As 12 Melhores Ferramentas de Palavras-Chave e como usá-las

  • As ferramentas de palavras-chave são meios de busca que auxiliam os donos de sites e analistas de SEO a acharem os melhores termos para otimizar os conteúdos e saber quais são melhores termos para abordar.

Atualmente, o mercado digital está borbulhando de oportunidades. Todos os dias, milhares de pessoas, no mundo inteiro, realizam diversas pesquisas – desde a procura pela reposta de uma determinada dúvida, até a realização de uma compra. 

A intenção de busca dos usuários fica muito clara quando analisamos os termos que eles pesquisam. E, saber apresentar o conteúdo certo que o seu usuário está procurando, é o segredo para ter uma explosão de acessos e de conversões dentro da sua página.

Antigamente, esse trabalho era feito de maneira completamente manual e trabalhosa… Porém, nos dias atuais, existem diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chaves que podem facilitar, e muito, o dia a dia de todos os profissionais do marketing digital, principalmente em relação ao SEO (Search Engine Optimization) e o Tráfego Pago.

Existem várias ferramentas utilizadas no SEO para achar as palavras-chave com o melhor desempenho para o seu nicho. Cada uma dessas ferramentas desempenha melhor em determinadas funções e, por esse motivo, precisamos conhecê-las!

Neste artigo, apresentaremos as principais ferramentas de pesquisas de palavras-chaves e como você pode usá-las! Nos acompanhe e se destaque no seu nicho!

1. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do próprio Google. Por meio dessa ferramenta é possível fazer uma análise das tendências de pesquisa dos usuários.

Assim, você consegue acompanhar o que está “bombando” no mundo todo em tempo real e comparar com determinadas épocas, se desejar.

Vale ressaltar que os dados utilizados no Google trends são dados reais e atualizados das pesquisas feitas no Google!

Como funciona o Google Trends?

Primeiramente você deve fazer uma pesquisa de dados específicos com o objetivo de explorar novas ideias e palavras-chave.

Vale pontuar que existem algumas palavras-chave que são sazonais, como, por exemplo, “enfeites de natal”, o Google trends vai coletar e repassar dados importantes sobre a tendência dessa palavra-chave.

É possível verificar uma lista de todos os tópicos que estão em alta agora clicando em “em alta”.

 

2. Google Keyword Planner (planejador de palavras-chave)

Na área do SEO o Google Keyword Planner já é bem conhecido e utilizado por ser uma das ferramentas mais completas para a pesquisa de palavras-chave, além de ser 100% gratuito.

Da mesma maneira que o Google trends o Keyword Planner também utiliza o Google como a principal fonte de dados!

Como funciona o Google Keyword Planner?

Para começar a usar, o Google Keyword Planner é muito simples, basta acessar o site da ferramenta e seguir esse passo a passo:

  1. Clique na opção “encontrar palavras-chave”;
  2. Escreva o termo que você está pesquisando;
    Escreva o termo que você está pesquisando
  3. Analise as informações.
    Analise as informações.

Essa ferramenta vai trazer informações importantes sobre a palavra-chave, como, por exemplo:

  • Concorrência;
  • Volume de pesquisa mensal;
  • Palavras-chave sugeridas.

3. SEMRush

O SEMrush é uma das ferramentas mais completas quando falamos de pesquisa e análise de informações de uma palavra-chave.

Isso acontece porque o SEMrush possui todas as funções das ferramentas do Google como por exemplo o volume de busca e concorrência.

Entretanto, o SEMrush possui planos pagos para ter acesso a todas as funções.

Como funciona o SEMrush?

Confira em seguida o passo a passo para utilizar o SEMrush:

  1. Crie a sua conta no site;
  2. Em seguida, na página inicial, pesquisa pela sua palavra-chave;
    pesquisa pela sua palavra-chave
  3. Analise os resultados.
    analise os resultados

Depois de fazer a pesquisa do seu tema o SEMrush vai disponibilizar uma visão geral da palavra-chave, como, por exemplo, o volume de pesquisas mensais e a quantidade de páginas que já estão ranqueando para o seu termo.

Além disso, se você descer a página você terá informações extras que vão te ajudar a ter insights sobre o seu tema como:

  • Palavras-chave relacionadas;
  • Resultados de pesquisa orgânica;
  • Textos de anúncio.

Qual o preço do SEMrush?

O SEMrush possui uma versão 100% gratuita, mas, que tem uma série de limitações (quantidade máxima de pesquisas por dia) e serve mais como um “test drive” da ferramenta.

Mas, caso você queira a versão paga, existem três planos atualmente:

Pro

O primeiro plano, é a versão para iniciantes e equipes pequenas no valor de 129 dólares por mês que disponibiliza:

  • 5 projetos;
  • 500 palavras-chave para monitorar;
  • 10.000 resultados por relatório;
  • Análise de concorrentes;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Auditoria de sites;
  • Ferramentas de publicidade;
  • Mídia social.

Guru

Já o Guru é um plano para agências e empresas de médio porte e você vai pagar 249 dólares por mês para ter acesso a todas as ferramentas do plano anterior mais:

  • 15 projetos
  • 1.500 palavras-chave para monitorar
  • 30.000 resultados por relatório
  • Kit de ferramentas de marketing de conteúdo;
  • Dados históricos;
  • Monitoramento de vários locais e dispositivos;
  • Integração com o Looker Studio.

Business

E, por último, temos um plano personalizado que serve para empresas e agências de grande porte. O valor do business é de 499 dólares por mês e dá direito a:

  • 40 projetos
  • 5.000 palavras-chave para monitorar
  • 50.000 resultados por relatório
  • Share of voice;
  • Limites estendidos;
  • Acesso à API;
  • Análise de PLA;
  • Migração de dados desde as ferramentas de terceiros.

4. Keywordtool

O Keywordtool é uma ferramenta muito útil para quem ainda está começando no SEO, isso porque a sua interface é muito fácil de usar e intuitiva.

De maneira geral essa ferramenta é utilizada para fazer pesquisas de palavras-chave long tail, já que são termos mais longos, específicos e que tendem a ter uma melhor conversão dos usuários.

Como funciona o Keywordtool?

Como dito anteriormente, essa ferramenta é muito simples e fácil de usar. Para começar basta entrar no site do Keywordtool e seguir esse passo a passo:

  1. Crie sua conta;
  2. Escreva o tema da sua pesquisa;
    Escreva o tema da sua pesquisa
  3. Selecione o idioma e país;
  4. Analise os dados.
    analisando resultados

Qual é o preço do Keywordtool?

É possível fazer uma pesquisa gratuita, porém, extremamente limitada, no Keywordtool. Para ter acesso a todas as ferramentas existem três planos básicos:

Pro básico

O plano pro básico é feito para aqueles que querem testar o Keywordtool pelo valor de 69 dólares por mês e dá acesso as seguintes informações:

  • Pesquisa de volume de dados;
  • O dobro de palavras-chave;
  • Análise de volume de pesquisa em massa;
  • 1 conta de usuário.

Pro plus

Já no plano pro plus o valor é de 79 dólares por mês e você vai ter acesso a tudo que tem no plano anterior mais:

  • Análise de volume de pesquisa em massa;
  • 5 contas de usuário;
  • Dados de competição.

Pro business

Por último temos o plano Pro business, o plano mais completo do Keywordtool que está saindo por 159 dólares por mês e dá acesso:

  • Dados de custo por clique;
  • 50 solicitações de API por dia;
  • 10 contas de usuário.

5. Moz Keyword Explorer

O Moz keyword explorer é uma ferramenta bem conhecida e é uma extensão das ferramentas da Moz para SEO.

O principal diferencial do Moz keyword explorer é a pontuação de dificuldade de ranqueamento de uma palavra-chave, que vai de 0 a 100.

É importante deixar claro que todas as ferramentas citadas neste artigo tem a função parecida e portanto entregam dados e resultados semelhantes.

Como funciona o Moz Keyword Explorer?

Da mesma maneira que as outras ferramentas, primeiramente você deve acessar o site e em seguida seguir esse passo a passo:

  1. Crie sua conta;
  2. Faça verificação da sua conta;
  3. Pesquise o seu tema;
    Pesquise o seu tema
  4. Escolha o país e o idioma;
  5. Analise os dados.
    Analise os dados

Qual o valor do Moz Pro?

O Moz keyword explorer tem somente uma opção de plano pago, o Moz pro.

Nessa versão você vai pagar o valor de 99 dólares por mês e vai ter acesso a todos os dados dessa ferramenta de pesquisa de palavras-chave sem nenhuma limitação.

6. Ubersuggest

O Ubersuggest teve um grande aumento na qualidade da ferramenta depois que o famoso Neil Patel comprou ela em 2018. Desde então essa ferramenta é uma das preferidas por profissionais da área de marketing e SEO.

Um dos grandes diferenciais dessa ferramenta é que ela disponibiliza sugestões de palavras-chave para pesquisas em outras abas do Google como:

  • Google imagens;
  • Notícias;
  • Vídeos;
  • Shopping.

Como funciona o Ubersuggest?

Para usar o Ubersuggest é muito fácil. Depois de acessar o site você deve:

  1. Escrever a sua palavra-chave na busca;
    pesquisar ubersuggest
  2. Escolher o país e o idioma;
  3. Clique em buscar.

Qual o preço do Ubersuggest?

Atualmente, o Ubersuggest conta com três tipos de plano que servem para diferentes tamanhos empresa. Confira:

Individual

No plano individual, como o próprio nome já diz, é um plano feito para somente um site. Além disso, esse plano dá acesso:

  • 150 buscas / dia;
  • 1 domínios;
  • 125 palavras-chave rastreadas / domínio;
  • 5 concorrentes / domínio;
  • 1.000 escaneamentos de página / domínio;
  • 1 usuário.

Business

O plano business, diferente do individual, é feito para sites/empresas de pequeno porte que tenham 2 a 7 websites no valor de 20 dólares por mês. Esse plano dá direito a:

  • 300 buscas / dia;
  • 7 domínios;
  • 150 palavras-chave rastreadas / domínio;
  • 10 concorrentes / domínio;
  • 5.000 escaneamentos de página / domínio;
  • 2 usuários.

Enterprise

Já o último plano serve para empresas de médio porte que tenham entre 8 a 15 websites e está saindo pelo valor de 40 dólares por mês.

Por meio desse plano você vai ter acesso:

  • 900 buscas / dia;
  • 15 domínios;
  • 300 palavras-chave rastreadas / domínio;
  • 15 concorrentes / domínio;
  • 10.000 escaneamentos de página / domínio;
  • 5 usuários.

7. Soovle

O aplicativo Soovle é 100% gratuito e vai te ajudar a comparar de maneira eficaz as sugestões de pesquisa relacionadas por meio da coleta de diversas sugestões de pesquisa em até 15 tipos de mecanismos de buscas diferentes incluindo:

  • Google;
  • Bing;
  • Wikipedia;
  • Youtube;
  • Amazon;
  • eBay;
  • YaHoo.

Como funciona o Soovle?

Para usar o Soovle em suas pesquisas é muito fácil. Ao escrever a sua palavra-chave essa ferramenta vai automaticamente disponibilizar uma série de pesquisas relacionadas nesses vários mecanismos de busca citados anteriormente, facilitando a comparação entre elas.

8. Alexa

A Alexa é uma ferramenta 100% gratuita e extremamente útil para fazer a analise de como os usuários estão interagindo com os seus concorrentes.

Por meio de somente um algoritmo essa ferramenta da Amazon consegue medir a popularidade e várias outras informações uteis de uma página!

Como funciona a Alexa?

Para usar essa ferramenta a única coisa que você precisa é da URL que você quer consultar. Depois basta seguir esse passo a passo:

  1.  Digite a URL na pesquisa;
  2. Analise os resultados.

    9. Spy Fu

Uma das primeiras ferramentas a serem lançadas focadas para quem trabalha com SEO e marketing digital foi a Spy fu. Por meio dessa ferramenta você vai ter acesso a várias informações detalhas da sua palavra-chave como por exemplo o impacto e valor dela para o usuário.

Como funciona o Spy Fu?

De maneira geral é muito fácil utilizar essa ferramenta, acompanha em seguida:

  1. Escolha a sua região;
  2. Faça a pesquisa da sua palavra-chave;
  3. Faça a analise dos resultados.

10. WordStream

Uma das ferramentas de sugestão de palavras-chave mais usadas atualmente é a WordStream. Geralmente os profissionais de SEO utilizam essa ferramenta para conseguir sugestões diversificas de palavras-chave long tail.

Entretanto essa o WordStream possui uma serie de limitação em sua versão gratuita como por exemplo o uso de somente 30 pesquisas por dia.

Como funciona o WordStream?

Veja a seguir o passo a passo para usar o WordStream da maneira correta:

  1. Escreva sua palavra-chave ou URL;
  2. Selecione o setor e o país;
  3. Veja os resultados.

11. WebPeak

O WebPeak é um grande aliado para quem trabalha com SEO e marketing digital, isso porque ele amplia as informações do seu site e dos seus concorrentes, trazendo as informações mais importantes em somente um lugar! O WebPeak não possui uma versão gratuita e traz algumas métricas como:

Qual é o preço do WebPeak?

Atualmente o WebPeak possui três planos que dão acessos a uma serie de informações importante para quem está pesquisando palavras-chave ou analisando a determinada estrutura de site!

Lite

O plano lite é feito para site de até 500 páginas e está custando R$ 154,14 para liberar os seguintes benefícios:

  • 50 palavras na SERP;
  • Descoberta de até 900 Backlinks;
  • Espione até 900 links de competidores;
  • Auditoria de até 50 páginas.

Fit

Enquanto isso, o plano Fit é pensado para site de até 2000 páginas no valor de R$ 281.40 dando acesso a:

  • 75 palavras na SERP;
  • Descoberta de até 1500 Backlinks;
  • Espione até 1500 links de competidores;
  • Auditoria de até 150 páginas.

Ultra

E por último o plano ultra é feito para sites maiores que possuem até 50000 páginas e está no valor de R$ 583.80 liberando acesso a:

  • 150 palavras na SERP;

  • Descoberta de até 4000 Backlinks;

  • Espione até 4000 links de competidores;

  • Auditoria de até 200 páginas.

12. AlsoAsked

O AlsoAsked, como o próprio nome diz (também perguntam), é uma ferramenta que disponibiliza os dados do famoso “As pessoas também perguntam” do Google.

Essa caixa extra que aparece quando fazemos alguma pesquisa é extremamente útil para entender até mesmo a intenção de busca do usuário em relação a uma palavra-chave.

O AlsoAsked costuma ser usado para achar long tails ou para entender para qual caminho os usuários estão indo em uma pesquisa!

Como usar o AlsoAsked?

Confira em seguida o passo a passo para utilizar o AlsoAsked em suas pesquisas:

  1. Escolha o idioma e a região;
  2. Pesquisa sua palavra-chave;
  3. Veja os resultados das pesquisas que os usuários também fazem para a sua palavra-chave.

Conclusão

Em conclusão, utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave é essencial para aprimorar a eficácia de estratégias de marketing digital, otimização de conteúdo e a maximização do alcance do público-alvo

Essas poderosas ferramentas permitem identificar as palavras e frases mais relevantes e populares em determinado nicho, compreender a intenção dos usuários e a concorrência existente.

Ao incorporar inteligentemente as palavras-chave identificadas em campanhas, sites e conteúdos, é possível melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, aumentar o tráfego orgânico e, consequentemente, fortalecer a presença online da empresa ou marca.

Dessa forma, investir tempo e recursos nessas ferramentas é um passo fundamental para o sucesso e crescimento no ambiente digital altamente competitivo de hoje.

Ferramentas de Palavras-chave – Perguntas Frequentes (FAQ)

Quais são as principais ferramentas de pesquisas de palavras-chave?

Algumas das principais ferramentas são: Google Trends, Google Keyword Planner, SEMrush, Ubersuggest, WordStream, Moz Keyword Explorer, entre outras.

Qual a melhor plataforma para escolher palavras-chave?

A escolha da melhor plataforma depende das necessidades e do orçamento. Opções populares incluem SEMrush, Ubersuggest e Google Keyword Planner.

O que é Ferramenta de palavra-chave?

Uma ferramenta de palavra-chave é um software que auxilia na pesquisa e análise de termos relevantes usados pelos usuários em mecanismos de busca.

Para que serve ferramenta de palavra-chave?

As ferramentas de palavra-chave ajudam a identificar termos relevantes para otimizar conteúdos, melhorar o SEO e alcançar o público-alvo.

Como descobrir palavras-chaves SEO?

Utilize ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush ou Ubersuggest para pesquisar palavras-chave relevantes e de alto volume de busca.

Como o Google Trends pode auxiliar na escolha de palavras-chave?

O Google Trends mostra tendências de pesquisa em tempo real, permitindo identificar palavras-chave sazonais e entender o interesse do público.

Qual a diferença entre palavras-chave long tail e short tail?

Palavras-chave long tail são frases mais longas e específicas, enquanto short tail são termos mais genéricos. Long tail tende a ter conversões mais altas.

Quais métricas o SEMrush oferece para análise de palavras-chave?

O SEMrush oferece volume de pesquisa, concorrência, número de resultados orgânicos e palavras-chave relacionadas, entre outras métricas.

Como o Ubersuggest pode ajudar a descobrir novas oportunidades de palavras-chave?

O Ubersuggest fornece sugestões de palavras-chave long tail, incluindo variações e termos relacionados, permitindo identificar novas oportunidades.

Por que é importante analisar a concorrência ao escolher palavras-chave?

Analisar a concorrência ajuda a entender quais palavras-chave estão sendo direcionadas por outros sites, permitindo encontrar lacunas e oportunidades no mercado.