Palavra-chave e intenção de busca: Conheça os 4 tipos de palavras

  • Palavra-chave é um termo que resume os temas principais de um texto. Elas também refletem a intenção dos usuários através da pesquisa. Podemos classificar os tipos de palavras-chave como: Informacional, navegacional, comercial e transacional.

 

Na era digital, a presença online e a escolha correta de palavras-chave são vitais para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, elas são a chave para a visibilidade e relevância nos mecanismos de busca, sobretudo quando falamos de SEO (Search Engine Optimization).

Entretanto, muitos criadores de conteúdo web negligenciam a intenção de busca das palavras-chave, o que dificulta o ranqueamento dos seus conteúdos.

Entender a intenção por trás de uma palavra-chave é crucial para criar conteúdos que satisfaçam o que os usuários buscam, permitindo que os Algoritmos do Google enxerguem e recomendem seus conteúdos como relevantes para os usuários..

Como, por exemplo:

Imagine um usuário que pesquisa por: “como plantar tomates” no Google, claramente esse é um termo pesquisado por um usuário que tem a intenção de aprender algo – ou seja, tem uma intenção informativa.

Fazer uma página de vendas para este termo, simplesmente, não trará resultados, pois não estará alinhado com o que o usuário precisa.

Da mesma forma, não seria positivo desenvolver um conteúdos puramente informacional para uma página onde a palavra-chave principal é “comprar sementes de tomate”.

No final das contas, a melhor maneira de ganhar visibilidade e relevância online é fornecendo conteúdo que responda às perguntas que os usuários estão fazendo e resolva os problemas que eles estão tentando solucionar.

Neste artigo, vamos te mostrar tudo sobre as intenções de busca, como elas impactam suas estratégias de SEO, como escolhe-las corretamente e muito mais! Nos acompanhe e desenvolva uma excelente estrutura de conteúdos.

 

Quais são os tipos de intenção de busca das palavras-chave?

É um consenso entre os profissionais de SEO que existem 4 grandes tipos de intenção de busca de palavra-chave, sejam elas short tale ou long tale.

E, como já dito, essas intenções de busca elas expressam o que os usuários estão buscando com aquele determinado termo e por isso precisamos conhecer essas intenções intimamente! Vamos ver agora!

Palavras-chave informacionais

1. Palavras-chave informacionais

É muito comum que existam palavras-chave que tenham um volume alto de pesquisa e que não geram conversão para o site. Esse tipo de situação acontece porque os usuários que estão acessando o site estão atrás somente de informações.

O nome dado para esse tipo de palavra-chave é informacional. As palavras-chave informacionais são muito importantes para a construção do reconhecimento e reputação do site.

Ao oferecer um conteúdo informativo e educacional para o seu público, o seu site vai se tornando autoridade naquele assunto, sendo considerado confiável pelos usuários.

Geralmente, essas palavras se apresentam como:

  • “o que”;
  • “como”;
  • “quando”;
  • “onde”.
  • “Por que” e outros.

Temos, por exemplo:

  • “Quando é a páscoa?”;
  • “Por que o coelho é o símbolo da páscoa?”.

Palavras-chave navegacionais

2. Palavras-chave navegacionais

As palavras-chave navegacionais são um pouco mais específicas. Nesse tipo de pesquisa o usuário já conhece o site, aplicativo ou a empresa e está atrás de informações para conseguir chegar até o produto, como, por exemplo:

  • Local da empresa;
  • Número de telefone;
  • Site;
  • Nome do aplicativo e outros.

É importante destacar que, dependendo da popularidade da empresa, esse tipo de palavra-chave pode se tornar uma grande fonte de tráfego orgânico.

Veja em seguida alguns exemplos de palavras-chave navegacionais:

  • “Google”;
  • “Onde fica o Starbucks?”.

Palavras-chave comerciais

3. Palavras-chave comerciais

As palavras-chave comerciais mostram o interesse de um usuário por um serviço/produto em específico.

Geralmente, esse tipo de palavra-chave é usado em conteúdos de lista, resenha, passo a passo, comparativo, reviews e outros.

Essas pesquisas podem acontecer quando o usuário quer mais informações sobre um produto para poder fazer comparações e finalmente fechar a compra de um produto ou a contratação de um serviço por exemplo.

Veja em seguida alguns exemplos de palavras-chave comerciais:

  • “Tênis Nike vs Tênis Adidas”;
  • “Review de câmera digital”.

Palavras-chave transacionais

4. Palavras-chave transacionais

Dentre os 4 tipos de palavras-chave, as transacionais são as com maior intenção de compra ou de uma ação (como ir até uma loja).

Geralmente, essas palavras são usadas em sites em que o usuário pode fazer uma compra ou ação imediata.

Normalmente, quando o usuário está fazendo esse tipo de pesquisa ele já está determinado a fazer uma compra.

Veja em seguida alguns exemplos de palavras-chave transacionais:

  • “Carro à venda”;
  • “Lanchonetes perto de mim”;
  • “Comprar chuteira”.

Qual a importância da escolha das palavras-chave corretas?

Usar as palavras-chave certas é essencial melhorar a relevância e a visibilidade do seu site, atuar em apenas um tipo de palavra não é uma boa atitude.

Existem pessoas que pensam e dizem:

“não sou biblioteca, eu quero vender!”

Essas pessoas produzem grandes quantidades de conteúdos comerciais ou transacionais, apenas com a intenção de vender – sem preparar os usuários para uma conversão e, até mesmo, fidelizá-los à empresa.

Isso ocasiona uma baixíssima taxa de visitas ao site e, muitas vezes, páginas que não são recomendadas pelos buscadores, por apenas focarem na venda e não em auxiliar os usuários.

Da mesma forma, também temos usuários que apenas pensam em grandes quantidades de cliques e impressões, mas não concluem a jornada do cliente, atuando apenas em palavras informacionais, dizendo:

“O ideal é ter um grande fluxo de pessoas nas suas páginas!”

Do que adianta uma grande quantidade de tráfego orgânico de usuários nas suas páginas, se eles não são direcionados corretamente – através um caminho coeso de conversão?

Todas as páginas criadas no cluster de conteúdos devem ter um intuito específico… o fato é que, não basta ter grandes quantidades de acessos se o seu site não vende.

Além disso, ainda existem outros motivos para o uso e escolha das palavras-chaves corretas para o seu conteúdo, como:

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

No quesito do SEO, a escolha das palavras-chaves certas são um critério fundamental para o sucesso dos resultados das otimizações de conteúdo.

Quando você usa palavras-chaves relevantes e faz conteúdos que realmente estejam alinhados com a intenção daquela palavra e com o que os usuários estão procurando, é muito mais provável que os mecanismos de busca, como o Google, classifiquem o seu conteúdo no topo dos resultados.

Isso fará com que o seu site se torne extremamente visível ao público, possibilitando que, todos que pesquisem por aquele termo, cheguem até a sua empresa/site.

Atrair o público-alvo certo

Ao usar palavras-chave relevantes ao tema do seu conteúdo, você aumenta a probabilidade de atrair o público que está interessado no que você tem a oferecer.

Isso melhora a taxa de conversão e a eficiência de sua comunicação.

Melhoria da usabilidade do site

Usar palavras-chave adequadas ajuda os visitantes do seu site a encontrar facilmente o que estão procurando. Isso melhora a experiência de navegação do usuário e pode aumentar o tempo de permanência no site.

Afinal de contas, as palavras-chaves também são e devem ser usadas dentro do site, tanto na construção do conteúdo, como na estrutura do site (categorias, títulos etc).

 

Comunicação mais clara

Ao utilizar palavras-chave apropriadas, você pode comunicar suas ideias de maneira mais clara e direta. Isso é importante para qualquer tipo de comunicação, seja em marketing, redação de conteúdo, apresentações ou conversas.

Melhor desempenho em campanhas de marketing

Nas campanhas de marketing digital, usar as palavras-chave certas é fundamental para alcançar o público certo e obter resultados mais efetivos.

Seja em anúncios pagos, mídia social ou marketing de conteúdo, as palavras-chave adequadas ajudam a otimizar os esforços de marketing.

Posicionamento como autoridade

Ao usar palavras-chave relevantes e fornecer informações valiosas sobre um tópico específico, você pode se posicionar como uma autoridade no assunto.

Isso aumenta a credibilidade e a confiança dos usuários em relação ao seu conteúdo ou negócio.

E não é apenas para os usuários, quando você desenvolve um bom cluster de conteúdos sobre determinado assunto, o Google enxerga que você é uma autoridade sobre aquele assunto e facilita com que os usuários cheguem até você.

Pesquisa de mercado e monitoramento de tendências

As palavras-chave corretas também são fundamentais para realizar pesquisas de mercado e monitorar as tendências.

Elas fornecem insights sobre o que as pessoas estão buscando, o que é popular e o que pode ser uma oportunidade de negócio.

Como eu escolho as palavras-chave certas para o meu site?

A pesquisa e escolha das palavras-chave certas para o objetivo do seu site é um diferencial que vai fazer você ficar nas primeiras posições nas páginas de busca!

Pensando nisso separamos algumas dicas:

Faça uma boa pesquisa!

O primeiro passo para encontrar as palavras-chave corretas é fazer uma boa pesquisa a respeito do assunto que você quer abordar. Assim, você vai entender como o usuário pensa e quais são suas dores em relação ao tema.

Além disso, por meio da pesquisa você terá a oportunidade de analisar os seus concorrentes e qual é o volume de busca de um determinado tópico – muitas vezes, havendo termos semelhantes, mas que são mais difíceis e outros que tem menor volume de busca.

No geral, durante a sua pesquisa, tente se colocar no lugar do usuário e busque de diferentes maneiras a “resposta para a sua pergunta”.

Entenda a intenção de busca do usuário

Como já foi dito nesse artigo, é muito importante entender a intenção de busca do usuário. Uma das maneiras de analisar a intenção de busca do usuário é por meio da ferramenta “Answer The Public” que vai te mostrar o que está sendo pesquisado no Google com aquele tema.

Além disso, o SEMRUSH é uma ótima ferramenta para análise de palavras-chave, inclusive, classificando-as nos 4 tipos diferentes.

Análise o volume de pesquisa

Existem várias ferramentas como o Google Trends que vão disponibilizar qual é o volume de pesquisa de determinada palavra-chave.

Na hora de escolher suas palavras-chave é interessante se atentar ao volume de pesquisa para que o seu conteúdo seja relevante para o usuário e para que tenha público.

As ferramentas: SEMRUSH e MOZ também mostram o volume das palavras-chaves.

Conclusão

A compreensão desses tipos de intenção é de extrema importância para profissionais de marketing digital e otimização de mecanismos de busca (SEO), pois permite que eles direcionem suas estratégias para atender às necessidades específicas dos usuários em cada contexto.

Aplique essas noções na sua construção de conteúdos e, com toda certeza você alcançará resultados incríveis!

Tipos de palavra-chave – FAQ

Quais são os tipos de palavra-chave?

As palavras-chaves podem ser classificadas em 4 tipos: comerciais, transacionais, informativas e navegacionais. Cada uma delas representa um tipo de resposta esperada pelos usuários.

Como ter ideias de palavras-chave?

Para saber qual palavra-chave usar, é importante analisar qual é a intenção do usuário para aquele conteúdo que você irá desenvolver. Para “atacar” as palavras-chaves certas: Faça pesquisa de mercado; utilize ferramentas, como: o SEMRUSH, MOZ e KEYWORD TOOL; Busque por variações e palavras relacionadas; evite usar mais de uma vez uma mesma palavra-chave em foco.

O que é Intenção de busca?

A intenção de busca é tudo aquilo que os usuários desejam saber quando realizam determinada pesquisa, seja no Google ou em outros buscadores. Entender o que o usuário está buscando é parte fundamental para criar um conteúdo que realmente irá atraí-lo para sua página.

Quais são as intenções de busca?

Existem 4 diferentes tipos de intenção de busca, sendo: comerciais, navegacionais, informacionais e transacionais.

O que é uma ferramenta de busca?

As ferramentas de busca ou Search Engines, são os buscadores, como: Google, Yahoo etc. São programas desenvolvidos com intenção de indexar informações nas bases de dados, com a finalidade de possibilitar a recuperação de “documentos” solicitados – quando um usuário faz determinada pesquisa.