O que é Topic Cluster: Conheça uma das estratégias mais amadas pelo Google

  • Topic Cluster é uma estratégia de marketing de conteúdo que consiste no agrupamento de tópicos interconectados por links internos. Os conteúdos são divididos em páginas pilares (principais) e páginas auxiliares (páginas que tem referência com o conteúdo principal). O tópic cluster é fundamental para desenvolver autoridade sobre o tópico diante do Google.

 

Sem dúvidas, ser reconhecido como uma autoridade sobre determinado tópico é algo muito importante se você quer que as pessoas “comprem” o que você diz ou recomenda. Isso não é diferente quando falamos sobre o Google.

Vou te dar um exemplo…

Imagina que você está querendo saber mais sobre algo em relação à futebol e resolve pedir ajuda para um amigo. Você tem inúmeras dúvidas e precisa decidir para qual amigo pedirá ajuda.

As suas opções são:

  • (A) João, ele já jogou futebol, sabe tudo sobre as regras do jogo, conhece os jogadores atuais e históricos, marcos importantes do futebol, assiste todos aos jogos e sabe a escalação e posição de praticamente todos os times do campeonato.
  • (B) Marcos, ele tem uma noção básica sobre as regras do jogo, acompanha a copa do mundo e esporadicamente assiste o time dele jogar.

Qual você escolheria para tirar suas dúvidas? Certamente, o João.

O Google pensa exatamente da mesma forma, ao escolher um site para ocupar as primeiras posições nas páginas de resultados de pesquisa (SERP).

O Google sempre irá priorizar aquele que tiver a maior autoridade sobre o tópico principal – quem conta e demonstra um maior nível de conhecimento sobre o assunto – priorizando sempre o conteúdo que mais está alinhado com a solução para as dúvidas do usuário.

O Google se preocupa, e muito, com as melhores experiências para seus usuários, não é atoa que existem mais de 200 fatores de ranqueamento e todas as 21 principais atualizações do Google, são direcionadas para a experiência, segurança e compreensão dos usuários.

As estratégias de Tópic Cluster (ou cluster de conteúdo), são indispensáveis para todos que querem alcançar as primeiras posições na página de resultados do Google.

E, por isso, neste artigo, nós nos aprofundaremos em todas as informações sobre o que é Topic Cluster e porquê você precisa investir o quanto antes!

 

O que é Topic Cluster?

Topic Cluster é uma estratégia de otimização de conteúdo para mecanismos de busca que tem ganhado destaque nos últimos anos.

Essa abordagem consiste em criar um conjunto interligado de artigos relacionados a um tema central (página pilar), a fim de aumentar a visibilidade e a relevância do conteúdo para os motores de busca, além de melhorar a experiência do usuário.

O que é cluster de conteúdos? como fazer?

Em que consiste um cluster de conteúdos?

Um Topic Cluster é composto por um “Pilar de Conteúdo” e outras “páginas auxiliares” – também chamadas de “páginas satélites”.

Cada um desses modelos de páginas tem a sua função específica. Vamos conhecer a função dessas páginas agora!

Página pilar:

O Pilar de Conteúdo é um artigo abrangente e detalhado que aborda o tema principal de forma ampla, fornecendo informações completas e aprofundadas.

Página satélite/auxiliar

As páginas auxiliares, por sua vez, são artigos mais específicos que abordam aspectos particulares ou subtemas relacionados ao texto pilar.

Links internos entre as páginas

Os links internos que conectam as páginas auxiliares às páginas pilares, são um sinal para os mecanismos de busca que a página pillar é o conteúdo mais importante daquele grupo de artigos.

Os links feitos da página pillar para as páginas satélites são feitos para transmitir autoridade e, também, para direcionar os usuários para outros conteúdos aprofundados e relacionados com o tópico central.

É muito importante compreender que cada link deve possuir um texto âncora verdadeiramente descritivo, de forma que auxilie os mecanismos a entender o que há “por de trás” do link inserido no texto.

 

Por que criar um cluster de conteúdo?

O objetivo de criar um Topic Cluster é estabelecer uma hierarquia entre o Pilar do Conteúdo e as páginas auxiliares, através de links internos que conectam todos os artigos do cluster.

Essa interconexão fortalece a relevância do conteúdo para os mecanismos de busca, pois mostra a autoridade do site sobre o tema, além de melhorar a experiência do usuário, oferecendo uma estrutura organizada de informações.

Além disso, outro foco que devemos ter ao desenvolver um cluster de conteúdo é a construção de um conteúdo direcionado – gerando uma jornada coesa para o usuário, respondendo dúvidas, trazendo informações importantes e mostrando a solução.

O Cluster de conteúdos deve dividir as etapas no Funil!

“Um dos grandes erros que as pessoas cometem ao construir os seus conteúdos, é focar demais em apenas uma das partes do funil de vendas. Geralmente, isso ocorre mais no fundo de funil. ‘Nós queremos pessoas para comprar algo no nosso site. Isto é uma loja e não um biblioteca.”

Esse não é um relato raro de se encontrar… algumas pessoas não enxergam a importância de dividir o conteúdo corretamente e, por esse motivo, não possuem uma jornada coesa dentro das páginas do site.

Fora a questão da autoridade, pois o Google verá que a página apenas possui intuito comercial – sem se preocupar com informações de qualidade para os usuários – e não recomendará ou posicionará nas primeiras posições.

Há também aqueles que focam apenas em palavras de topo de funil…

De fato, as palavras de topo de funil possuem um número muito maior de buscas e, por este motivo, são muito atrativas também, pois, possibilitam um grande fluxo de usuários nas páginas do site – se feitas da forma certa.

“Alguns vendedores focam apenas em palavras de topo de funil para gerar tráfego. ‘nós não escrevemos conteúdos para palavras que trarão um baixo volume de buscas’.”

Ambas as práticas se distanciam das noções e modelos de um bom cluster de conteúdos – fundamental para gerar uma completa jornada para os usuários. Com um cluster de conteúdos, tem a oportunidade de mostrar aos usuários que você tem tudo para responder as dúvidas deles!

 

Qual é a importância de usar a estratégia de topic cluster?

A estratégia de Topic Cluster é importante para melhorar a visibilidade nos buscadores (Google), aumentar a autoridade do site e oferecer uma experiência de usuário mais organizada e enriquecedora.

Vamos ver isso em um exemplo prático?

Lembra do exemplo do João que falamos lá em cima?

Então, Vamos imaginar agora que ele quer aparecer nas primeiras posições do Google toda vez que um usuário pesquisar por “futebol”. 

Sem qualquer dúvida, ele estaria enfrentando um grande desafio – pois estaria competindo com portais gigantescos, como: UOl, G1 e outros do mesmo nicho.

Mesmo que seja um “caminho árduo”, há esperança para o desejo do João! Ele precisa usar as estratégias certas de marketing de conteúdo para demonstrar ao Google que ele é um especialista.

Sendo assim, para que o João se destaque e ganhe notoriedade sobre os grandes portais, ele precisa mostrar que ele conhece e domina todos os principais tópicos sobre o assunto: “futebol”. o João conseguirá demonstrar autoridade e, com um bom cluster de conteúdos, conseguirá uma competição justa!

  • OBS: Ah… É importante deixar claro que para conseguir se posicionar nas primeiras posições há um conjunto de ações, que – juntamente com a estratégia de Topic Cluster – o auxiliarão a chegar nas primeiras posições. Além da construção do Cluster de conteúdos, devem ser aplicadas estratégias de Link building, Otimização de site e outras que permitirão resultados verdadeiramente efetivos.

 

As grandes vantagens de criar clusters de conteúdo para o seu site

Já pudemos observar como as estratégias de Topic Cluster são extremamente importantes e benéficas para a produção de conteúdos online, não é mesmo?

Podemos salientar alguns benefícios de utilizar essas práticas, como:

1- Melhora no SEO do Site

Vincular as páginas em formato de topic cluster conteúdo irá melhorar e muito o SEO do seu site, sendo uma excelente maneira de distribuir o link juice dentro do seu site.

2- Conteúdo extremamente organizado

O planejamento e a implementação de técnicas como o cluster topic possibilitam uma maior organização dentro dos conteúdos, auxiliando uma melhor leitura para o usuário e uma maior compreensão do conteúdo, possibilitando que ele acesse outras páginas mais aprofundadas em um tema específico – mantendo o usuário mais tempo dentro das páginas.

3- Conteúdo mais completo

As páginas do cluster de conteúdos surgem como maneiras de aprofundar sobre temas abordados dentro das páginas pilares, aprofundando determinado tema.

Podemos utilizar como exemplo um caso de um conteúdo sobre SEO (página pilar) e páginas auxiliares falando sobre os benefícios do SEO, tipos de conteúdos e até mesmo diferenciando SEO On-page, Off-page e técnico – como já demonstramos acima.

 

Invista em um bom Cluster de conteúdos!

A estratégia de Topic Cluster tem se mostrado poderosa quando aplicada corretamente, impulsionando a visibilidade e a autoridade do site.

Ao produzir conteúdo de qualidade, organizar as páginas-pilares e criar as páginas auxiliares, é possível construir um hub de conteúdo de alta qualidade, facilitando a localização dos usuários e o controle de busca.

Implementar uma estratégia de Topic Cluster pode ser um diferencial para obter sucesso no ambiente digital – demonstrando autoridade para o Google e construindo um caminho perfeito de informações para os seus usuários e potenciais clientes.

 

O Que é Topic Cluster – FAQ

O que é Topic Cluster?

Topic Clusters é uma estratégia de marketing digital que consiste no agrupamento de tópicos interconectados por links internos. Os conteúdos são divididos em páginas pilares (principais) e páginas auxiliares (páginas que tem referência com o conteúdo principal). O tópic cluster é fundamental para desenvolver autoridade sobre o tópico diante do Google.

Por que fazer um cluster de conteúdo?

Fazer um cluster de conteúdo melhora a visibilidade nos controle de busca, organiza informações, melhora a experiência do usuário e fortalece a autoridade do site.

Qual a importância de um cluster para um site?

Um cluster é importante para fortalecer a autoridade do site, melhorar a classificação nos controles de busca e oferecer uma estrutura organizada de informações para os usuários – construindo uma jornada coesa pelas informações.

O que é um cluster em marketing de conteúdo?

Em marketing de conteúdo, um cluster é uma estratégia que envolve criar um conjunto de conteúdos interligados para abordar um tema central, aumentando a conversão e a visibilidade nos mecanismos de busca.