Featured snippets: O que é e como chegar na posição zero do Google?

  • Featured snippets são trechos destacados de uma página na Web que ficam acima do primeiro site em uma busca no Google, a famosa posição zero.

Você já se perguntou porque algumas vezes quando você pesquisa algo no Google tem uma caixa de resposta logo no início da página de pesquisa respondendo exatamente a sua pergunta? 

Bom, isso acontece porque aquele site provavelmente teve um trabalho de pesquisa de palavras-chave muito bem feita e que gerou esse destaque extra para aquela pergunta em específico.

O objetivo do featured snippet é facilitar a busca do usuário fazendo com que ele consiga achar uma resposta rápida e resumida para a sua pergunta sem ter que ficar entrando em vários sites.

Entretanto, não é só o usuário que ganha, isso porque as páginas que estão na posição zero do Google ganham mais destaque, autoridade e aumentam as taxas de clique em mais de 35%!

Entendendo a importância do featured snippet para o aumento do tráfego orgânico de qualquer tipo de site, escrevemos esse artigo para explicar como você pode atingir a posição zero do Google!

Quais são os tipos de featured snippet?

De maneira geral existem três tipos de featured snippet e é muito importante entender muito bem como cada um desses tipos funciona.

Isso porque, os bots do Google têm a capacidade de interpretar a intenção de busca do usuário, ou seja, se o usuário precisar de uma lista, por exemplo, o Google não vai recomendar um featured snippets de parágrafo.

Veja a seguir como funciona cada um dos featured snippets:

Featured Snippets de Parágrafos

Featured Snippets de Parágrafos

Provavelmente você já se deparou com um featured snippets de parágrafo, já que esses são os mais comuns de aparecer.

Em geral, os featured snippets de parágrafo aparecem quando o usuário faz perguntas ou procura por definições de palavras utilizando:

  • Como fazer
  • O que é
  • Onde
  • Quando

 

Featured Snippets de Lista

Featured Snippets de Lista

No featured snippets de lista, o usuário tem acesso a um breve resumo do passo a passo ou de dicas sobre algum assunto.

Nas listas os temas mais comuns de aparecer são:

  • Receitas;
  • Passo a passo;
  • Ranking.

Featured Snippets de Tabela

Featured Snippets de Tabela

O último tipo é o featured Snippets de tabela, que aparece com bem menos frequência que os outros dois tipos.

Nas tabelas é comum que tenham comparações de preços entre produtos ou até mesmo os horários de uma sessão no cinema.

O principal objetivo da tabela é que o usuário consiga fazer uma comparação entre os produtos de uma maneira rápida.

Qual a importância do featured snippet para um site?

A famosa posição zero do Google traz vários pontos positivos tanto para o usuário quanto para o site.

Continue lendo para entender melhor qual é a importância do featured snippets e quais são as principais vantagens de investir no featured snippets.

Aumento do tráfego orgânico

Como dito anteriormente, ter um featured snippets significa aumentar em cerca de 35% a taxa de cliques no seu site! Isso acontece porque estar na posição zero em uma página de busca significa mais destaque que os seus concorrentes.

Além disso, caso o seu featured snippets tenha sido útil para o usuário é natural que o mesmo entre no site caso ele queira se aprofundar mais no assunto.

Aumento da competição entre os sites

Por meio do featured snippets outros sites menores têm chance de disputar lugar na SERP com gigantes como por exemplo o wikipédia.

Isso porque, nem sempre essas marcas gigantes fazem a melhor otimização para todos os seus conteúdos, e é essa brecha que você deve aproveitar para conseguir se posicionar melhor que os outros sites!

Autoridade

Além do aumento do tráfego orgânico, um dos maiores motivos para um site investir em featured snippets é a autoridade no assunto.

Afinal, o Google decidiu que o seu site é o que está trazendo a melhor resposta para a dúvida do usuário.

Como funciona o Featured Snippet?

Primeiramente é importante deixar claro que a página que aparece no featured snippets nem sempre está em primeiro lugar na SERP.

Isso acontece porque o Google vai levar em consideração a resposta mais curta, direta e que consiga resolver as dores do usuário para ficar na posição zero.

Até agora ainda não existem critérios claros em relação a seleção desse conteúdo, entretanto existem algumas ações que podemos tomar para aumentar as chances do site de chegar lá!

Qual a diferença entre Featured Snippet e Rich Snippet?

Os termos “Featured Snippet” e “Rich Snippet” – podem confundir um pouco, por serem muito semelhante, principalmente no que eles se referem – uma forma de destacar a página e aparecer de maneira destacada na SERP.

Porém, esses conceitos são muito diferentes, onde podemos descrever o Featured Snippets como um bloco de conteúdo destacado que aparece no topo das páginas de resultados de pesquisa do Google (conhecido como “posição zero”) – feito para trazer uma resposta direta para o usuário.

Por outro lado, o Rich Snippet é um resultado de pesquisa que exibe informações adicionais obtidas dos dados estruturados (Schema markup) na página, como:

  • classificações por estrelas;
  • imagens;
  • preços e entre outros.

As Rich Snippets tem como intuito gerar uma pesquisa mais imersiva e fornecer mais informações para complementar os resultados e mostrar ao usuário o que esperar ao clicar na página.

Como atingir a posição zero do Google?

Agora que você já entende como o featured snippets funciona e qual a importância dele para um site na Web, vamos entender melhor quais ações podemos tomar para chegar na posição zero do Google:

Tamanho da resposta para o featured snippet

O primeiro ponto que devemos nos atentar é em relação ao tamanho do featured snippets para cada um dos três tipos.

O tamanho é um ponto crucial para que o Google possa escolher o seu site para responder a dúvida do usuário, já que o espaço de destaque tem um tamanho limitado.

Acompanha em seguida quais são as recomendações para cada um dos tipos de featured snippets:

Parágrafo

Segundo especialistas de SEO (Search Engine Optimization), nesse tipo de featured snippets o mais recomendado é que seja utilizado entre 30 a 45 palavras.

É importante destacar que existem alguns featured snippets maiores que chegam a 90 palavras, entretanto não é comum.

Lista

No caso das listas, o recomendado é que você tenha no mínimo 4 itens e no máximo 11 palavras por cada um dos itens.

Vale destacar que o mais importante nas listas é se preocupar com o número de palavras já que a quantidade de itens não importa. Hoje o Google possui uma ferramenta que vai dar ao usuário a opção “mais itens” quando não for possível mostrar a lista inteira, o que é uma ótima oportunidade do usuário entrar na sua página!

Tabela

Já nas tabelas o recomendado é que você utilize 3 fileiras e 2 colunas. Entretanto, a ideia é a mesma da lista, quanto mais fileiras melhor!

É importante reparar que no caso das tabelas o Google vai mostrar para o usuário a quantidade de itens que não estão aparecendo no featured snippets e a opção de ver mais direto na página.

Cuidados com conteúdos publicados

Para quem já trabalha com SEO é muito comum que haja uma preocupação com a atualização dos conteúdos que já estão publicados.

Veja a seguir alguns cuidados que você deve ter com os seus posts que já estão na Web para conseguir um lugar na posição zero:

  • Verifique se as palavras-chave que estão sendo utilizadas estão bem rankeadas (no mínimo entre as 10 primeiras).
  • Otimize os conteúdos de acordo com o tipo de fetured snippet que você está tentando atingir.

Cuidados com conteúdos em produção

Além de otimizar e atualizar seus conteúdos que já estão prontos é muito importante se preocupar com os conteúdos que estão em produção!

Assim, você deve se preocupar antes mesmo de começar o conteúdo em como você vai se portar para conseguir o featured snippets para determinado assunto.

Uma das partes mais importantes nesse processo é fazer uma pesquisa aprofundada que compile uma lista de palavras-chave que possuem featured snippets dentro do seu nicho mas que ainda não é sua.

Em seguida você deve formatar parte do seu conteúdo (a parte que você quer que apareça no featured snippets) para que ele esteja no tamanho ideal e seja escolhida pelo Google.

Otimize o conteúdo para os usuários

É muito importante ter em mente que não adianta você investir todas as forças em conseguir um featured snippets mas não ter um conteúdo de qualidade e otimizado para o usuário.

Portanto, vamos dar algumas dicas de otimização de conteúdo para que você tenha ainda mais chances de aparecer na tão sonhada posição zero da SERP:

Pesquisa de palavras-chave

Como foi possível ver nesse artigo, uma das partes mais importantes da criação do conteúdo é a pesquisa das palavras-chave.

Essa pesquisa vai fazer com que você entenda qual é a intenção de busca do usuário, o que vai facilitar muito a etapa de formatar o seu conteúdo para conseguir um featured snippets.

Intenção do usuário

É muito importante que o foco principal do seu conteúdo seja o usuário. Para isso é necessário entender os três tipos de intenção de busca e o que cada uma delas significa para o site:

Navegacional

A busca navegacional é quando o usuário tem a intenção de procurar uma marca ou site em específico. Nesse tipo de intenção de busca não existe tanto espaço para conseguir um featured snippets já que o usuário já sabe qual site ele está procurando.

Informacional

No caso da busca informacional o usuário está atrás de uma resposta para a sua dúvida ou informações básicas sobre algum assunto.

Esse é um ótimo momento para tentar conseguir um featured snippets de parágrafo utilizando as técnicas que foram ensinadas nesse artigo.

Transacional

A intenção de busca transacional é a última etapa da busca de um usuário e é quando o mesmo já tem todas as informações e quer efetuar a compra.

Para esse caso, a melhor maneira de conseguir um featured snippets é por meio de uma tabela.

Conclusão

Cada vez mais os featured snippets estão tendo espaço na SERP, já que essa ferramenta melhora muito a navegação de um usuário.

Ao longo do texto, destacamos como os featured snippets têm revolucionado a forma como os usuários interagem com as informações apresentadas nas pesquisas, concentrando-se em oferecer respostas rápidas e concisas para suas dúvidas.

Portanto, compreender os mecanismos por trás dos featured snippets e implementar estratégias sólidas de otimização pode ser a chave para se destacar no cenário digital cada vez mais competitivo e fornecer informações valiosas para os usuários ávidos por respostas rápidas e precisas.

A busca pela tão sonhada posição zero deve ser um objetivo importante para qualquer negócio ou criador de conteúdo que deseje maximizar sua presença online e estabelecer autoridade em seu nicho!

Featured Snippets – FAQ (Perguntas Frequentes)

1- O que é Featured Snippets?

Uma featured snippets é uma caixa ao topo da página de resultados do Google com um resposta direta e resumida que responde uma pesquisa e pergunta dos usuários. Essa resposta aparece acima dos resultados orgânicos e, por esse motivo, recebe o nome de posição zero.

2- O que é local featured?

Local Featured é uma função do Google que destaca informações locais úteis, como endereços de estabelecimentos ou rotas, diretamente nos resultados de pesquisa.

3- Quais são os tipos de Featured Snippets que aparecem no Google?

Existem quatro formatos de featured snippets no Google: parágrafos, listas, tabelas e vídeos. Eles são priorizados na SERP, gerando maior visibilidade e tráfego para sua marca.

4- como conseguir a posição zero do Google?

Conseguir a posição zero do Google, ou seja, aparecer em um Featured Snippets, envolve várias estratégias de SEO:

  1. Conteúdo de Qualidade: O Google prioriza conteúdos bem escritos, úteis e informativos. É crucial fornecer respostas diretas e completas às perguntas comuns dos usuários.
  2. Otimização On-Page: Use técnicas de SEO On-Page, como o uso adequado de palavras-chave, meta descrições, headers (H1, H2, etc.), e esquemas de marcação.
  3. Formatação Apropriada: A formatação de seu conteúdo influencia se ele será selecionado para um featured snippets. Isso inclui o uso de listas, tabelas, e parágrafos concisos e informativos.
  4. Dados Estruturados: A utilização de dados estruturados (Schema Markup) pode ajudar o Google a entender melhor o seu conteúdo e considerá-lo para um featured snippets.
  5. Monitoramento: Use ferramentas de SEO para monitorar seu tráfego, identificar quais perguntas trazem usuários ao seu site, e otimizar seu conteúdo para essas consultas.