Long tail e Short tail: o que é e como usar?

  • Short Tail e Long Tail são termos usados pelos profissionais de SEO para se referir aos dois tipos de palavras-chave, onde Short Tails são termos mais curtos e abrangentes, como: “Agência de marketing”.  Enquanto as Long Tails são palavras-chaves mais longas e mais específicas, como: “Agência de marketing digital no Rio de Janeiro”

 

No marketing de conteúdo otimizações de SEO (Search Engine Otimization)e nas , os termos Long Tail e Short Tail são extremamente conhecidos e são a base para o desenvolvimento dos conteúdos certos que trarão resultados gratificantes.

Isso se torna ainda mais claro quando estamos falando sobre as otimizações de SEO e criação de conteúdos otimizados para Blogs – onde, saber escolher a palavra-chave certa é algo fundamental para gerar o tão desejado tráfego orgânico.

Mas então você pode perguntar:

“o que as palavras-chaves long tail e Short Tail podem influenciar nos resultados?”

E a resposta é: “TUDO!”

Exatamente por este motivo, que desenvolvemos este artigo, onde te mostraremos tudo sobre esses tipos de palavras-chaves, como você deve fazer a escolha da palavra-chave certa e como usá-las de acordo com o funil de vendas!

Nos acompanhe nesta leitura e entenda definitivamente sobre este assunto que revolucionará a maneira como você enxerga a construção de conteúdos online! Vamos lá!

 

O que é são palavras-chaves Short Tail?

Short Tail (Cauda curta), que também pode ser chamada de Head Tail, são palavras-chave amplas (menos específicas) e que, geralmente, tem um grande fluxo de pesquisas.

Geralmente, as palavras short tail possuem uma grande dificuldade de ranqueamento – por se tratarem de termos gerais – sendo necessária grande autoridade, esforço e aplicação das práticas pilares de SEO para posicionar as páginas do Site e mantê-las.

Sem dúvidas, as palavras short Tail ou Head Tail são o objetivo e a meta de todos que querem explodir em acesso, pois as palavras short tail são gigantescas fontes de tráfego orgânico – principalmente para a primeira posição na página de resultados de pesquisa (SERP).

Para ficar mais simples de entender vamos imaginar um exemplo…

Supondo que você tenha um site de marketing e quer começar o trabalho de SEO nele, um termo que podemos categorizar como uma short tale é “marketing digital” ou, ainda, “marketing”.

Através do uso dessas palavras-chaves, você estará competindo posições na página de resultados dos buscadores com uma infinidade de sites que possivelmente estão no mesmo nicho que o seu e, muitos deles com uma estrutura de site muito bem desenvolvida e com grande autoridade – passar páginas deste porte é algo extremamente trabalhoso.

Estar “atacando” essas palavras é importante, mas em um primeiro momento, as long tails são o segredo para direcionar o seu tráfego, aumentar a autoridade do seu site e começar a caminhar para o crescimento.

 

O que é são palavras-chaves Long Tail?

Long Tail (cauda longa) é um termo usado para as palavras-chave que são maiores, mais específicas e que tendem a atrair um público mais nichado.

Essas palavras, geralmente, possuem menos competição no ranqueamento das páginas de resultado de  busca, por se tratarem de palavras mais específicas, afunilando o grupo de usuários que pesquisarão por elas, assim como sites que abordarão este conteúdo.

Pensando no mesmo exemplo do site de marketing digital, possíveis palavras Long Tail para este nicho seriam:

  • Marketing Digital em São Paulo;
  • Marketing Digital para iniciantes.

Como é possível observar nesses exemplos, as palavras Long Tails são termos mais específicos.

Assim, o seu site terá um volume de busca menor do que com uma shor Tail, porém, você vai atingir um público mais específico e que tende a gerar taxas menores de rejeição.

Além disso, a competição para aparecer entre as primeiras páginas no resultado de buscas, geralmente é menor.

Quando usar as palavras-chave Long Tail?

De maneira geral, o uso de palavras-chave Long Tail é parte fundamental para o desenvolvimento da autoridade de um site. Essas palavras são muito recomendadas principalmente para a criação dos primeiros conteúdos do site, onde se está desenvolvendo a autoridade das páginas.

Isso porque, quanto mais específico for a produção do seu conteúdo, maior vai ser a chance de ele aparecer nas primeiras páginas de resultados de um buscador.

Portanto, depois de definir sua Short Tail busque variações daquele termo que fazem sentido com o conteúdo do seu site.

Vale ressaltar que as Long Tail podem ser utilizadas em qualquer etapa do funil de vendas, entretanto ela se torna muito mais efetiva no meio e fundo de funil.

 

Como funciona Short Tail e Long Tail no funil de vendas?

Uma das maneiras mais efetivas de planejar as palavras-chave para o seu site é a partir do funil de vendas. Ao analisar em qual momento o seu possível cliente está é mais fácil planejar um conteúdo que faça sentido e que instigue o usuário a continua em seu site.

Pensar em um funil de vendas é uma ótima maneira de desenvolver um cluster de conteúdos que seja uma estrada de conteúdos verdadeiramente coesa para o seu usuário.

Confira em seguida como cada uma das etapas do funil funciona e alguns exemplos de palavras-chave:

Topo do funil

O topo do funil é a primeira etapa de uma venda e é conhecido como a fase de atração de um cliente. Esse é o momento em que o usuário não sabe que tem um problema, não reconhece ou não está procurando uma solução.

Portanto, estratégias de topo de funil costumam fazer conteúdos que são mais gerais e introdutórios utilizando as palavras-chave Short Tail para atrair o usuário e converte-los a possíveis compradores.

Geralmente, nessa etapa é comum utilizar palavras-chaves informacionais, por exemplo:

  • “como”;
  • “o que é”;
  • “como funciona”;
  • “por que”;
  • “Quais”;
  • e outros.

Essas palavras aparecem em grande escala, já que esse é o momento do usuário aprender ou conhecer sobre aquele assunto.

Usando o exemplo do site de marketing é possível fazer conteúdos sobre, “Como funciona o marketing digital”, “O que é marketing digital”, “Como usar o marketing Digital”.

É muito importante mencionar que apesar desta fase do funil atrair um grande volume de tráfego, a taxa de conversão tende a ser menor ou nula, por se tratar de uma fase de descoberta.

Meio de funil

No meio do funil, o usuário já está reconhecendo que tem um problema e começa a ir atrás de soluções. Assim, é natural que o usuário vá atrás de mais informações.

Neste momento do meio de funil, o uso de Long tail começa a ser mais claro, onde os assuntos são mais específicos e aprofundam mais o tema, preparando os usuários para a conversão – educando o usuário e apresentando a marca ou o produto oferecido como uma solução.

Palavras-chave Long Tail são geralmente usadas nessa etapa por serem mais específicas e aprofundarem mais no tema. Esses termos mais longos se classificarão em posições mais altas e, provavelmente, se alinharão com as intenções de pesquisas dos usuários, possibilitando taxas de conversão mais altas.

Usando novamente o exemplo sobre marketing, podemos desenvolver conteúdos aprofundados como:

  • E-books sobre: “Como Implementar Estratégias Eficazes de Marketing Digital em Sua Empresa”
  • Série de webinars “Estratégias Avançadas de Marketing Digital: Um Guia Passo a Passo”.

Outros exemplos de palavras-chave Long Tail para essa fase poderiam ser:

  • “Melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas”
  • “Como melhorar o SEO do meu site”
  • “Como utilizar o Google Analytics para rastrear o tráfego do meu site”

Ao produzir esse tipo de conteúdo, a marca poderia se posicionar como uma autoridade em marketing digital, encorajando o usuário a seguir para a próxima etapa do funil de vendas.

Isso é importante pois, nesta etapa do funil, o objetivo principal é cultivar o relacionamento com o cliente potencial, nutrindo-o com informações valiosas e construindo confiança.

Fundo do funil

Já o fundo do funil é a etapa final da venda. Nesse momento o usuário já sabe do seu problema e já se aprofundou nas informações que ele precisava. Nesta etapa, o usuário já está pronto para tomar uma decisão de compra, mas talvez precise de um último empurrão para se sentir seguro em sua escolha.

O conteúdo do fundo do funil deve ser altamente específico e direcionado à solução que sua empresa oferece. As palavras-chave Long Tail usadas nessa etapa devem refletir a prontidão do usuário para tomar uma decisão de compra.

Continuando com o exemplo de marketing, nesta fase, você poderia apresentar estudos de caso detalhados que demonstram o sucesso de seus serviços de marketing digital, demonstrando depoimentos de clientes que obtiveram sucesso através de suas estratégias e serviços.

Além disso, você pode produzir conteúdos que abordam consultas de compra específicas, como “Planos de Serviços de Marketing Digital” ou “Comparação dos Pacotes de Marketing Digital”.

Aqui estão alguns exemplos de palavras-chave Long Tail para essa etapa:

  • “Custo dos serviços de marketing digital”
  • “Depoimentos sobre o serviço de marketing digital”
  • “Melhor empresa de marketing digital para pequenas empresas”

É muito importante mencionar que dentro dos conteúdos devem ser usadas chamadas para ação (CTAs) claras e atraentes, que encorajem os usuários na tomada de decisão, seja agendando uma consultando, solicitando um orçamento ou comprando o produto.

 

Como achar as palavras-chave certas para o meu site?

Como foi possível observar até agora, os Short Tails e Long Tails são muito importantes para posicionar o seu site nos buscadores. Para conseguir achar as palavras-chave certas para o seu site existem vários aplicativos que vão te auxiliar na pesquisa.

Confira em seguida os principais aplicativos:

KeyWord Planner

Dentro do KeyWord Planner é possível fazer o planejamento gratuito das palavras-chave para o seu site. Para isso, basta se cadastrar e ir até o planejador de palavras-chave.

Nessa aba você vai consultar a quantidade de buscas mensais e o nível de concorrência de uma  palavra-chave e assim decidir se esse é o melhor termo de acordo com o objetivo do seu site.

Veja o passo a passo a seguir:

  1. Faça o cadastro no Google Ads (KeyWord Planer)
  2. Crie o objetivo da campanha
  3. Procure por novas palavras-chave
  4. Analise as tendências e volume de pesquisa

KeyWord Tool

O KeyWord Tool é uma ferramenta extremamente útil para auxiliar na criação de boas Long Tails a serem usadas em um tema central.

Para isso você vai precisar entrar gratuitamente no KeyWord Tool , fazer o cadastro e por fim procurar na barra de pesquisa pelo seu Short Tail, como, por exemplo: pesquisar o termo “bola de futebol” e vai receber vários resultados de Long Tails como:

  • Bola de futebol da Adidas;
  • Bola de futebol do Neymar;
  • Bola de futebol da copa do mundo e outros.

SemRush

Dentre as ferramentas citadas, o SemRush é a única paga. Porém, por meio dessa ferramenta você vai ter acesso a dados do Google comuns como o volume de busca mensal e informações mais específicas como por exemplo o local em que uma pesquisa é mais popular. Além disso, você também pode ter acesso às informações de desempenho dos seus concorrentes.

Veja em seguida o passo a passo para usar o SemRush em suas pesquisas:

  1. Faça o cadastro no SemRush;
  2. Escolha qual plano você vai pagar;
  3. Clique em KeyWord Magic Tool;
  4. Faça a pesquisa da sua palavra-chave.

 

Conclusão

É muito importante fazer o uso correto dos Long Tail e Short Tail para alcançar uma ampla base de possíveis clientes. O equilíbrio adequado entre essas duas abordagens pode ser alcançado por meio da análise de dados e pesquisa de mercado usando as ferramentas apresentadas.

Compreender as demandas dos consumidores e identificar as lacunas no mercado vai te ajudar a definir uma estratégia de negócios eficaz.

 

Palavras-chaves long tail e short tail – FAQ

 

O que são palavras chaves long tail?

As palavras-chaves Long Tail são termos de busca que mais específicos – apresentando um menor número de buscas, mas uma maior facilidade de ranqueamento – por ter uma menor concorrência – e uma maior taxa de conversão.

Qual é a diferença entre Head tail e long tail?

Palavras-chaves head tail ou Short tail são termos mais “gerais”, como, por exemplo: “tênis”;  diferente de palavras-chaves long tail, termos mais específicos, como: “tênis nike branco”.

O que é o termo “cauda” em SEO?

Em SEO, “cauda” se refere à especificidade das palavras-chave. “Cauda curta” são termos gerais, enquanto “cauda longa” são mais específicos.

Como identificar palavras-chave Long Tail?

Você pode identificar palavras-chave Long Tail usando ferramentas de SEO, como Google Keyword Planner ou SEMRush, que sugerem termos de pesquisa relacionados.

Como as palavras-chave Long Tail afetam a taxa de conversão?

Como as palavras-chave Long Tail são mais específicas, elas atraem usuários com uma intenção de busca mais direcionada, o que pode aumentar a taxa de conversão.

Como equilibrar o uso de palavras-chave Short Tail e Long Tail em SEO?

Em SEO, é importante equilibrar o uso de palavras-chave Short Tail para atrair tráfego e Long Tail para direcionar a conversão. Um mix de ambos é ideal, produzindo diferentes conteúdos dentro dos web sites.