Backlinks: o que são, para que servem? O que é Do Follow e No Follow?

  • Backlinks são links externos, de outros sites que apontam para o seu site. Eles são importantes para aumentar a autoridade, visibilidade e relevância do seu site nos mecanismos de busca, impulsionando o tráfego orgânico e o posicionamento nas pesquisas.

Se você conhece o que é SEO e para que serve, com toda certeza, já ouviu falar sobre as estratégias de Link building e os backlinks, em algum momento.

Não é segredo para nenhum profissional na área de otimização para os mecanismos de busca, que os backlinks não podem faltar – quando o objetivo é alcançar as primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Resumindo, e muito, podemos explicar os backlinks da seguinte maneira:

Imagine que você está andando pela cidade e de repente alguém recomenda um restaurante incrível. Essa recomendação pode despertar sua curiosidade e fazer com que você visite o restaurante, certo? Agora, pense nos backlinks como essas recomendações valiosas, mas no mundo digital.

Essas “recomendações” de outros sites para o seu, transmitem autoridade para as suas páginas – demonstrando relevância para os buscadores – que posicionarão as páginas mais ao topo dos resultados de pesquisa, facilitando que os usuários encontrem seus conteúdos.

Claro, o assunto se expande muito mais… e, é exatamente por este motivo, que nós – da Maturare – desenvolvemos este artigo, onde te mostraremos de maneira aprofundada: o que são backlinks, para que servem, quais são as diferenças entre backlinks do follow e no follow, e diversas outras informações que te tornarão um expert no assunto!

Quer saber tudo sobre backlinks? Então nos acompanhe nesta leitura!

Primeiramente, O que são Backlinks?

Já falamos um pouco sobre o que são os backlinks, porém, é necessário nos aprofundar mais nas noções sobre o que são as técnicas de link building.

Como o exemplificado anteriormente, os backlinks são uma espécie de “voto de confiança” – de um site para outro site. A ditas “recomendações” são feitas através de hiperlinks inseridos em palavras-chaves que chamamos de texto âncora.

Quando falamos sobre os textos âncoras, estamos falando de dois intuitos centrais, são eles:

  1. Ajudar o crawler do Google a entender qual o conteúdo que está sendo abordado na próxima página;
  2. Ajudar o usuário a se aprofundar em um determinado assunto que foi citado no texto.

 

Link building: o que é e como conseguir bons backlinks?

Como os Backlinks ajudaram o Google a dominar 98,8% do mercado dos buscadores?

Em meio à tantos conteúdos na internet, os buscadores tinham um problema:

“Como entregar o melhor conteúdo para o usuário que pesquisa na plataforma?”

Logo, para classificar qual conteúdo tinha mais relevância em um determinado assunto, diversas atualizações do Google e algoritmos foram desenvolvidos.

Com essas atualizações, as estratégias de link building passaram a assumir um papel fundamental nesse processo de “recomendação” das páginas pelos buscadores – que, em união às outras atualizações e algoritmos, fizeram com que o Google se tornasse a maneira mais assertiva e confiável na busca por soluções e respostas.

Sem dúvidas, os backlinks assumiram uma posição de alto destaque neste processo para que o Google dominasse o mercado dos buscadores e chegasse na incrível marca de U$$ 2 Trilhões em valor de mercado.

Entender a lógica dos backlinks pode fazer o mesmo com o seu projeto, vamos entender mais sobre essa parte tão importante do SEO?

 

Backlinks são votos de Confiança

Perceba que: Os backlinks tem um poder de criar uma “rede de indicações”.

Através dos links, o algoritmo do Google prevê qual a melhor página sobre o assunto que está sendo citado no texto.

Logo, se eu tenho um blog que fala sobre: “diferentes tipos de pizza” e, em algum momento, eu insiro um link no termo “pizza italiana em são paulo” – apontando para a “Pizzaria do Mário“, o que acontece?!

Então, eu – que sou um especialista em pizzas perante o Google, estarei dando meu “voto de confiança” para a Pizzaria do Mário. Isso fará com que o Google entenda que, como alguém expert no assunto indicou, esta é uma boa escolha para recomendar aos usuários.

Dessa maneira, quando alguém buscar por:

“Pizza italiana em são paulo” – Quais são as probabilidades da Pizzaria do Mário aparecer? Muito altas.

Isso significa que a Pizzaria do Mário vai estar em primeiro? Não.

 

Backlinks são fundamentais, mas não são tudo!

Vamos imaginar uma situação?! Imagine que um amigo seu te recomenda um, segundo ele, “incrivel restaurante em São Paulo” – porém, ao chegar no local, você se depara com a seguinte situação:

  • Pizza fria;
  • massa ruim;
  • atendimento péssimo;
  • ingredientes de baixa qualidade;
  • local perigoso;
  • e ambiente desagradável.

Como você se sentiria com a pessoa que fez a indicação da pizza? Imagino eu, que o sentimento seria de completa raiva, não é mesmo?

Levando isso em consideração, podemos pensar no Google. A plataforma também não gosta quando você faz links para sites de baixa qualidade (direcionando os usuários para conteúdos que trarão uma experiência ruim) ou sites que não façam parte da sua área de atuação.

Por este motivo, é muito importante entender que: BACKLINK NÃO É TUDO. Não é atoa, que a prática de Manipulação de links mais atrapalha – gerando penalizações para o site – do que auxilia no ranqueamento.

Lembre que o Google possui cerca de 173 fatores de ranqueamento e os backlinks, apesar de serem importantes, são um desses fatores para que o Google veja o seu conteúdo como algo realmente bom e positivo para os usuários.

Por isso, entender essas estratégias que iremos abordar pode colocar você à frente de 98,4% do mercado Brasileiro de SEO.

 

Backlinks Do Follow x No Follow – Qual a Diferença?

Como já vimos acima, a principal função de um link é a transmissão de autoridade.

Resumidamente, links no follow não passam autoridade e links do follow passam autoridade.

Podemos imaginar esses dois modelos de links da seguinte maneira:

O “Do Follow” é como um sinal verde de trânsito que diz aos motores de busca para seguir o link e atribuir valor ao site. Já o “No Follow” é como um sinal amarelo, indicando que o link não deve ser seguido ou não deve transmitir autoridade.

 

Exemplificando a Lógica dos Links (Do Follow e No Follow)

Saindo um pouco do mundo de SEO e pensando no mundo físico, deixa eu te perguntar algo: Todas as indicações tem a intenção de transmitir autoridade?

Exemplificando essa situação, pense no seguinte, você chega numa praça e diz:

Estou com muita fome, onde tem um hambúrguer por aqui?

Pode ser que as pessoas daquela praça façam uma indicação em dois formatos:

Do Follow  –> “Olha, tem um hambúrguer ali na frente, é o melhor que eu já comi. É o meu preferido”

No Follow –> “Olha, tem um hambúrguer ali na frente, mas.. Eu nunca comi lá”

Entende a diferença? Um transmite autoridade, já o outro não.

Por mais que ambas sejam referências, as referências “Do Follow” possuem muito mais poder para os buscadores do que as “No Follow”.

 

Qual a melhor hora para iniciar a estratégia de linkbuilding (backlinks)?

A estratégia de link building, que envolve a obtenção de backlinks de qualidade para o seu site, pode ser iniciada em qualquer momento. Porém, é muito importante reafirmar algo: “Backlinks não são tudo!”.

Para obter resultados verdadeiramente gratificantes com a inserção de links para o seu site, é fundamental se certificar que o site esteja otimizado para os motores de busca com as técnicas de SEO on-page e SEO técnico – construindo um ambiente agradável e seguro para os usuários, além de desenvolver um caminho coeso através de links internos e as estratégias de topic cluster.

Lembra que links são como anabolizantes? De que adianta você tomar anabolizantes sem treinar forte, comer bem, dormir 8 horas por dia e ingerir bebidas alcóolicas?

Certamente, pessoas que tomam anabolizantes sem cumprir algumas regras básicas de ganho de massa podem ter a saúde prejudicada.

Vamos agora ver alguns pontos importantes dessas otimizações que devem ser feitas nas páginas do site antes de iniciar os processos de link Building!

 

1. Conteúdo de qualidade:

Antes de iniciar o link building, certifique-se de que o seu site possui conteúdo relevante, útil e de alta qualidade. Ter um bom conteúdo é fundamental para atrair e manter a atenção dos visitantes e também para encorajar outros sites a fazerem referência ao seu.

2. Estrutura básica do site:

Certifique-se de que a estrutura básica do seu site está otimizada para os motores de busca.

Isso inclui ter:

  • URLs amigáveis;
  • títulos e descrições adequados;
  • uso de tags corretas;
  • entre outros.

O link building é mais eficaz quando o seu site já está preparado para receber visitantes e ser facilmente rastreado pelos motores de busca.

3. Autoridade do domínio:

A autoridade do domínio do seu site é um fator importante para o sucesso do link building. É recomendado construir uma base sólida de conteúdo e obter algum reconhecimento online antes de se concentrar em estratégias avançadas de link building.

Isso significa que, se o seu site for novo, pode ser benéfico esperar algum tempo e construir a autoridade do seu domínio antes de se dedicar intensamente ao link building.

4. Recursos disponíveis:

O link building requer tempo e esforço significativos.

Antes de iniciar uma estratégia de link building, certifique-se de que você tem os recursos adequados disponíveis. Isso pode incluir pessoal dedicado ao link building, ferramentas de análise de backlinks e uma estratégia clara em mente.

 

É possivel conseguir links de forma natural?

Sim, é possível conseguir links de forma natural! Os backlinks naturais são links feitos para o seu site de forma orgânica – sem que você tenha que fazer nenhum esforço para obtê-los.

Isso acontece quando outros sites fazem links para o seu conteúdo porque o consideram relevante e útil para os seus leitores.

Esses são os backlinks mais valorizados pelos motores de busca, pois indicam que o seu conteúdo é relevante e está sendo bem recebido pelo público.

Mas, no meio à tantos conteúdos disponiveis na WEB qual a probabilidade de alguém conhecer o seu conteúdo de forma orgânica e “linkar” para você se o seu site é novo e não aparece nos buscadores ainda?

Bom, praticamente zero…

Por isso, com o passar do tempo, você pode até receber links naturais, porém, as técnicas de prospecção de links e compra de links precisam ser estratégias ativas dentro do seu projeto!

 

Como conseguir Backlinks de forma natural?

Quando nós vamos atrás dos backlinks, podemos dizer que eles foram conquistados através de uma prospecção de links.

Porém, existem diversos formatos para que a gente consiga links. Vamos listar alguns:

  1. Rede Privada de Sites (PBNs);
  2. Assessoria de Imprensa;
  3. Prospecção de Links;
  4. Grupos de Whatsapp, facebook e telegram;
  5. Comprar backlinks com empresas especializadas;

Todas essas formas são modelos de conseguir links de forma proativa. Técnicas de como a autoridade pode ser passada para o seu site através dos links são chamadas de Link Building e certamente você precisa se aprofundar nesse tópico.

Afinal, é uma temática importante para os algoritmos do Google.

 

Lembrando: backlinks não funcionam sozinhos!

Comprar backlinks de qualidade e conquistar links orgânicos podem ser e são fundamentais para o ranqueamento das suas páginas e para a conquista de resultados incríveis!

Mas existe algo muito importante de lembrarmos: apesar dos backlinks serem fundamentais, sendo um dos 2 principais critérios de ranqueamento do Google, eles não funcionam sozinhos e, principalmente, se forem de baixa qualidade.

Lembre-se sempre de buscar por  backlinks de verdadeira qualidade, ligados ao nicho do seu site, mas nunca se esqueça de investir e focar também nas outras estratégias de otimização: SEO on-page e SEO técnico!

 

O que são backlinks – FAQ (perguntas frequentes)

Qual a importância dos backlinks para o SEO?

Os backlinks são essenciais para o SEO, pois aumentam a autoridade do seu site e melhoram seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Como conseguir backlinks de qualidade?

Procure por sites relevantes ao seu nicho e estabeleça parcerias, crie conteúdo valioso que outras pessoas queiram linkar e utilize estratégias de link building proativas.

É seguro comprar backlinks?

Comprar backlinks pode ser arriscado se você não escolher sites confiáveis. É importante pesquisar e selecionar empresas especializadas e com boa reputação, como a Maturare.

Quais são os tipos de backlinks mais valorizados?

Os backlinks dofollow são os mais valorizados, pois transmitem autoridade. No entanto, é importante ter uma mistura de backlinks dofollow e nofollow para um perfil de link natural.

Posso obter backlinks de forma orgânica?

Sim, é possível conseguir backlinks de forma orgânica quando outros sites reconhecem o valor do seu conteúdo e o linkam naturalmente. No entanto, isso pode levar tempo e esforço.

Quais são os cuidados ao comprar backlinks?

Ao comprar backlinks, verifique a qualidade e relevância dos sites de origem, evite práticas de spam e não exagere na quantidade. Foque em backlinks de qualidade.

Quantos backlinks devo ter?

Não há um número exato. A qualidade dos backlinks é mais importante do que a quantidade. Concentre-se em obter backlinks relevantes e de autoridade.

Posso utilizar PBNs para obter backlinks?

O uso de PBNs (Rede Privada de Sites) é uma prática arriscada e desaprovada pelo Google. É recomendado evitar essa estratégia para evitar penalizações.

Como identificar backlinks de baixa qualidade?

Backlinks de baixa qualidade geralmente vêm de sites irrelevantes, com baixa autoridade e em grande quantidade. Analise a qualidade do domínio, o contexto do link e a relevância do site.

Os backlinks são o único fator de ranqueamento?

Não, os backlinks são apenas um dos vários fatores de ranqueamento. É importante otimizar outros aspectos do seu site, como conteúdo, estrutura e experiência do usuário.

Avatar
Olá, seja bem-vindo a minha página de Autor.Meu nome é Danielo Batista, sou especialista em SEO e estrategista de marketing. Atualmente estou à frente da Maturare uma Agência especializada em SEO e Marketing com especialidade no Google.