- As ferramentas de palavras-chave são meios de busca que auxiliam os donos de sites e analistas de SEO a acharem os melhores termos para otimizar os conteúdos e saber quais são melhores termos para abordar.
Atualmente, o mercado digital está borbulhando de oportunidades. Todos os dias, milhares de pessoas, no mundo inteiro, realizam diversas pesquisas – desde a procura pela reposta de uma determinada dúvida, até a realização de uma compra.
A intenção de busca dos usuários fica muito clara quando analisamos os termos que eles pesquisam. E, saber apresentar o conteúdo certo que o seu usuário está procurando, é o segredo para ter uma explosão de acessos e de conversões dentro da sua página.
Antigamente, esse trabalho era feito de maneira completamente manual e trabalhosa… Porém, nos dias atuais, existem diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chaves que podem facilitar, e muito, o dia a dia de todos os profissionais do marketing digital, principalmente em relação ao SEO (Search Engine Optimization) e o Tráfego Pago.
Existem várias ferramentas utilizadas no SEO para achar as palavras-chave com o melhor desempenho para o seu nicho. Cada uma dessas ferramentas desempenha melhor em determinadas funções e, por esse motivo, precisamos conhecê-las!
Neste artigo, apresentaremos as principais ferramentas de pesquisas de palavras-chaves e como você pode usá-las! Nos acompanhe e se destaque no seu nicho!
1. Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita do próprio Google. Por meio dessa ferramenta é possível fazer uma análise das tendências de pesquisa dos usuários.
Assim, você consegue acompanhar o que está “bombando” no mundo todo em tempo real e comparar com determinadas épocas, se desejar.
Vale ressaltar que os dados utilizados no Google trends são dados reais e atualizados das pesquisas feitas no Google!
Como funciona o Google Trends?
Primeiramente você deve fazer uma pesquisa de dados específicos com o objetivo de explorar novas ideias e palavras-chave.
Vale pontuar que existem algumas palavras-chave que são sazonais, como, por exemplo, “enfeites de natal”, o Google trends vai coletar e repassar dados importantes sobre a tendência dessa palavra-chave.
É possível verificar uma lista de todos os tópicos que estão em alta agora clicando em “em alta”.
2. Google Keyword Planner (planejador de palavras-chave)
Na área do SEO o Google Keyword Planner já é bem conhecido e utilizado por ser uma das ferramentas mais completas para a pesquisa de palavras-chave, além de ser 100% gratuito.
Da mesma maneira que o Google trends o Keyword Planner também utiliza o Google como a principal fonte de dados!
Como funciona o Google Keyword Planner?
Para começar a usar, o Google Keyword Planner é muito simples, basta acessar o site da ferramenta e seguir esse passo a passo:
- Clique na opção “encontrar palavras-chave”;
- Escreva o termo que você está pesquisando;
- Analise as informações.
Essa ferramenta vai trazer informações importantes sobre a palavra-chave, como, por exemplo:
- Concorrência;
- Volume de pesquisa mensal;
- Palavras-chave sugeridas.
3. SEMRush
O SEMrush é uma das ferramentas mais completas quando falamos de pesquisa e análise de informações de uma palavra-chave.
Isso acontece porque o SEMrush possui todas as funções das ferramentas do Google como por exemplo o volume de busca e concorrência.
Entretanto, o SEMrush possui planos pagos para ter acesso a todas as funções.
Como funciona o SEMrush?
Confira em seguida o passo a passo para utilizar o SEMrush:
- Crie a sua conta no site;
- Em seguida, na página inicial, pesquisa pela sua palavra-chave;
- Analise os resultados.
Depois de fazer a pesquisa do seu tema o SEMrush vai disponibilizar uma visão geral da palavra-chave, como, por exemplo, o volume de pesquisas mensais e a quantidade de páginas que já estão ranqueando para o seu termo.
Além disso, se você descer a página você terá informações extras que vão te ajudar a ter insights sobre o seu tema como:
- Palavras-chave relacionadas;
- Resultados de pesquisa orgânica;
- Textos de anúncio.
Qual o preço do SEMrush?
O SEMrush possui uma versão 100% gratuita, mas, que tem uma série de limitações (quantidade máxima de pesquisas por dia) e serve mais como um “test drive” da ferramenta.
Mas, caso você queira a versão paga, existem três planos atualmente:
Pro
O primeiro plano, é a versão para iniciantes e equipes pequenas no valor de 129 dólares por mês que disponibiliza:
- 5 projetos;
- 500 palavras-chave para monitorar;
- 10.000 resultados por relatório;
- Análise de concorrentes;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Auditoria de sites;
- Ferramentas de publicidade;
- Mídia social.
Guru
Já o Guru é um plano para agências e empresas de médio porte e você vai pagar 249 dólares por mês para ter acesso a todas as ferramentas do plano anterior mais:
- 15 projetos
- 1.500 palavras-chave para monitorar
- 30.000 resultados por relatório
- Kit de ferramentas de marketing de conteúdo;
- Dados históricos;
- Monitoramento de vários locais e dispositivos;
- Integração com o Looker Studio.
Business
E, por último, temos um plano personalizado que serve para empresas e agências de grande porte. O valor do business é de 499 dólares por mês e dá direito a:
- 40 projetos
- 5.000 palavras-chave para monitorar
- 50.000 resultados por relatório
- Share of voice;
- Limites estendidos;
- Acesso à API;
- Análise de PLA;
- Migração de dados desde as ferramentas de terceiros.
4. Keywordtool
O Keywordtool é uma ferramenta muito útil para quem ainda está começando no SEO, isso porque a sua interface é muito fácil de usar e intuitiva.
De maneira geral essa ferramenta é utilizada para fazer pesquisas de palavras-chave long tail, já que são termos mais longos, específicos e que tendem a ter uma melhor conversão dos usuários.
Como funciona o Keywordtool?
Como dito anteriormente, essa ferramenta é muito simples e fácil de usar. Para começar basta entrar no site do Keywordtool e seguir esse passo a passo:
- Crie sua conta;
- Escreva o tema da sua pesquisa;
- Selecione o idioma e país;
- Analise os dados.
Qual é o preço do Keywordtool?
É possível fazer uma pesquisa gratuita, porém, extremamente limitada, no Keywordtool. Para ter acesso a todas as ferramentas existem três planos básicos:
Pro básico
O plano pro básico é feito para aqueles que querem testar o Keywordtool pelo valor de 69 dólares por mês e dá acesso as seguintes informações:
- Pesquisa de volume de dados;
- O dobro de palavras-chave;
- Análise de volume de pesquisa em massa;
- 1 conta de usuário.
Pro plus
Já no plano pro plus o valor é de 79 dólares por mês e você vai ter acesso a tudo que tem no plano anterior mais:
- Análise de volume de pesquisa em massa;
- 5 contas de usuário;
- Dados de competição.
Pro business
Por último temos o plano Pro business, o plano mais completo do Keywordtool que está saindo por 159 dólares por mês e dá acesso:
- Dados de custo por clique;
- 50 solicitações de API por dia;
- 10 contas de usuário.
5. Moz Keyword Explorer
O Moz keyword explorer é uma ferramenta bem conhecida e é uma extensão das ferramentas da Moz para SEO.
O principal diferencial do Moz keyword explorer é a pontuação de dificuldade de ranqueamento de uma palavra-chave, que vai de 0 a 100.
É importante deixar claro que todas as ferramentas citadas neste artigo tem a função parecida e portanto entregam dados e resultados semelhantes.
Como funciona o Moz Keyword Explorer?
Da mesma maneira que as outras ferramentas, primeiramente você deve acessar o site e em seguida seguir esse passo a passo:
- Crie sua conta;
- Faça verificação da sua conta;
- Pesquise o seu tema;
- Escolha o país e o idioma;
- Analise os dados.
Qual o valor do Moz Pro?
O Moz keyword explorer tem somente uma opção de plano pago, o Moz pro.
Nessa versão você vai pagar o valor de 99 dólares por mês e vai ter acesso a todos os dados dessa ferramenta de pesquisa de palavras-chave sem nenhuma limitação.
6. Ubersuggest
O Ubersuggest teve um grande aumento na qualidade da ferramenta depois que o famoso Neil Patel comprou ela em 2018. Desde então essa ferramenta é uma das preferidas por profissionais da área de marketing e SEO.
Um dos grandes diferenciais dessa ferramenta é que ela disponibiliza sugestões de palavras-chave para pesquisas em outras abas do Google como:
- Google imagens;
- Notícias;
- Vídeos;
- Shopping.
Como funciona o Ubersuggest?
Para usar o Ubersuggest é muito fácil. Depois de acessar o site você deve:
- Escrever a sua palavra-chave na busca;
- Escolher o país e o idioma;
- Clique em buscar.
Qual o preço do Ubersuggest?
Atualmente, o Ubersuggest conta com três tipos de plano que servem para diferentes tamanhos empresa. Confira:
Individual
No plano individual, como o próprio nome já diz, é um plano feito para somente um site. Além disso, esse plano dá acesso:
- 150 buscas / dia;
- 1 domínios;
- 125 palavras-chave rastreadas / domínio;
- 5 concorrentes / domínio;
- 1.000 escaneamentos de página / domínio;
- 1 usuário.
Business
O plano business, diferente do individual, é feito para sites/empresas de pequeno porte que tenham 2 a 7 websites no valor de 20 dólares por mês. Esse plano dá direito a:
- 300 buscas / dia;
- 7 domínios;
- 150 palavras-chave rastreadas / domínio;
- 10 concorrentes / domínio;
- 5.000 escaneamentos de página / domínio;
- 2 usuários.
Enterprise
Já o último plano serve para empresas de médio porte que tenham entre 8 a 15 websites e está saindo pelo valor de 40 dólares por mês.
Por meio desse plano você vai ter acesso:
- 900 buscas / dia;
- 15 domínios;
- 300 palavras-chave rastreadas / domínio;
- 15 concorrentes / domínio;
- 10.000 escaneamentos de página / domínio;
- 5 usuários.
7. Soovle
O aplicativo Soovle é 100% gratuito e vai te ajudar a comparar de maneira eficaz as sugestões de pesquisa relacionadas por meio da coleta de diversas sugestões de pesquisa em até 15 tipos de mecanismos de buscas diferentes incluindo:
- Google;
- Bing;
- Wikipedia;
- Youtube;
- Amazon;
- eBay;
- YaHoo.
Como funciona o Soovle?
Para usar o Soovle em suas pesquisas é muito fácil. Ao escrever a sua palavra-chave essa ferramenta vai automaticamente disponibilizar uma série de pesquisas relacionadas nesses vários mecanismos de busca citados anteriormente, facilitando a comparação entre elas.
8. Alexa
A Alexa é uma ferramenta 100% gratuita e extremamente útil para fazer a analise de como os usuários estão interagindo com os seus concorrentes.
Por meio de somente um algoritmo essa ferramenta da Amazon consegue medir a popularidade e várias outras informações uteis de uma página!
Como funciona a Alexa?
Para usar essa ferramenta a única coisa que você precisa é da URL que você quer consultar. Depois basta seguir esse passo a passo:
- Digite a URL na pesquisa;
- Analise os resultados.
9. Spy Fu
Uma das primeiras ferramentas a serem lançadas focadas para quem trabalha com SEO e marketing digital foi a Spy fu. Por meio dessa ferramenta você vai ter acesso a várias informações detalhas da sua palavra-chave como por exemplo o impacto e valor dela para o usuário.
Como funciona o Spy Fu?
De maneira geral é muito fácil utilizar essa ferramenta, acompanha em seguida:
- Escolha a sua região;
- Faça a pesquisa da sua palavra-chave;
- Faça a analise dos resultados.
10. WordStream
Uma das ferramentas de sugestão de palavras-chave mais usadas atualmente é a WordStream. Geralmente os profissionais de SEO utilizam essa ferramenta para conseguir sugestões diversificas de palavras-chave long tail.
Entretanto essa o WordStream possui uma serie de limitação em sua versão gratuita como por exemplo o uso de somente 30 pesquisas por dia.
Como funciona o WordStream?
Veja a seguir o passo a passo para usar o WordStream da maneira correta:
- Escreva sua palavra-chave ou URL;
- Selecione o setor e o país;
- Veja os resultados.
11. WebPeak
O WebPeak é um grande aliado para quem trabalha com SEO e marketing digital, isso porque ele amplia as informações do seu site e dos seus concorrentes, trazendo as informações mais importantes em somente um lugar! O WebPeak não possui uma versão gratuita e traz algumas métricas como:
Qual é o preço do WebPeak?
Atualmente o WebPeak possui três planos que dão acessos a uma serie de informações importante para quem está pesquisando palavras-chave ou analisando a determinada estrutura de site!
Lite
O plano lite é feito para site de até 500 páginas e está custando R$ 154,14 para liberar os seguintes benefícios:
- 50 palavras na SERP;
- Descoberta de até 900 Backlinks;
- Espione até 900 links de competidores;
- Auditoria de até 50 páginas.
Fit
Enquanto isso, o plano Fit é pensado para site de até 2000 páginas no valor de R$ 281.40 dando acesso a:
- 75 palavras na SERP;
- Descoberta de até 1500 Backlinks;
- Espione até 1500 links de competidores;
- Auditoria de até 150 páginas.
Ultra
E por último o plano ultra é feito para sites maiores que possuem até 50000 páginas e está no valor de R$ 583.80 liberando acesso a:
150 palavras na SERP;
Descoberta de até 4000 Backlinks;
Espione até 4000 links de competidores;
Auditoria de até 200 páginas.
12. AlsoAsked
O AlsoAsked, como o próprio nome diz (também perguntam), é uma ferramenta que disponibiliza os dados do famoso “As pessoas também perguntam” do Google.
Essa caixa extra que aparece quando fazemos alguma pesquisa é extremamente útil para entender até mesmo a intenção de busca do usuário em relação a uma palavra-chave.
O AlsoAsked costuma ser usado para achar long tails ou para entender para qual caminho os usuários estão indo em uma pesquisa!
Como usar o AlsoAsked?
Confira em seguida o passo a passo para utilizar o AlsoAsked em suas pesquisas:
- Escolha o idioma e a região;
- Pesquisa sua palavra-chave;
- Veja os resultados das pesquisas que os usuários também fazem para a sua palavra-chave.
Conclusão
Em conclusão, utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave é essencial para aprimorar a eficácia de estratégias de marketing digital, otimização de conteúdo e a maximização do alcance do público-alvo
Essas poderosas ferramentas permitem identificar as palavras e frases mais relevantes e populares em determinado nicho, compreender a intenção dos usuários e a concorrência existente.
Ao incorporar inteligentemente as palavras-chave identificadas em campanhas, sites e conteúdos, é possível melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, aumentar o tráfego orgânico e, consequentemente, fortalecer a presença online da empresa ou marca.
Dessa forma, investir tempo e recursos nessas ferramentas é um passo fundamental para o sucesso e crescimento no ambiente digital altamente competitivo de hoje.
Ferramentas de Palavras-chave – Perguntas Frequentes (FAQ)
Quais são as principais ferramentas de pesquisas de palavras-chave?
Algumas das principais ferramentas são: Google Trends, Google Keyword Planner, SEMrush, Ubersuggest, WordStream, Moz Keyword Explorer, entre outras.
Qual a melhor plataforma para escolher palavras-chave?
A escolha da melhor plataforma depende das necessidades e do orçamento. Opções populares incluem SEMrush, Ubersuggest e Google Keyword Planner.
O que é Ferramenta de palavra-chave?
Uma ferramenta de palavra-chave é um software que auxilia na pesquisa e análise de termos relevantes usados pelos usuários em mecanismos de busca.
Para que serve ferramenta de palavra-chave?
As ferramentas de palavra-chave ajudam a identificar termos relevantes para otimizar conteúdos, melhorar o SEO e alcançar o público-alvo.
Como descobrir palavras-chaves SEO?
Utilize ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush ou Ubersuggest para pesquisar palavras-chave relevantes e de alto volume de busca.
Como o Google Trends pode auxiliar na escolha de palavras-chave?
O Google Trends mostra tendências de pesquisa em tempo real, permitindo identificar palavras-chave sazonais e entender o interesse do público.
Qual a diferença entre palavras-chave long tail e short tail?
Palavras-chave long tail são frases mais longas e específicas, enquanto short tail são termos mais genéricos. Long tail tende a ter conversões mais altas.
Quais métricas o SEMrush oferece para análise de palavras-chave?
O SEMrush oferece volume de pesquisa, concorrência, número de resultados orgânicos e palavras-chave relacionadas, entre outras métricas.
Como o Ubersuggest pode ajudar a descobrir novas oportunidades de palavras-chave?
O Ubersuggest fornece sugestões de palavras-chave long tail, incluindo variações e termos relacionados, permitindo identificar novas oportunidades.
Por que é importante analisar a concorrência ao escolher palavras-chave?
Analisar a concorrência ajuda a entender quais palavras-chave estão sendo direcionadas por outros sites, permitindo encontrar lacunas e oportunidades no mercado.