SEO da Shopee: Conheça a estratégia da Shopee para explodir nas vendas! + [03] técnicas para a venda.

Conheça o poderoso SEO da Shopee

As otimizações de SEO (Seach Engine Optimization) fizeram da Shopee esse gigante dentro do mercado que conhecemos nos dias atuais.

Graças as técnicas aplicadas no SEO da Shopee, a empresa Singapurense – em tão pouco tempo – já possui mais de 1 milhão de vendedores cadastrados dentro da sua plataforma e um grande tráfego orgânico de clientes todos os dias (acesso de usuários sem propagandas pagas).

Atualmente, a Shopee já conta com 87% de todo o tráfego vindo de canais orgânicos – sendo, aproximadamente, 25 milhões de acessos de usuários nas mais diversas posições dentro do funil.

Para você ter noção…

Dentro do marketplace da Shopee podemos encontrar de:

  • micro, pequenas e médias empresas (que tem a oportunidade de estar expandindo os seus negócios encontrando clientes do mundo todo);
  • Até as grandes empresas, que já possuem muita força dentro do mercado, como: Nivea, Reserva, Nestlé, Faber-Castell, Philips e diversas outras.

Essas estratégias únicas que foram aplicadas para a Shopee podem e devem ser aplicadas nos mais diversos projetos e nichos! Qual empresa não gostaria de alcançar esses resultados incríveis?!

Exatamente por esse motivo, que nós da Agência de SEO Maturare, preparamos esse artigo, onde iremos te apresentar todas as informações desde quais foram os passos de crescimento desta empresa, as estratégias aplicadas e muito mais!

Nos acompanhe nesta leitura e vamos desbravar tudo sobre as técnicas que te levarão ao topo! 

entenda o SEO da Shopee, o grande gigante do e-commerce.

Primeiramente, no que consistem as otimizações de SEO? 

Quando estamos falando sobre as otimizações de SEO (otimizações para os mecanismos de busca), estamos nos referindo à práticas e técnicas que são focadas no aumento da visibilidade nas páginas de resultado dos buscadores (SERP), posicionando páginas nas primeiras posições. 

No geral, essas técnicas são focadas na melhora da classificação e desenvolvimento de um tráfego qualificado para o site

O Foco deve ser no usuário! 

Quando estamos falando de SEO, nós estamos lidando diretamente com a experiência dos usuários  (resolução das dúvidas e dores, facilidade na leitura, conteúdo de qualidade e diversas outras características). 

A experiência dos usuários é um ponto extremamente importante para o Google – o maior buscador do mercado – não é atoa, que constantemente a empresa realiza atualizações para trazer os resultados que se alinhem cada vez mais com as soluções para as dúvidas dos seus usuários.

E, é Levando em consideração as principais atualizações do Google e as dúvidas dos usuários que as práticas de SEO são moldadas e aplicadas – demonstrando relevância e desenvolvendo autoridade, para que o Google recomende a sua empresa e seus conteúdos como uma solução para os usuários!  

Agora que você já entendeu o que é o SEO e como ele é aplicado, vamos entender como a Shopee se tornou este gigante dos dias atuais! 

 

SEO da Shopee: Como se tornou tão atraente para os consumidores?

Com toda certeza você já ouviu falar da Shopee em algum momento e, eu não me refiro as propagandas com músicas “chiclete” que tocam na televisão, mas sim das próprias pessoas que convivem com você. 

A Shopee conseguiu fazer com que os próprios usuários fizessem o “marketing” para eles. Isso já demonstra o quanto esta empresa estava alinhada com os desejos e necessidades dos usuários.

De acordo com diversas pesquisas, alguns fatores se destacaram como o motivo para que a Shopee se tornar algo tão interessante para os seus usuários. Os principais são: 

  • Preço baixo
  • Custo X benefício;
  • Custo baixo no frete (ou grátis, dependendo da data).

O Preço baixo – conquistando o mercado brasileiro

A Shopee se alinhou perfeitamente com os interesses e desejos do seu público-alvo. O Preço baixo é uma das características que tornam a Shopee um grande referencia desde os primeiros dias do seu lançamento.

A Shopee se destacou de forma poderosa dentro da sociedade por esse tópico que agrada muito, principalmente, aos brasileiros. 

Quando falamos de preços baixos todas as pessoas se movem com muito fervor, principalmente no brasil, onde todos estão sempre em busca de uma maneira de poupar o dinheiro. 

Esse foi um dos grandes “trunfos” da Shopee no meio dos usuários, pois, com seus seus preços baixos foi possível desbancar poderosamente o mercado tradicional – mercado esse que vendia produtos por preços altos, sendo inacessível para grande parte da população. 

A Shopee permitiu a todos o acesso a bons produtos por um preço justo!

Utilizando para a revenda 

É importante mencionar que essa possibilidade de acesso a bons produtos por um preço baixo criou uma nova maneira de estar fazendo uma renda extra para uma boa parte dos brasileiros – que compravam esses produtos mais baratos e revendiam à um preço acessível.

A Shopee abriu a oportunidade para que diversas pessoas pudessem iniciar o próprio comércio e que pudessem vender esses produtos também com um preço acessível! 

E cada vez mais a Shopee começou a ganhar mais e mais espaço dentro do mercado! 

 

O SEO da Shopee tem grande potencial para vendas, entenda.

Técnicas para venda: O poder dos GATILHOS MENTAIS no copywriting

Uma estratégia pilar para o desenvolvimento avassalador da Shopee foram e são as propagandas em horário nobre nas televisões, onde eles podem estar em contato direto com as classes C, D e E. Se utilizando de personagens famosos da indústria musical e televisiva, com um combo de músicas que grudam na cabeça das pessoas, eles conseguiram espaço no dia a dia de todos os Brasileiros.

Além desse modelo poderoso de publicidade que eles utilizaram, ainda foi utilizado por eles uma poderosa estratégia de Copywriting, onde são desenvolvidos textos com conteúdos completamente persuasivos e com o objetivo de levar o consumidor para uma consumação de compra.

Dentro dessa caminhada de compra dentro da Shopee, são utilizadas diversas técnicas de venda poderosas que chamamos de Gatilhos mentais onde, por meio deles, podemos alcançar uma métrica do comportamento humano perante determinado estímulo. Vamos conhecer os mais utilizados pela Shopee:

1. Gatilho da Escassez

Resumindo bastante, o Gatilho da Escassez consiste na utilização de frases que gerem a necessidade para o usuário de adquirir aquele produto no tempo mais rápido possível, pois há um limite de produtos para compra, fazendo com que o comprador tenha de decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade. Por exemplo: “ultimas unidades”, “restam poucos itens”.

Essa técnica é uma das utilizadas pela Shopee dentro dos seus conteúdos, dentro do site e do aplicativo é possível encontrar uma grande rotatividade de promoções e benefícios. Constantemente você pode encontrar distribuição de cupons de desconto e outras vantagens que podem acabar à qualquer momento!

Essa técnica de conteúdos constantes utilizadas pela Shopee, desenvolve nos usuários algo que é chamado de FOMO (Fear of Missing Out) que é o medo de perder conteúdos, informações e oportunidades.

Essa é uma técnica extremamente poderosa, pois, os usuários que estão prestes a comprar se sentem prestes a perder uma oportunidade única e para não perderem essa grande vantagem, devem adquirir o mais rápido possível!

2. Gatilho de prova social

Uma das necessidades dos seres humanos é a de estar incluso em algum grupo, sendo aceito e convivendo bem nesses grupos. E isso é exatamente o que nos prova esse gatilho social. Esse gatilho tem a intenção de convencer o cliente de que ele precisa de um produto ou serviço para que ele possa fazer parte de uma comunidade.

Sendo assim, a Shopee incentiva que as pessoas que adquirem os produtos façam comentários e postagens dentro da página daquele produto para que as pessoas sejam incentivadas a concluir a compra sem medo.

Essas avaliações são de grande benefícios, pois trazem para a loja grande autoridade e segurança para os compradores e, de fato, é uma excelente estratégia de marketing empregada pela Shopee. Sem falar que esse SEO da Shopee, faz com que as próprias pessoas venham melhorar a autoridade daquele produto.

3- Gatilho da autoridade

Não é apenas de boas oportunidades que é feito um bom mercado, para verdadeiramente fidelizar um cliente é necessário que senha outra coisa fundamental…

Por bons preços os usuários são atraídos e fazem compras pontuais; Por escassez as pessoas compram o mais rápido possível para não perderem as oportunidades, mas o gigante para fidelizar um cliente é necessário que se crie uma conexão genuína com todo o seu público, de forma que a sua marca não garanta apenas as compras agora, mas em um futuro próximo também.

Como já afirmado, a Shopee utiliza em suas propagandas as mais diversas publicidades, investindo pesado no marketing de influência. O SEO da Shopee é extremamente poderoso e convincente, trazendo cada vez mais usuários para os “arredores” da sua empresa.

Vendas com o SEO da Shopee

A importância de uma correta aplicação do SEO Off-Page e o SEO On-page.

O Marketing da Shopee é maravilhoso e tudo isso tem a ver com o SEO, seja ele On-page ou Off-page.

Afinal, dentro da página é necessária toda uma otimização para que os clientes possam encontrar o que desejam corretamente e adquirirem os produtos dispostos ali na tela. Fora o Layout que te oferece diversas opções fazendo com que você passe o máximo de tempo dentro do aplicativo.

Além disso, quando uma marca desenvolve confiança no meio do público e consegue se popularizar de em um nível nacional, exatamente como a Shopee, ela passa uma impressão excelente para os usuários.

E essa autoridade tão desejada é a chave para que a pessoa possa ter o sucesso completo nas estratégias de SEO Off-page, principalmente quando falamos de Link building.

O número é verdadeiramente estratosférico, pois, em um periodo de aproximadamente 2 anos a Shopee, ao trabalhar na sua autoridade dentro do Brasil, fez o lançamento de mais de 2,2 MILHÕES de backlinks para mais de 25 mil domínios diferentes!

E de maneira espontânea, os maiores veículos de imprensa do país fizeram e fazem links para o site da Shopee, o que é magnífico quando você compreende a importância que um backlink tem para um site e uma empresa. Esses links tem feito a empresa adquirir cada vez mais autoridade e popularidade.

Seja um Gigante no Google!

Algo que podemos afirmar sem dúvidas é que o Google quer sempre levar os melhores conteúdos para os seus usuários, afinal eles já lançaram diversas atualizações para melhorar a experiência dos usuários.

A Shopee verdadeiramente abriu as portas para que fossem consumidos excelentes produtos e por um preço extremamente acessível pelas pessoas e, utilizando outras técnicas incríveis, o SEO da Shopee foi moldado, não só gerando vendas, mas retendo os seus clientes de forma poderosa.

O Google quer o melhor para os usuários e a sua empresa tem que ter o melhor para oferecer para eles com um site com o layout agradável e fácil de escanear, velocidade de carregamento perfeita, responsividade e a correta aplicação das técnicas de SEO nos seus negócios!

Se você deseja ter um site completamente atualizado e com as corretas otimizações que só um profissional de SEO pode te oferecer, entre em contato com um especialista e faça agora uma consultoria de SEO!

Conheça a Maturare e venha amadurecer os seus projetos!

FAQ (Perguntas Frequentes)

1- O que é responsividade em sites?

O sites responsivos são aqueles sites que são adaptáveis ao tamanho das telas em que são exibidos, como as telas de tablets, celulares em comparação as telas de um computador. Suas vantagens são compreendidas para uma melhor experiência do usuários com página, facilitando a navegação.

2. O que é um gatilho de escassez?

Resumindo bastante, o Gatilho da Escassez consiste na utilização de frases que gerem a necessidade para o usuário de adquirir aquele produto no tempo mais rápido possível, pois há um limite de produtos para compra, fazendo com que o comprador tenha de decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade. Por exemplo: “ultimas unidades”, “restam poucos itens”.

3. Como a Shopee conseguiu explodir em vendas?

A Shopee utilizou diversas técnicas poderosas dentro do marketing de conteúdo para atrair e captar a atenção dos clientes. Por meio do SEO da Shopee, os clientes não só foram atraídos, mas absorveram todas as estímulos inseridos que vão das páginas iniciais ao SEO dentro dos conteúdos.

4. A Shopee utiliza tráfego pago?

Não! O Tráfego da Shopee é fruto de técnicas para captação orgânica dos clientes para a empresa! O SEO da Shopee é poderoso e verdadeiramente funcional!