O que é Tráfego Orgânico: conhecendo vantagens e noções! + [10] formas de aumentar!

  • Tráfego orgânico é o fluxo de visitantes que um site recebe de forma natural e gratuita, por meio de resultados de pesquisa e referências externas, sem a necessidade de anúncios pagos.

“Tráfego orgânico” – este é um termo muito utilizado por empresas e, principalmente, no marketing digital. Mas muitas pessoas tem a seguinte dúvida: “o que é tráfego orgânico?” 

Vamos entender o que é tráfego orgânico através de um exemplo extremamente didático:

Vamos imaginar o tráfego como uma rua movimentada… 

Tráfego orgânico é como o fluxo de pedestres numa rua movimentada sem nenhum pedágio!

Imagine que seu site é uma loja atraente e, sem pagar um centavo em anúncios, você recebe visitantes interessados diretamente pela indicação de amigos ou, até mesmo, pela simples curiosidade de encontrarem seu negócio nos resultados de pesquisa.

É exatamente isso que é o tráfego orgânico! 

As pessoas pesquisam por determinado assunto e o Google direciona aqueles usuários para as páginas que são mais relevantes – respondendo as dúvidas dos usuários e auxiliando na resolução dos problemas. Incrível, não é mesmo?

Nos acompanhe nesta leitura e entenda definitivamente, como funciona o tráfego orgânico, como gerar muito mais tráfego nas suas páginas, quais são as vantagens de investir no tráfego orgânico e 10 dicas dos maiores profissionais analistas de SEO (Search Engine Optimization)! 

Sem duvidas, iniciar um projeto online é uma tarefa árdua, porém nós estamos aqui para te auxiliar na compreensão de como desenvolver o tráfego pago do seu negócio.

 

Enfim, o que é tráfego orgânico?

o que é tráfego orgânico

O tráfego por si só, é a representação das visitas que você recebe dentro dos seus conteúdos, sejam eles em sites nos buscadores, como o Google, ou até em mídias sociais, como o Instagram, por exemplo.

O tráfego orgânico é todo um conjunto de visitas dentro do seu site de maneira espontânea, sendo assim, sem necessitar da utilização de anúncios. Um principal exemplo de tráfego orgânico e boas aplicações e sucesso é o estratégias de SEO aplicadas na Shopee, que conseguiu unir todas as melhores práticas. 

O tráfego orgânico provenientes dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e o Yahoo – só são possíveis por meio das otimizações de SEO.

Essas estratégias de otimização de sites tem como seus objetivos principais:

  • Mostrar relevância para os buscadores, levando em consideração todos os pontos fundamentais para o ranqueamento, como as principais atualizações do Google, por exemplo;
  • Criar um “caminho” coeso para os usuários – oferecendo todas as informações necessárias para tirar as dúvidas e resolver as “dores” dos seus potenciais clientes.

O seu site deve ser a solução para todas as dúvidas dos seus usuários! 

Quais são os outros 3 tipos de tráfego? 

Como já dito, podemos dividir o tráfego em dois modelos: Pago e orgânico. 

Quando olhamos no Google Analytics, podemos observar  que existem diferentes modelos de tráfego – demonstrando a maneira que os usuários chegaram na sua página. 

além do tráfego pago, existem os tráfegos: 

  • Direto: é um modelo de tráfego orgânico, onde o usuário se direciona diretamente para a sua página, sem precisar passar por outros sites. 
  • Social: são os acessos dos usuários através das redes sociais. Geralmente através de postagens que direcionam para o site.
  • de Referência: o tráfego gerado por referência, são aqueles gerados por links em outros sites que recomendam para o seu. Esses links são comumente chamados de Backlinks. (os backlinks são estratégias de SEO Off-page para aumentar a autoridade da página.)

Tráfego orgânico X tráfego pago – Unindo as duas estratégias!

tráfego orgânico x tráfego pago

Você quer ver o seu site se tornar uma verdadeira avenida movimentada na web? Então, você precisa entender a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico!

Diferente do que possa parecer, as estratégias de tráfego pago e as estratégias de tráfego orgânico podem e devem trabalhar juntas – possibilitando resultados únicos e verdadeiramente poderosos! 

Afinal de contas, essas técnicas são como duas pistas que levam ao sucesso, cada uma com suas características únicas.

  • O tráfego pago é como um pedágio, onde você investe em anúncios para atrair visitantes rapidamente.
  • Tráfego orgânico é como uma via cheia de indicações e referências, onde as pessoas chegam até você de forma natural e gratuita.

Agora, vamos conhecer profundamente sobre cada uma dessas técnicas de tráfego e como utiliza-las da melhor forma para você alcançar resultados extremamente surpreendentes. Vamos lá!

o que é tráfego pago

Tráfego Pago: Acelerando o Fluxo do seu Site

Quando se trata de aumentar a visibilidade e atrair visitantes para o seu site ou blog, o tráfego pago é uma estratégia excelente. Sendo fundamental, principalmente para E-commerce! 

O tráfego pago é uma estratégia que trás resultados muito mais rápido, porém, há custos atrelados a esses resultados – sendo necessário realizar investimentos constantes, para que as suas páginas apareçam para seus usuários.

No tráfego pago, o pagamento é feito com base no valor do clique – que muda dependendo de algumas características da palavra-chave em foco.

Como dito, o tráfego pago é uma estratégia muito importante e poderosa, mas que ao ser aplicada com as otimizações para os mecanismos de busca (SEO) – você pode obter resultados verdadeiramente poderosos, não só “chamando” as pessoas para a sua página, mas mantendo os usuários e os direcionando para diversos conteúdos!

o que é tráfego orgânico

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico, por outro lado, é uma maneira de captar mais clientes de forma espontânea. Dessa maneira, não há investimento em propagandas pagas.

O foco dessa estratégia está no desenvolvimento de conteúdos relevantes para os usuários – direcionando em todas as fases do funil de vendas

Essa estratégia requer trabalho e dedicação no marketing de conteúdo – construindo conteúdos relevantes que – através das técnicas certa – posicionem nas principais posições (3 primeiros resultados) das páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERP)

Dessa forma, as páginas do site aparecerão para os usuários assim que eles estiverem buscando pelos seus produtos e/ou serviços. Os usuários entrarão nas suas páginas e começaram a navegar entre as páginas até serem devidamente preparados para o momento da compra e, até mesmo, fidelização.

A autoridade e a credibilidade é garantida para o seu site e seu conteúdo, tornando a sua marca uma referência no seu nicho – como uma verdadeiros profissionais experts na área. 

Lembrando que essa noção de autoridade vale tanto para os buscadores, quanto para os usuários! 

tráfego orgânico e os seus benefícios para a sua empresa

05 benefícios de investir em tráfego orgânico para sua empresa

O tráfego orgânico traz diversos benefícios para qualquer negócio, como já foi dito nesse artigo. Vamos ver agora mais especificamente 05 benefícios de investir em tráfego orgânico para a sua empresa.

1. Ótimo Custo-benefício!

Quando faze uma comparação entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, é possível observar observar que um é mais perene que o outro. Sendo assim, o tráfego orgânico pode gerar resultados tanto hoje quanto daqui a muitos anos!

Diferente do tráfico pago que os anúncios duram pouquíssimo tempo.

Isso torna cada vez mais claro o quanto o tráfego orgânico auxilia na redução de custos de marketing, além de auxiliar no aumento da margem de lucro.

2. Escalabilidade

Como já informado nesse artigo, os anúncios do tráfego pago só geram Leads quando se possui verba para investir neles. Acredite ou não, mas eles não vão continuar sendo reproduzidos quando o dinheiro acabar. Isso demonstra como não são escaláveis.

O tráfego orgânico, por outro lado, é sim! Por incrível que pareça, quanto mais pessoas você conseguir atrair para o seu site menos será gasto.

3. Relevância

Se você já notou, geralmente, quando se faz uma pesquisa no Google, são apresentados diversos sites diferentes na primeira página de resultados, certo?

Alguns dos primeiros aparecem uma marcação escrita “anúncio”? Isso ocorre, pois o Google mostra para os usuários que aquele resultado é fruto do tráfego pago. Sendo assim, é como se o Google lavasse as mão dizendo que, não necessariamente, deixa de recomendar o conteúdo daqueles sites.

Diversos internautas já compreenderam essa diferença e sentem como se a empresa quisesse forçar uma venda e, dessa maneira, evitam adentrar nesses conteúdos anunciados.

A confiança nesses tipos de resultados, em sua maioria, é bem reduzida e os usuários decidem por adentrar em conteúdos de resultado orgânico, que demonstra possuir uma credibilidade maior. sendo assim, o tráfego orgânico possui uma relevância incomparavelmente maior.

4. Duração

Que o tráfego pago tem limite de tempo para os seus conteúdos nós já falamos e muito nesse artigo, mas em comparação aos conteúdos de tráfego orgânico o seu conteúdo possui toda a eternidade ali publicado.

Isso mesmo! Não há prazo de validade para o seu conteúdo!

Subir para as primeiras posições no Google é complicado, mas se manter lá também é muito difícil. Se você possui um blog, por exemplo, e conseguir ranquear diversos artigos diferentes no top 10, observará que eles rapidamente sairão de lá se você não mantiver os seus conteúdos atualizados ou sem publicar novos textos.

O tráfego orgânico traz os mais desejados resultados, mas é necessário o investimento de muita dedicação nos conteúdos.

5. Construção de relacionamento

Um outro benefício que é vital para o tráfego orgânico é a oportunidade de construção de relacionamentos e aproximação com seu cliente.

É possível acompanhá-lo durante toda uma jornada de compra.

dicas formas de captar mais clientes com tráfego organico

10 maneiras para captar mais tráfego orgânico para a sua empresa

no decorrer desse artigo já foram explicitadas várias informações que te demonstram o quão vital é a utilização do tráfego orgânico para as empresas.

Vamos agora conhecer 10 estratégias para alavancar o tráfego orgânico da sua empresa de forma exponencial.

1. Tenha atenção na sua persona

Saber quem é o seu público-alvo é deveras eficiente, pois se desesperar para ranquear o seu site na primeira página do Google não auxiliará em nada!

Quando você concentra sua atenção na sua persona, você saberá para que tipo de pessoas você estará escrevendo ou produzindo, sendo assim aquelas pessoas serão captadas pelas suas produções e inundarão seu site.

Você conhecendo a sua persona e sabendo qual é a sua intenção de busca, pode direcionar perfeitamente como deve ser feito o planejamento de marketing. Sendo assim, quanto mais relevante o seu site for, quanto melhor a experiência daquela persona, maior será a tendência de retorno daquela persona no seu site.

No fim da contas, se preocupar em em ser mais relevante para o Google do que para a sua persona pode ser um sintoma da chamada miopia de marketing.

2. Faça um correto investimento em SEO

O SEO (Search Engine Optimization), com a sua tradução para otimização para os mecanismos de busca. Basicamente, é um conjunto de técnicas que auxiliam no desenvolvimento dos conteúdos e os posicionam nos buscadores, como o Google.

Apenas em compreender o significado do SEO já é possível desenvolver o raciocínio do aumento de tráfego orgânico que ele pode gerar para o seu site. O SEO otimiza os textos, produz conteúdos relevantes, formam o caminho perfeito para o topo do Google!

3. Estudos de palavra-chave

Nesse momento é onde ocorre o inicio de uma consultoria de SEO!

É importante que sejam desenvolvidas corretamente as pesquisas de palavra-chave para o negócio que está sendo otimizado, pois elas quem direcionarão os clientes até o site da empresa.

Para as pesquisas, podem ser utilizadas algumas ferramentas poderosas e gratuitas como o Ubersuggest, SEM RUSH e outros que podem facilitar a pesquisa.

4. Desenvolva Títulos poderosos!

A primeira coisa que um usuário terá contato no seu conteúdo é o título, por esse motivo ele deve ter chamativo e deve apresentar de forma rápida tudo o que será abordado dentro do seu conteúdo.

Dessa maneira, ao desenvolver uma meta description e uma meta title poderosa, com claresa, criatividade e persuasão, as suas taxas de clique tendem a aumentar e muito!

5. Produza conteúdos de relevância!

Já falamos sobre isso ao falar de SEO, mas é importante repetir esse tópico.

Conhecendo a sua persona, poste e produza sempre conteúdos de esxtrema relevância para que cada vez mais os seus usuários possam vir acessar os seus conteúdos tendo a total certeza que podem confiar que você tem a resposta para a dúvida que eles possuem.

E não se esqueça do segredo do tráfego orgânico que é o foco no cliente! Você está lidando com pessoas e não com números!

6. Desenvolva estratégias em mídias sociais

Nas mídias sociais as pessoas passado grande parte do seu tempo nos dias e isso deve ser apresentado pela sua empresa para a geração de tráfego orgânico. Muitas pessoas, por exemplo, tem trocado portais de notícia por feed de notícia do Facebook e do Instagram.

E cada vez mais, os usuários estão escolhendo por descobrir conteúdos por essas redes. Assim, a sua marca também deve aproveitar essas oportunidades únicas!

7. Faça a postagem de outras formas

Além de fazer a inserção de links no seu site e nas redes sociais, é importante que sejam utilizadas outras plataformas.

É fundamental que se tenha em mente o fato de que você deve aproveitar todas as oportunidades de auxiliar o usuário em encontrar o seus conteúdos que também os auxiliaram na resolução de problemas.

Dessa maneira, com você próximo à eles, eles não precisarão sair de dentro de seus canais digitais favoritos.

8. Diversifique seus conteúdos

Ao produzir conteúdos em diferentes formatos como podcasts e vídeos, será possível aumentar o alcance e impulsionar o tráfego para eles.

Desse forma também é possível compreender quais são os tipos de conteúdos preferidos pelo seu público e, assim, produzir mais desses modelos e atrair cada vez mais clientes.

9. Divida o seu tempo entre promoção e produção dos seus conteúdos

Seu conteúdo precisa ser visto para que ele venha aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Portanto faça publicidade em diversos locais e aumente a visibilidade.

10. Gere links externos para o seu conteúdo

Quando um site possui uma autoridade alta perante o Google faz um link para o seu site, você conquistará um tráfego de referência! ou seja, o tão desejado tráfego orgânico.

Outra excelente prática para aumentar o tráfego orgânico é levantar quais são os sites que possuem mais importância para o seu público.

Assim, se aproximar deles oferecendo conteúdos gratuitos em troca de um link para gerar autoridade no seu site.

Quanto mais links externos, mais relevância sua página terá e cada vez mais ela será vista pelo Google!

Alcançando o Sucesso!

Agora com o conhecimento sobre as estratégias e como desenvolvê-las de forma poderosa, você pode trilhar os caminhos para alcançar o tão desejado topo do Google!

Conheça nossos outros artigos e venha aprender cada vez mais sobre SEO e desenvolvendo seus conhecimentos!

Nós da Maturare produzimos o melhor para auxiliar no crescimento de pessoas e negócios!

FAQ (Perguntas frequentes)

1- O que é tráfego orgânico no marketing?

o tráfego orgânico dentro do marketing digital é toda visita que é gerada para um site, independente do uso de anúncios pagos. Isso é não importa se é online (Google, Facebook, Instagram etc), seja offline ( revistas, outdoors,, jornais, dentre outros meios).

2. Como posso fazer o tráfego orgânico?

Para desenvolver um tráfego orgânico para o seu conteúdo, é importante que determinado tema com fluxo seja feito no seu blog, seja de interesse da sua persona. Esses conteúdos devem ser corretamente otimizados em SEO para alcançar o máximo de acesso no seu site. Se deseja conhecer mais sobre os benefícios, conheça a Maturare!

3. o que é vender tráfego orgânico?

Pode ser descrito como a divulgação orgânica que ocorre quando o usuário é atraído para o site por meio de pesquisas nos buscadores, transações sem gastos com anúncios.

4. Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Um conteúdo patrocinado é chamado de tráfego pago, ele só permanece ativo enquanto houver dinheiro para fazer o investimento. Quando o dinheiro acaba, a página deixa de aparecer nos destaques de pesquisas dos usuários. Enquanto o tráfego orgânico se mantém sempre ativo, pois não depende de anúncios.