para aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Assista o vídeo abaixo e entenda:

Bom, como visto no vídeo acima. Quando grandes player’s do futebol fazem uma “indicação” sobre algo/alguém do mesmo esporte a autoridade deles é passada para esse novo indivíduo.

Por isso, os links são tão importantes. Para transmitir autoridade de um site para o outro e consequentemente melhorar o seu posicionamento nas buscas orgânicas.

 

O que é mais importante na hora de realizar a compra de links?

Na hora de comprar links precisamos entender que qualidade é melhor do que quantidade. Algumas pessoas não se atentam que a velocidade de aquisição de link’s precisa ser totalmente congruente com o tráfego do site, isso chamamos de Link Velocity.

Por isso, priorize realizar link em sites que tenham tráfego orgânico, sites que possuam contextualidade com o tópico abordado em seu site e que tenham um baixo nível de spam score.

Uma coisa que não podemos deixar passar desapercebido é o formato dos  tipos de textos âncoras que iremos realizar a linkagem para o nosso site e quais as páginas que receberão os links.

Na hora de realizar os links priorize âncoras exatas e de âncoras de frase para realizar os seus links de forma eficaz. Âncoras exatas e âncoras de frase possuem até 5x mais assertividade para o algortimo.

 

Priorize os Backlinks de Qualidade e Naturais

É importante destacar que a qualidade dos backlinks é influenciada por diversos fatores, como:

  • Autoridade do site (DA) e a autoridade da página (PA) que fez os links;
  • Perfil de textos âncoras do site que está linkando para você;
  • Contextualidade do conteúdo;
  • Variedade de domínios (DR) que apontam links para o seu site.

Priorizar links de qualidade e naturais requer que você tenha um bom planejamento e processos claros para construir essa estratégia.

Por isso, muitas empresas preferem focar no conteúdo do seu site e tercerizar esse processo de aquisição de links com empresas que são especializadas em Link Building.

Outro fator importante que falaremos a seguir é se atentar na hora de realizar a compra dos links com o nível de SPAM desses domínios.

 

Atente-se aos links com alto nível de spam

Esses Links são aqueles links criados por máquinas virtuais ou money robot’s. Geralmente são criados de forma artificial em sites de baixa qualidade.

Eles constroem camadas e níveis de sites que apontam entre si e depois apontam para o que chamamos de “Money site”.

Esses tipos de backlinks são altamente desvalorizados pelos motores de busca, e podem até mesmo ser penalizados, reduzindo a autoridade do seu domínio e prejudicando o seu ranqueamento nos resultados de busca.

Particularmente, eu teria muito medo se realizasse esse tipo de estratégia e um  novo update do Google acontecesse e meu  e tráfego despencasse do dia pra noite.

Agora que você já entendeu o poder dos backlinks, você deve estar se perguntando:

– Qual valor de um backlink de qualidade?
– Realmente vale a pena investir na aquisição de links?

Antes de responder essas dúvidas, preciso trazer de forma clara e objetiva os 05 fatores que influenciam no valor dos backlinks, entender esses quesitos vão fazer você poder avaliar se o investimento vale ou não a pena.

Fatores que influenciam no valor dos Backlink’s

Grave isso, não existe uma regra específica de preços. O mercado de compra e venda de links atua em diversas “nuances” onde podemos encontrar link’s que podem ser muito caros e outros muito baratos.

Por influência desta “volatidade” no preço dos links, este mercado de compra e venda de links pode ser muito cruel com os iniciantes que não possuem o conhecimento necessário.

Trazendo para um exemplo mais prático e real… 

Imagina que você descobre que Backlinks é um fator crucial para o teu site, e decide fazer a seguinte pesquisa no Google: “comprar backlinks”, neste momento, você é atraído por um anúncio do Mercado Livre que tem a seguinte promessa abaixo:

Simplesmente SEIS MIL e NOVESCENTOS BACKLINKS por apenas R$ 167. 

Seria uma promessa um tanto quanto atraente, não? Talvez a oportunidade de você fazer um negócio incrível, certo?

Bom… Não é bem assim! Pode ser que você esteja assinando a carta de “sentença” pro seu site se realizar a compra desses links.

Simplesmente você estaria ignorando as boas práticas que o algoritmo do Google diz sobre manipulação de links e ignoraria tudo que os proofissionais de Link Building também dizem sobre o assunto.

E TCHUM… Seu site estaria numa fria.

Mas, calma. Esses 05 fatores irão te auxiliar a entender os fatores que compõe o preço de um backlink, para que você acerte nas suas escolhas daqui pra frente  :)

 

1- Autoridade do site de origem

Métricas que medem a autoridade de um domínio precisam ser avaliadas.

No caso acima do Mercado Livre, o vendedor diz que as métricas são excelentes, logo, seria um bom negócio? Depende.

Afinal é necessário avaliar outros pontos importantes para saber se realmente há congruência das métricas de domínio com outras métricas importantes.

Métricas que influenciam no preço de um link:

A autoridade do site que realiza um link para você pode ser avaliada por algumas métricas, tais como:

  • Alto DA – Autoridade de Domínio (Métrica Ahrefs);
  • Alto PA – Autoridade de Página (Métrica Ahrefs);
  • Alto TF – Trust Flow é a qualidade dos sites que linkam para você, medindo a “confiabilidade” de uma página (Métrica Majestic);
  • Alto CF – Citation Flow é a métrica que mede a quantidade de “Link Juice” que um site é capaz de enviar para outro (Métrica Majestic);

 

É importante lembrar que essas métricas de domínios são métricas de ferramentas de SEO, não necessariamente do Google.

De forma geral, sites com métricas de PA ou DA altos, naturalmente terão um preço maior pela sua relevância para os mecanismos de busca.

2- Relevância do conteúdo:

A relevância do conteúdo em que o link está inserido é outro fator importante.

Links inseridos em conteúdo relacionado ao seu nicho tendem a ser mais valorizados pelos motores de busca.

É importante ressaltar que o Google analisa todo o conteúdo que está em volta do link inserido. Analisando os títulos, palavras e tópicos próximos ao local que foi inserido o link.

a importancia da palavras-chave

Percebe? Para que o Google entenda o sentido da âncora, todo o contexto em que a palavra foi inserido será analisado.

Por isso, é importante que o artigo que o link será inserido tenha contextualidade com o texto âncora.

Geralmente, aqui na Maturare um dos nossos redatores escrevem o conteúdo e fazem o link para o site dos nossos clientes apenas em sites que tenham similaridade máxima com o seu conteúdo.

 

3- Tráfego do Site

A quantidade de acessos orgânicos do site que está apontando para você é um fator muito importante quando falamos sobre a estratégia de aquisição de links.

Por isso, quanto maior o volume de tráfego orgânico, geralmente mais caro o preço do link.

 

4- Posicionamento do link

O posicionamento do link dentro do conteúdo também é algo importante a ser avaliado, links que aparecem no início do conteúdo tendem a ser mais valorizados pelos motores de busca.

Logo, são mais caros.

Outro ponto, se você possui 10 link’s externos em um conteúdo você está dividindo a autoridade daquela página com 10 sites, correto?

E se você tiver apenas um link é como se toda a força seja enviada apenas para aquele link. É muito comum pessoas que vendem link fazer 3,4 link’s em um conteúdo para “baratear” o custo do link.

Aqui na Maturare focamos em inserir no máximo dois links para que seu site seja completamente beneficiado com o máximo da força e da autoridade proveniente daquela site.

 

5- Preço de Links em Grandes Portais ou Autoridades no Tópico

Imagina a seguinte situação, você possui uma assistência técnica especializada em aparelhos Apple.

Logo, durante a produção de conteúdo você deseja realizar link’s em sites que sejam autoridade no tópico: Apple.

O site que gostaríamos de realizar um link para o nosso site é o “Blog do Iphone” afinal, este site é referência em produtos apple e já produziu diversos conteúdos neste tópico.

Nota-se que o “Blog do Iphone” já recebeu diversos links vindos de sites do nicho de tecnologia, e possuem um excelente perfil de link.

Por conta dos diversos acessos orgânicos recebidos e pelo excelente conteúdo no site, o “Blog do Iphone”  se tornou um grande portal sobre a temática “Apple”.

O que acontece com o preço deste link? 

Basicamente este link terá:

1. Excelentes métricas de DA/PA/DR/TF/CF;
2. Excelente perfil de backlinks;
3. Bom tráfego orgânico;
4. Contextualidade com o projeto de assisitência técnica;

Automaticamente o preço em um portal como esse pode chegar facilmente a R$ 4,5,6 mil reais. Afinal, este link terá um peso enorme de transmissão de autoridade.

 

06 Pontos para se atentar antes de realizar a compra de backlinks

Mesmo que você compre links e desenvolva boas parcerias, existem seis fatores cruciais que você precisa inserir dentro do seu planejamento de link’s para poder gerar os melhores resultados.

 

1- Opte por uma boa variedade de domínios

Os links vindos de uma variedade de domínios diferentes são mais valiosos do que os links vindos de um único domínio.

O Google não é bobo, por isso, após você realizar o primeiro link em um site, o segundo link automaticamente terá menos força que o primeiro e assim sucessivamente.

Por isso, ao invés de ter 200 backlinks de 20 domínios de referência, opte por ter, 200 backlinks de 200 domínios de referência.

Isso irá aumentar ainda mais sua autoridade diante dos buscadores e você irá rankear cada mais mais páginas em seu site.

 

2- Cuidado com a velocidade na aquisição de links

A velocidade de aquisição de links é um fator que pode influenciar a autoridade do seu site.

Se os links forem adquiridos em um ritmo muito rápido, isso pode indicar que estão sendo adquiridos de forma artificial e podem ser vistos como spam pelos motores de busca.

Por isso, é importante adquirir links de forma natural e constante ao longo do tempo.

Uma forma natural de realizar a compra de links é respeitando esta tabela abaixo que ilustra a quantidade de links x tráfego, veja:

link velocity - tabela com a quantidade ideal de link's x tráfego

O importante na fase de construçaõ de links é respeitar a “lógica das coisas”, afinal… Um site novo, que não recebe tráfego não pode receber 200 links da “noite pro dia”, seria um tanto quanto estranho, não acha?

Muita gente se pergunta o que é manipulação de links, na verdade são mais de 20 fatores que podem se caracterizar manipulação. Por isso fizemos uma página especial para você que quer aprender mais sobre isso.

 

3- Não troque links de forma direta

A prática de trocar links é muito comum no cenário do SEO. Thalissa e João trocam link’s por terem sites com o mesmo segmento: moda.

O ideal para que isso não aconteça é ter sites terceiros que possam “receber” esses links e enviar para o seu site, trazendo um contexto mais natural.

Obs: Abordamos mais sobre o assunto de manipulação de link em um artigo completo sobre o assunto.

Portanto, o ideal é que você faça nesse formato:

SITE DE MODA DA THALISSA –> ENVIA PRO SITE DE MODA DO DANIEL –> QUE ENVIA UM LINK PRO SITE DO JOÃO –>

JOÃO DEVOLVO UM LINK PRO SITE DA THALISSA

No final, a Thalissa enviou um link e recebeu outro link. Mas, não de forma direta.

Neste contexto a autoridade e a relevância de outros sites circularam entre os domínios sem “deixar na cara” que estamos numa “má prática de manipulação de link”.

 

4- Cuidado com Backlinks Estrangeiros

Por que você “recomendaria” um site dos Estados Unidos?

Dificilmente sites que estão em outros países e possuem um IP internacional farão links para você. Agora, imagina que você não tenha nenhum backlink  e derepente 1.000 link’s estrangeiros começam apontar pro seu site?

Uma lingua diferente, um conteúdo fora de contexto, um IP internacional, muitos links com a mesma âncora e no mesmo espaço de tempo é penalização na certa. Por isso, opte pelos backlinks brasileiros.

Busque sempre sites relevantes para o seu nicho, brasileiros, com boas métricas e com uma estratégia bem definida.

 

05. Escolha fornecedores confiáveis para comprar backlinks de qualidade

Já vimos a importância de ter cuidado na hora de acertar na sua compra de links, e nesse processo é fundamental escolher fornecedores confiáveis que não vendam links de baixa qualidade ou spam.

Além disso, os fornecedores devem entender como inserir os  links sem levantar suspeitas para o Google.

Aqui na Maturare, nós prestamos todo um processo de consultoria pré compra de links, durante e depois. Maximizando os resultados dos nossos clientes que optam em investir em links conosco.

 

6- Evite backlinks de baixa qualidade

Alguns sites oferecem backlinks de baixa qualidade, como:

  • diretórios de links;
  • sites de artigos sem qualidade;
  • e comentários de blog.

Receber links de baixa qualidade, pode gerar o efeito contrário – podendo penalizar o seu site ao ser considerado spam pelo mecanismo de busca do Google.

Esses backlinks podem prejudicar a autoridade do seu site e até mesmo resultar em uma penalidade de classificação da sua empresa nos resultados do Google.

Certifique-se de evitar esse tipo de backlink e, em vez disso, opte por backlink de alta qualidade de sites relevantes e confiáveis.

Se você quer posicionar a sua empresa, destacando-a da concorrência e alcançando vários usuários – entre em contato conosco e conheça os melhores pacotes de links do mercado!

 

Conclusão

Realizar a compra de links pode te ajudar muito. Mas, siga cada uma das recomendações que abordamos ao longo do texto.

Comenta aqui abaixo o que você mais gostou deste conteúdo e se você faz algo diferente… Eu também gostaria de aprender com você :)

O melhor comentário vai ganhar um link pro seu projeto, rs.

 

Perguntas Frequentes FAQ

 

Comprar backlinks é seguro?

Comprar backlinks pode ser seguro, desde que você escolha sites relevantes e de qualidade para comprar os backlinks e evite backlinks de baixa qualidade.

 

Por que algumas pessoas optam por comprar backlinks?

Algumas pessoas optam por comprar backlinks brasileiros porque é uma maneira rápida de aumentar a autoridade do seu site nos resultados de pesquisa do Google – conseguindo uma excelente posição na palavra chave desejada nos mecanismos de busca.

 

O que é um guest post?

Um guest post é um artigo para blogs produzido para ser enviado para os parceiros para que eles façam a publicação nos sites que tenham contextualidade com o assunto e com o link do seu site. é muito importante que esses blogs posts possuam todas as otimizações feitas corretamente, principalmente autilização correta da lingua portuguesa.

 

Quais são os riscos de comprar backlinks?

As regras do Google são rígidas a cerca de páginas que fazem spam e abusam dessas práticas, por esse motivo, é importante que os links sejam feitos de forma natural para evitar penalizações na página. Compre pacotes menores e insira aos poucos.

 

Quais são os tipos de backlinks disponíveis para compra?

O trabalho de backlinks por uma agencia especializada disponibiliza backlinks de qualidade através de blogs em sites perfil de backlinks relevantes sobre o seu nicho.

 

Quanto tempo leva para ver os resultados dos backlinks comprados?

O tempo que leva para ver os resultados do trabalho de inserção dos backlinks comprados pode variar de acordo com a qualidade dos backlinks e com a competitividade do seu nicho de mercado. Em média, pode levar de algumas semanas a alguns meses para ver os resultados do trabalho.

 

Backlinks é bom para o SEO on page?

O SEO on page é muito importante para o mapeamento das páginas e distribuição da autoridade, enquanto os backlinks trazem autoridade para o site!

 

Como conseguir backlinks de qualidade grátis?

Conseguir backlinks de qualidade é fundamental para o sucesso do SEO off-page de um site.

Uma das melhores formas de conseguir backlinks de qualidade grátis é por meio da parceria com outros sites do mesmo nicho.

É possível propor a troca de links, por exemplo, ou buscar por oportunidades de guest post em que você possa escrever conteúdo para outro site e incluir um link para o seu.

Além disso, é importante criar conteúdo de alta qualidade e relevante para o seu público-alvo, para que outros sites se sintam motivados a compartilhá-lo e citá-lo em suas próprias páginas.